Florianópolis

O que fazer em Florianópolis: 10 melhores passeios

Confira o que fazer em Florianópolis! Reunimos dicas das melhores praias e pontos turísticos para você não perder nada!

O que fazer em Florianópolis: 10 melhores passeios

Confira o que fazer em Florianópolis! Reunimos dicas das melhores praias e dos 10 melhores passeios para você não perder nada!

1. Curtir as praias de Florianópolis

Florianópolis tem mais de 40 praias, uma mais linda do que a outra, então não poderíamos começar esta lista de outra maneira. Se você não estiver procurando informações sobre praias, mas sim sobre outros tipos de passeios, é só deslizar até lá embaixo que temos outras recomendações para você.

– Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses recebe esse nome por causa de um naufrágio inglês que aconteceu entre o final do século 17 e o início do século 18. É uma das mais movimentadas de Florianópolis. Ela tem 5 km de extensão, com uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. O nascer do sol por lá é deslumbrante.

Caso esteja com ânimo, dá para fazer a trilha da Feiticeira pelo costão do lado norte. Ela tem dois quilômetros e liga a praia dos Ingleses à praia Brava, que tem águas cristalinas e é um dos points dos surfistas. Por lá, muitas vezes você vai encontrar muita gente jovem e música tocando na areia.

Praia dos Ingleses em Florianópolis

– Praia da Daniela

Vizinha da badalada Jurerê, é uma praia mais tranquila e deserta, com uma vegetação nativa bem preservada. É uma boa praia para crianças, já que o mar é calmo. Dois lugares imperdíveis para ir por lá: o pontal da Daniela, que tem praia para os dois lados, e também as praias secretas que ficam caminhando à direita da praia principal atrás de algumas pedras. Dá também para ir a pé da Daniela até a praia do Forte, que é linda.

Praia da Daniela em Florianópolis

– Praia de Jurerê

Você sabia que o bairro de Jurerê foi projetado por Oscar Niemeyer? Lá a atmosfera é de luxo, com mansões, restaurantes chiques e carros de luxo para todos os lados. A praia tem águas calmas e uma boa estrutura.

Ali também ficam algumas das baladas mais famosas do Brasil, como por exemplo: Milk, Donna, Posh e P12, um beachclub que no verão tem uma programação de peso com nomes como Anitta e Alok. O Jurere Open Shopping é um lugar com boas lojas e restaurantes. Se tiver tempo, vale dar um pulo nas praias vizinhas: Jurerê Tradicional e Cana Jurê, que tem coqueiros lindos.

P12 em Jurerê

– Praia de Naufragados

Para chegar até a Praia dos Naufragados, você precisa fazer uma trilha de cerca de 2,5 quilômetros, saindo da Caieira da Barra Sul. A praia é praticamente deserta, por isso vale a pena. Ela recebe esse nome porque duas embarcações portuguesas embarcaram por lá por volta de 1750.

O bônus de Naufragados são as piscinas naturais. Para chegar até elas, você vai ter que andar mais um pouquinho, por cerca de 20 minutos, em uma trilha que fica do lado esquerdo da praia. Você pode dar sorte de ver até golfinhos! Do lado direito da praia, você pode fazer uma outra trilha que vai te levar a um farol e canhões históricos, e dá para ver, lá longe, a fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. A vista no caminho é linda.

Praia de Naufragados em Florianópolis

– Praia do Pântano do Sul + Caverna do Pântano do Sul

Pântano do Sul é uma praia cheia de barquinhos e pescadores. Pé na areia fica um dos restaurantes mais tradicionais de Floripa: o Bar do Arante. Ele é famoso pelos pratos com frutos do mar e pela decoração, que consiste em vários bilhetinhos colados por toda a parede.

Se tiver bom preparo físico e o acompanhamento de um guia, faça a trilha para a Caverna do Pântano do Sul, que é deslumbrante. O trajeto é difícil e tem até escaladas, por isso, só vá acompanhado de um profissional e caso goste de uma aventura.

Pântano do Sul em Florianópolis

– Praia do Matadeiro

Para chegar até a praia do Matadeiro, você vai precisar fazer uma pequena trilha que começa perto da Praia da Armação. Na Praia do Matadeiro, a natureza é muito preservada e as águas são boas para banho. Vale visitar a vizinha, a Praia da Armação, e ir até a Ponta das Campanhas, ponto que divide as duas praias e de onde dá para ter uma vista panorâmica.

Praias da Armação e do Matadeiro em Florianópolis

– Praia do Santinho

Uma praia cheia de atrações por causa da ótima estrutura de restaurantes e barraquinhas, além de um lindo costão para admirar a paisagem. Ao norte da praia, você encontra as Dunas do Santinho; e ao sul, um museu arqueológico ao ar livre que é imperdível. Nesse ‘museu’, você vai ver pinturas e artefatos rupestres que estima-se que tenham mais de 5 mil anos.

Além disso, a Praia do Santinho tem um mirante com uma das melhores vistas do nascer do sol na cidade. É da Praia do Santinho que parte uma trilha de cerca de um quilômetro e meio até a Praia de Moçambique, que também é linda e costuma ser vazia.

