Buenos Aires
O guia completo para montar sua viagem a Buenos Aires!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Buenos Aires, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e ingressos.
1: O que preciso para viajar a Buenos Aires?
Para viajar à Argentina, cidadãos brasileiros precisam apenas de um documento de identificação válido, que pode ser o passaporte ou a carteira de identidade (RG) em bom estado e com foto recente (o RG deve ter menos de 10 anos de emissão.) Não são aceitos documentos como carteira de motorista (CNH) ou certidão de nascimento.
Em relação às vacinas, não há uma exigência específica, mas recomendamos que o viajante esteja em dia com a vacina contra febre amarela, especialmente se pretende visitar áreas próximas à fronteira com o Brasil.
2: Quando viajar a Buenos Aires?
- Verão: Jan/Fev/Mar
- Outono: Abr/Mai/Jun
- Inverno: Jul/Ago/Set
- Primavera: Out/Nov/Dez
O verão é sempre uma estação muito querida para vários destinos, principalmente por ser o período de férias dos brasileiros. No caso de Buenos Aires, é um período com clima quente, úmido, além de apresentar boas pancadas de chuva. Contudo, também é alta temporada de viagem e os preços dos serviços podem ser bem elevados.
Meses da primavera e do outono, que pertencem à temporada com menor fluxo de turistas, oferecem melhores preços e uma temperatura amena. Por isso, são os mais indicados para viajar.
3: Quantos dias ficar em Buenos Aires?
O ideal são entre 4-7 dias, para que consiga aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Viajantes com pouco tempo conseguem conhecer todos os principais pontos turísticos, como a Plaza de Mayo, em 3 dias.
Com uma semana e alguns dias adicionais você explorará os melhores museus, restaurantes, shoppings, feirinhas, teatros e muitos outros!
Mais lidas
4: Onde ficar em Buenos Aires
O bairro Recoleta é o ponto perfeito para se hospedar! Elegante e urbano, ele se assemelha a outros bairros de cidades europeias, como Paris. As ruas são largas e bem arborizadas, além de terem os principais hotéis de Buenos Aires.
Por lá também será fácil encontrar: galerias, museus, cafés e restaurantes consagrados, shoppings e lojas de grande estilo.
Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, fecha ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abrir ele novamente.
Ele vai abrir já com os hotéis e preços na sua data de viagem. Já configuramos para só aparecer hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.
Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga. Então você já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:
Hotel Blank Recoleta: Hotel MUITO bom em Buenos Aires e na melhor localização. Se não abrir a página já do hotel, abrirá uma lista de hotéis e ele é o primeiro que aparece.
Hotel Callao Suites Recoleta: O hotel mais barato (e bom) na melhor região de Buenos Aires.
5: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem em Buenos Aires e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
6: Seguro viagem internacional
Para garantir a sua segurança e a da sua família em Buenos Aires, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.
Lembrando que uma consulta médica na Argentina pode sair bem caro. Uma internação então, uma fortuna! E para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
Buenos Aires proporciona muito entretenimento! Comece a sua viagem explorando a Plaza de Mayo, parada obrigatória para quem vai à capital argentina. No local é possível visitar pontos turísticos super importantes, como a Casa Rosada, o Museu Histórico Nacional de Cabildo e da Revolução de Maio, o Museu Bicentenário e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
Esse centro histórico de Buenos Aires é marcado por revoluções, mas também conta com várias atrações que te fará querer passar um dia inteiro por lá!
E quem não gosta de conhecer melhor a cultura local em uma viagem? Conhecida pela venda de antiguidades, a Feira de San Telmo acontece aos domingos em Buenos Aires e é uma ótima opção para criar laços com a cidade e conhecer as casas coloniais, cafés e restaurantes e diversas apresentações de flamenco e tango que ficam no entorno.
Se você sempre viu corrida de cavalos pelas TVs e desenhos animados, essa é uma ótima chance para conhecer o Hipódromo de Palermo em Buenos Aires. O local conta com uma bela estrutura e uma das melhores pistas do mundo, além da capacidade para mais de 100 mil pessoas. É realmente espetacular!
Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Buenos Aires que tem todos os lugares com todas as dicas.
8: Ingressos das atrações e tours
Muitos passeios em Buenos Aires são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
Os ingressos mais vendidos de Buenos Aires são:
Ônibus turístico de Buenos Aires
Espetáculo no teatro Tango Porteño
Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saida do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
9: Transportes e como andar em Buenos Aires
Apesar de Buenos Aires ser bem extensa, os principais pontos turísticos ficam nas regiões ao longo do Rio de La Plata, ou seja, você pode ir andando entre eles.
A vantagem de explorar a cidade portenha a pé é se deparar com a arquitetura incrível e as atrações culturais feitas por artistas locais. Em geral a cidade é bem plana e com boas calçadas. As melhores áreas para caminhar são Palermo, a Recoleta, Puerto Madero e o Centro.
A maioria dos ônibus da capital argentina são antigos e conhecidos como “colectivos”, e apesar de serem cheios na hora do rush, são boas alternativas para se locomover em Buenos Aires.
Uma das vantagens é que eles funcionam 24 horas por dia, passam por todas as áreas da cidade e têm algumas faixas exclusivas. Inclusive, se você pretende usar os transportes públicos de lá, irá precisar do cartão Sube que custa 25 pesos. E o valor das passagens podem variar de acordo com as distâncias.
Há também o metrô, conhecido como “subte”, que possui 6 linhas que chegam na maior parte das atrações da cidade. É uma ótima opção para quem busca se locomover em Buenos Aires de maneira rápida, visto que a malha metroviária de lá é muito boa.
