Você sabia que junho é conhecido como um dos melhores meses para visitar a Turquia, com o clima agradável a várias opções de o que fazer? Confira!
- E não deixe de conferir o nosso guia completo da Turquia. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem, economizando ao máximo em TUDO!
Clima na Turquia em junho
Junho é o início oficial do verão na Turquia! Espere por dias mais longos, ensolarados e temperaturas ótimas para fazer os passeios ao ar livre, mas sem aquele calor extremo. Nas regiões costeiras do Mar Egeu e do Mediterrâneo, como Izmir, Bodrum e Antalya, os termômetros costumam ficar entre 25°C e 32°C, com céu azul e pouca chuva –aproveite para ir às praias, fazer passeios de barco e explorar ruínas antigas ao ar livre.
Em Istambul, o clima também é ameno, ficando entre 20°C e 28°C. Só no interior, como na Capadócia, que o calor começa a se intensificar durante o dia (mas as noites ainda são mais frescas, especialmente no início do mês).
O que levar na mala? Opte por roupas leves e frescas (camisetas, vestidos, bermudas), e apenas um casaco leve ou jaqueta para as noites e inícios de manhãs. Calçados confortáveis, protetor solar, óculos de sol e chapéu são indispensáveis! Também vale sempre levar um lenço ou echarpe para visitar mesquitas, e roupa de banho caso vá visitar praias ou spas termais.
IMPORTANTE: Para uma viagem à Turquia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
Movimentação turística na Turquia em junho
Junho é considerado o início da alta temporada na Turquia, apesar do pico ser em julho e agosto. Dá para aproveitar as cidades sem multidões sufocantes, mas com uma energia vibrante.
Os destinos de litoral começam a ficar mais movimentados, principalmente nos fins de semana, e Istambul, que é a porta de entrada do país, já tem bastante visitantes. Evite filas comprando ingressos online para atrações como a Hagia Sophia e o Palácio Topkapi.
Na Capadócia, junho é um mês excelente para os famosos passeios de balão, já que o clima está estável e com céu limpo. Os passeios de balão começam a se esgotar, inclusive, então vale a pena reservar seu passeio com antecedência, caso queira fazê-lo! Nós recomendamos esse aqui do link, que é de uma agência que já conhecemos a tempo e costumamos usar nas viagens internacionais.
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações da Turquia, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel.
Eventos e feriados na Turquia em junho
Festival Internacional de Música de Istambul: junho é um mês com uma agenda cultural vibrante na Turquia, e esse é provavelmente o principal evento. Acontece durante todo o mês e reúne artistas clássicos e contemporâneos em apresentações em igrejas históricas, palácios e espaços abertos –locais icônicos.
- Em algumas regiões, principalmente nas áreas costeiras, há festivais locais que celebram o início do verão com danças folclóricas, comidas típicas e apresentações culturais!
Ramadã e Eid al-Fitr: confira o calendário islâmico, pois em alguns anos o Ramadã ou o Eid al-Fitr (Şeker Bayramı) pode cair em junho. Quando isso acontece, o país entra em um clima festivo, com grandes festas, reuniões familiares e distribuição de doces. Durante o Ramadã, algumas lojas e restaurantes podem funcionar em horários diferentes, mas as áreas turísticas geralmente mantêm o ritmo normal para os viajantes. Já o Eid é um feriado prolongado e pode afetar transportes e hospedagens, então vale planejar com antecedência!
Economize ao máximo na sua viagem à Turquia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Turquia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Turquia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Turquia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Liras turcas: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Turquia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Istambul na Turquia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!