Museu Arqueológico na Costa do Santinho

– Praia do Campeche

Nem só de praias com trilhas vive essa lista. A Praia do Campeche é aquela boa para chegar de manhã, sentar e passar o dia todo olhando a paisagem e tomando uma cerveja, um suco ou um drink. Só não é muito boa para banho, já que geralmente o mar por lá é bem agitado.

A região da Praia do Campeche também é conhecida pela Ilha do Campeche, que fica a cerca de 1,5 quilômetros da praia. Há vários passeios de barcos que saem da Praia do Campeche em direção à Ilha do Campeche.

Praia do Campeche em Florianópolis

2. Fazer a trilha do Gravatá

A essa altura, você já deve ter percebido que várias das praias de Florianópolis tem o acesso por meio de trilhas, e vamos dar a dica de mais uma. A trilha que leva até a Praia do Gravatá é considerada fácil, e o caminho é uma atração por si só, com muita mata e um mirante no meio que proporciona uma linda vista panorâmica do alto para a praia Mole, outra que vale a pena ser visitada.

São cerca de 50 minutos de caminhada até o Gravatá. Para achar o ponto inicial da trilha, vá até o Bar do Boni, na avenida das Rendeiras. A Praia do Gravatá é super pequeninha, mas muito linda, com águas tranquilas e barrancos para você sentar com sua canga e contemplar a paisagem. Não há estrutura, então leve água e algo para comer caso vá passar mais tempo por lá.

Praia do Gravatá em Florianópolis

3. Nadar nas piscinas Naturais da Barra da Lagoa

As Piscinas Naturais da Barra da Lagoa formam um paraíso pouco conhecido que fica entre as praias da Prainha da Barra e Galheta, que é de nudismo. A trilha que dá acesso é bem tranquila, de apenas 15 minutos e sem grandes desafios. No verão, é uma delícia ficar mergulhando nos grandes poções de água cristalina. Vale um aviso: para entrar na água você vai precisar pular de pedras direto para o mar, porque não tem areia no local. Mas não precisa se preocupar, já que a maioria dessas pedras está no nível do mar.

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

4. Tomar banho na cachoeira da Solidão

Você chega na Cachoeira da Solidão a partir da Praia do Saquinho. E para chegar na Praia do Saquinho, é preciso fazer uma trilha pequena e fácil que tem início no final da Praia da Solidão. A Praia do Saquinho é praticamente deserta. A trilha que vai para a Cachoeira da Solidão também é bem tranquila de fazer.

A Cachoeira da Solidão é um paraíso de águas cristalinas que não é muito conhecido, mas que vale muito a pena. Se você chegar lá por volta do meio dia, vai ver as águas ainda mais claras por causa dos raios de sol que incidem diretamente.

Cachoeira da Solidão em Florianópolis

5. Ver as dunas da Joaquina

A Praia da Joaquina é uma das mais bonitas da cidade, mas também uma das mais cheias, por isso a gente recomenda que você vá mais cedo para lá, assim você evita o trânsito e consegue um bom lugar na praia. Um dos destaques do local são as Dunas da Joaquina, onde você pode alugar um sandboard para se divertir. O pôr do sol nas Dunas é espetacular!

Dunas da Joaquina em Florianópolis

6. Explorar o centro de Florianópolis

O centro de Florianópolis é pequeno, mas cheio de opções de passeio. Na Praça XV de Novembro, ponto zero da cidade, você vai encontrar:

– A figueira centenária, uma linda e enorme árvore que fez sombra para as primeiras reuniões dos fundadores de adivinha qual time? O Figueirense!

– A Catedral Metropolitana de Florianópolis, que desde sua fundação, em 1678, virou um dos símbolos da cidade.

Praça XV de Novembro em Florianópolis

Ao lado da praça, fica o Palácio Cruz e Souza, onde está o Museu Histórico de Santa Catarina. O Palácio é lindo e um ótimo lugar para tirar fotos.

A poucos minutos a pé, você chega no mercado público da cidade, que existe desde 1851. Ali você vai encontrar pescados super frescos. É um ótimo lugar para sentar e comer um pastel de camarão com caldo de cana enquanto observa o movimento da rua.

Mercado Público de Florianópolis

Ainda no centro, na rua Felipe Schimidt, você consegue fazer boas compras, já que ali é um ponto essencialmente dedicado ao comércio. Se estiver pensando em almoçar na região, dê um pulo no Armazém Rita Maria, onde você vai encontrar boas opções de restaurante.

Se quiser curtir a noite por ali, não deixe de passar pela rua Victor Meirelles, um dos pontos mais boêmios da cidade, cheio de opções de bares de rua. Algumas recomendações: Madalena, Atelier 389, Janelinha Bar e No Class. Na rua paralela, a Tiradentes, tem: o boteco Canto do Noel, onde às vezes rola um samba; o bar Fala Marquinho; e a Don’t Tell Mama, uma balada mega descolada. Um aviso: a programação, normalmente, só acontece de quinta a domingo.