Os táxis em Buenos Aires começam em $ 27,70 na bandeira 1 (das 06:00 às 22:00) e em $ 33,20 na bandeira 2 (das 22:00 às 06:00). Depois, a cada 200 metros percorridos ou minuto de espera o preço aumenta 2,70 e 3,20 respectivamente.
Se preferir a flexibilidade de explorar a região no seu próprio ritmo, você pode alugar um carro em Buenos Aires. Com ele, você teria a liberdade de ir a pontos turísticos e outros destinos vizinhos.
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.
Como alugar um carro em Buenos Aires por um preço imbatível?
Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro da Argentina e do mundo.
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro da Argentina nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.
Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
- Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.
10: Como levar dinheiro a Buenos Aires
A moeda utilizada em todo a Argentina é o peso argentino (ARS). Então você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar dólares em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
11: Como ir do aeroporto ao hotel
Do Aeroporto Internacional de Buenos Aires até o centro da cidade são cerca de 32 km, ou seja o percurso pode ser feito em até 30 minutos em um dia sem trânsito intenso.
Apesar disso, optar por esse trajeto de táxi pode pesar um pouco no seu bolso, pois a corrida custa em média 100 reais. Outra opção são os táxis da Táxi Ezeiza, empresa que possui guichês no próprio aeroporto e funciona 24 horas. No entanto, essa empresa costuma cobrar cerca de 50 reais por esse trajeto. Então, os táxis convencionais e os da Ezeiza podem não ser boas alternativas para a sua viagem!
Se a sua prioridade é economizar, você pode seguir até o centro de ônibus. A companhia Tienda León oferece o transporte de passageiros do aeroporto até o Terminal Puerto Madero, que fica a cerca de 3km da Plaza de Mayo. Mas atenção, o serviço funciona durante o dia a cada meia hora e na parte da noite a cada uma hora. Além disso, a viagem custa por volta de 14 reais e pode durar 50 minutos.
Ao chegar em Puerto Madero, você pode pegar um táxi até a Plaza ou ainda compartilhar o serviço de van da empresa, que acaba cobrando um valor adicional. Em razão do tempo e do conforto, não indicamos essa opção de deslocamento!
Seguir com um carro alugado também é uma alternativa. Nós recomendamos que reserve com antecedência, visto que ao longo do tempo sempre surgem promoções bem vantajosas. O aeroporto abriga diversos guichês de locadoras, bastando apenas retirar o seu carro ao chegar de viagem. O ponto negativo desse método é o trânsito intenso durante os horários de pico.
Na nossa opinião, os serviços privados de transfer são os mais confortáveis e práticos para a viagem (além de não serem caros). Existem empresas locais que oferecem veículos com motoristas particulares que aguardam sua chegada (com uma plaquinha com seu nome, para você identificar assim que sair do desembarque!) e o levam diretamente ao seu hotel.
Dica da melhor forma para chegar ao hotel
O transporte público como ônibus e metrô são sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.
Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já tem o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.
Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.
Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.
12: Gorjetas em Buenos Aires
De início saiba que não é obrigatório entregar gorjetas aos funcionários na Argentina. No entanto, muitas pessoas oferecem quando o trabalhador é educado e atendem bem as suas necessidades.
Nos restaurantes, a melhor forma de dar as gorjetas (ou propinas, como eles chamam lá) é em dinheiro vivo. Além disso, a porcentagem costuma ser de 10%, mas, cabe a você definir se quer dar mais ou menos. Em serviços como os de carregadores de malas e manobristas, por exemplo, o valor das gorjetas costuma ser de 25 pesos argentinos.
Nos hotéis, as camareiras costumam receber gorjetas em torno de 10 e 20 pesos argentinos, então é bom já ter essa quantia reservada na hora de fazer o check-in ou check-out do hotel.
A maioria dos restaurantes não incluem os 10% dos garçons na conta. Ou seja, caso seja do seu interesse, dê a porcentagem diretamente ao garçom que atender a sua mesa. Porém, alguns estabelecimentos oferecem o serviço “cubierto”, que se assemelha ao couvert no Brasil, quando são entregues alguns aperitivos de entrada, bem como uma troca dos pratos e talheres. A grande diferença é que o cubierto é uma regra do restaurante, e não um pedido. A partir do momento em que você entrar em um restaurante que oferece este serviço, precisará pagar os 10%.
13: Voltagem e tomada em Buenos Aires
As tomadas utilizadas em Buenos Aires são as do tipo I, que é o mesmo usado na China e na Oceania. O modelo possui três pinos achatados, com dois inclinados na parte de cima e um abaixo na vertical.
Já a voltagem predominante é a de 220 volts. Lembre-se de levar um adaptador na sua mala ou checar se o seu hotel fornece caso seus eletrônicos não sejam apropriados.
14: Compras em Buenos Aires
Buenos Aires é recheado de centros de compra! Na Calle Florida, por exemplo, você pode encontrar lojas de roupas de marcas, artesanatos, artigos esportivos, cafeterias, bares, restaurantes, livrarias e muito mais em um só lugar.
Trata-se de uma via só para pedestres, com 10 quadras de extensão e as suas laterais são repletas de bancas, artistas de ruas e quiosques.
Quem adora ver outlets de marcas famosas, o bairro Villa Crespo será uma ótima opção. Por lá é possível encontrar coleções em cada rua. Na Calle Aguirre estão os outlets da Puma, da Brooksfield, da Lacoste, entre outros. Por outro lado, os outlets da Converse e da Tommy Hilfinger ficam na Calle Loyola.
Outro bairro famoso pela concentração de lojas nacionais reconhecidas é o Palermo. Por lá é possível fazer compras nas ruas e aproveitar o Shopping Alto Palermo.
Outros guias de viagem:
Economize ao máximo na sua viagem a Buenos Aires:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!