
Confira tudo sobre a bodega El Enemigo nos arredores de Mendoza, que reflete a paixão e a excelência na produção de vinhos argentinos!
Como é a bodega El Enemigo?
Localizada nos arredores de Mendoza, na região de Maipú, a Bodega El Enemigo é uma joia vinícola que reflete a paixão e a dedicação à produção de vinhos de alta qualidade.
Fundada pelo enólogo Alejandro Vigil e pelo chef internacional Catena Zapata, essa vinícola é muito mais do que um simples produtor de vinhos – é um verdadeiro laboratório de inovação e criatividade.
Com vinhedos localizados em algumas das áreas mais privilegiadas de Mendoza, a bodega El Enemigo se destaca pela sua abordagem única, combinando técnicas tradicionais com uma visão vanguardista.
Para você ter uma ideia, ela utiliza diversos recursos sustentáveis e conta com a produção orgânica das bebidas. Além disso, o ambiente é todo decorado com a temática da obra Comédia Divina, de Dante Alighieri.
Cada garrafa conta uma história, refletindo o terroir único da região e o compromisso com a excelência. Os visitantes são recebidos em um ambiente acolhedor e sofisticado, onde têm a oportunidade de degustar os vinhos emblemáticos da vinícola e explorar os segredos por trás de sua produção.

O que fazer na bodega El Enemigo?
Antes de tudo, é importante que você entenda uma informação importante. Ao procurar por bodega El Enemigo, é possível que você encontre também o termo Casa Vigil. Para que não haja nenhuma confusão, entenda que:
- El Enemigo é a nomeação da vinícola dos fundadores Alejandro Vigil e Adrianna Catena. Em El Enemigo não acontece nenhum tipo de tour.
- Casa Vigil é uma bodega e restaurante que foi criada também por Alejandro Vigil, mas, ao lado de sua esposa, María Sance. Nestel local, sim, ocorrem os tours e visitas guiadas.
Dito tudo isso, entenda que a Casa Vigil oferece visitas guiadas pelos vinhedos e instalações da vinícola, você terá a oportunidade de aprender sobre o processo de produção de vinho, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento final.
Se quiser, aproveite para fazer o tour privado pelas adegas de Maipú. Nele, você terá a chance de visitar adegas como: Benegas, El Enemigo, Santa Julia, Trapiche ou Trivento – dependendo da sua preferência.
Além disso, é possível saborear uma seleção dos melhores vinhos da casa em degustações guiadas, acompanhadas por explicações detalhadas sobre cada rótulo.
Já para os amantes da gastronomia, o local oferece experiências únicas, como almoços harmonizados com vinhos selecionados, preparados por chefs talentosos que destacam os sabores locais e regionais.
O restaurante de lá é o restaurante Casa Vigil, que, inclusive, é super famoso por já ter recebido estrela Michelin.

Onde comprar os ingressos de Mendoza e da Argentina?
Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!
Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.
Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.
Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:
- Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
- Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
- Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
- Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.
Os passeios mais vendidos desse destino:
E não se esqueça, que aqui no Guia de Mendoza, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.
Como chegar até a bodega El Enemigo?
Para chegar à Bodega El Enemigo, você pode seguir algumas opções de transporte. Se estiverem hospedados na cidade de Mendoza, a vinícola fica localizada a cerca de 30 minutos de carro do centro da cidade. Caso opte por alugar um carro e dirigir até lá, basta seguir as indicações de GPS ou um mapa.
Mas, lembre-se: Se for beber, é melhor deixar o carro para outros trajetos. Portanto, certifique-se de que alguém do grupo não irá beber para conduzir o veículo depois do passeio. Ou, claro, opte por outros tipos de locomoção para ir até a bodega El Enemigo, como: transfer, agências de passeios, uber ou táxi.
Outra opção é contratar um serviço de transferência ou táxi, que oferece transporte direto da cidade até a vinícola.
Para quem prefere uma opção mais guiada, algumas agências de turismo oferecem excursões específicas para a El Enemigo, que incluem transporte de ida e volta, além de uma visita completa à vinícola.
Independentemente do meio de transporte escolhido, os visitantes são recebidos muito bem na bodega El Enemigo para desfrutar de uma experiência vinícola memorável!
Informações sobre a bodega El Enemigo
A bodega El Enemigo está situada no endereço Videla Aranda 7008, M5519 Maipú, Mendoza, Argentina. A respeito do horário de funcionamento, ele é de terça a domingo, das 9h30 à 00h. E, às segundas, a bodega abre às 9h30 e fecha às 18h.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Buenos Aires da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!