Rua Victor Meirelles em Florianópolis

7. Passar a Ponte Hercílio Luz

Também no centro de Florianópolis, fica a Ponte Hercílio Luz, que é patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município. É a maior ponte suspensa do Brasil, com mais de 800 metros. Ela foi inaugurada em 1926 e representou um marco, porque permitiu que o transporte entre a ilha e o continente deixasse de ser exclusivamente marítimo.

Depois de ficar por muitos anos fechada para carros, ela reabriu para trânsito em 2020. Os melhores pontos para ver com detalhes a Ponte Hercílio Luz são: o Parque da Luz e a beira mar continental. Vale muito fazer a trajetória a pé. No fina de semana, inclusive, só podem atravessá-la pessoas de bicicleta e andando, carros não são permitidos.

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

8. Curtir o bairro Ribeirão da Ilha

O bairro de Ribeirão da Ilha tem um forte pegada histórica, já que foi ali que os açorianos, primeiros imigrantes da região, se estabeleceram. É muito charmoso, com uma arquitetura colonial cheia de casinhas coloridas ótimas para tirar fotos. A Igreja Nossa Senhora da Lapa é super antiga e muito legal para visitar. Em Ribeirão da Ilha tem boas opções de cafés e restaurantes.

Ribeirão da Ilha em Florianópolis

9. Ir até a Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um dos lugares mais bonitos e gostosos de Florianópolis, e um dos nossos preferidos. Por ali, é muito comum ver as pessoas praticando esportes, tanto dentro da água quanto fora. A atmosfera é de calmaria. A Lagoa é um lugar delicioso para estender uma canga na grama e ficar relaxando, ou então para sentar em um dos quiosques que ficam de frente para ela.

Vale também aproveitar as dunas que ficam bem no início da Avenida das Rendeiras para fazer sandboard ou skibunda. Por falar em Avenida das Rendeiras, não deixe de andar por ela. Vale, inclusive, a atravessar de ponta a ponta. Além da própria lagoa de um lado, ali você vai encontrar uma série de estabelecimentos. Se você gosta de camarão, não deixe de experimentar a farta e tradicional sequência de camarão servida em vários restaurantes por ali.

Lagoa da Conceição em Florianópolis

O centrinho da Lagoa também é uma delícia, especialmente a noite, e fica a uma distância a pé das Rendeiras. Ele é repleto de pousadas, restaurantes, bares e lojinhas charmosas e muito agradável para dar uma volta.

Humbuk Park em Florianópolis

10. Aproveitar a Costa da Lagoa

A partir da Avenida das Rendeiras, você pode pegar um barco para passear pela costa da Lagoa, com uma vista de tirar o fôlego. Para os mais aventureiros e esportistas, a gente recomenda a trilha da Costa da Lagoa – nossa última dica de o que fazer em Florianópolis. São mais ou menos 7 quilômetros de extensão. Durante o trajeto, você vai ver engenhos, casas antigas, uma vila de pescadores e terminar na deliciosa cachoeira da Costa da Lagoa.

Costa da Lagoa em Florianópolis


  • No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações de Florianópolis e muitos outros destinos pelo mundo!

Como encontrar hotéis incríveis em qualquer região de Florianópolis?

Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir seu bem-estar durante a viagem é muito importante!

Se você quer economizar dinheiro, mas manter a qualidade da sua hospedagem, recomendamos que use este Pesquisador de Hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, ele possui todos os hotéis de Florianópolis com ótimos preços (e até cobrem ofertas).

Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria dos hotéis nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada (nenhuma taxa!).

Resort Costão do Santinho

Dica para alugar carro em Florianópolis

Trouxemos também uma dica muito legal sobre o aluguel de carro na cidade de Florianópolis, que pode sair muito mais barato do que utilizar outros meios de transporte (como o táxi, que tem valores altos).

O aluguel de um carro te dá a liberdade de ir para onde quiser de forma rápida e segura em Florianópolis. Isso ajuda muito caso você vá para cidades próximas, por exemplo!

E já existem sites que procuram, locadora por locadora, os melhores preços de carros. São os chamados comparadores de preços, que sempre usamos em nossas viagens! Confira você mesmo:

  1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.

Aluguel de carro em São Paulo

Dica para os ingressos e passeios em Florianópolis

Não faltam passeios diferentes em Florianópolis. A nossa dica para você, viajante, é adquirir esses ingressos com alguma antecedência e pela internet, pois assim conseguirá pagar mais barato por eles e ainda evitar filas (ou que eles se esgotem!).

Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e garantimos que é muito melhor! O site que mais utilizamos para comprar ingressos é esse aqui, pois é onde você encontra todos os ingressos para os passeios de Florianópolis e seus preços.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é um site de confiança (já que é um dos mais famosos do mundo para comprar ingressos). E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Florianópolis:

  • Tour panorâmico por Florianópolis
  • Passeio de barco à Ilha do Campeche
  • Excursão a Blumenau e Pomerode
  • Tour pelas praias do norte e por Santo Antônio de Lisboa
  • Tour pelas praias do leste + Projeto Tamar
  • Tour pelas praias do sul + Ribeirão da Ilha

Tour pela Ponte Hercílio Luz

Leia mais matérias sobre Florianópolis: