Milão
O guia completo para montar sua viagem a Milão!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Milão, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e compras.
1: O que preciso para viajar a Milão?
Para viajar a Milão, na Itália, você precisa de um passaporte válido, autorização de viagem ETIAS e um seguro viagem que é obrigatório.
O passaporte é rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$ 250. Já a autorização de viagem ETIAS, exigida a partir de 2025, é um formulário online com um custo de 7 euros, que deve ser preenchido e pago no site oficial: europa.eu/etias.
2: Quando viajar a Milão?
- Inverno: Jan/Fev/Mar
- Primavera: Abr/Mai/Jun
- Verão: Jul/Ago/Set
- Outono: Out/Nov/Dez
O período de férias (Julho e Dezembro) são os mais caros. O verão é alta temporada, com atrações lotadas e preços elevados. Os meses de primavera e outono são ótimos (mais vazios, baratos e com clima agradável).
3: Quantos dias ficar em Milão?
O ideal são de 4 a 5 dias, para que consiga aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Milão conta com vários centros de compras, museus, praças e outros pontos turísticos imperdíveis.
Para quem quer ficar pouco, em 3 dias bem planejados dá para conhecer os principais lugares.
4: Onde ficar em Milão
A melhor região para se hospedar em Milão é no centro histórico da cidade, principalmente próximo da Piazza del Duomo. Lá, estão os principais pontos turísticos, como a Catedral de Milão e a Galeria Vittorio Emanuele II.
Apesar das hospedagens serem mais caras nessa região, você estará muito bem localizado e conseguirá visitar muitas atrações a pé.
Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, feche ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abri-lo novamente.
Ele vai abrir com os hotéis e preços na sua data de viagem. Configuramos para só aparecerem hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.
Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato paga. Então, já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:
Hotel Spadari Al Duomo: Hotel ótimo que ficamos em Milão e excelente localização. Conseguimos fazer quase tudo a pé.
21 House of Stories Città Studi: Hotel no centro turístico de Milão, com ótima estrutura e bons preços.
Hotel Portrait Milano – Lungarno Collection: Esse hotel cinco estrelas oferece áreas incríveis para a sua estadia. Além disso, está muito bem localizado próximo ao centro da cidade.
5: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso à internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje, a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem na Itália e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
6: Seguro viagem internacional (obrigatório)
Para garantir a sua segurança e a da sua família em Milão, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.
Na Itália, assim como nos outros países europeus que também fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório e deve ter um valor mínimo de cobertura de 30 mil euros em assistência médica.
Para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
Milão é um destino que combina história, moda e cultura em um só lugar. Comece seu passeio na Piazza del Duomo, a principal praça da cidade. Lá, está a icônica Duomo di Milano, a catedral gótica que é um dos maiores cartões-postais da cidade. Aproveite para subir ao terraço e apreciar uma vista incrível.
Logo ao lado, visite a Galleria Vittorio Emanuele II, um luxuoso centro de compras do século XIX repleto de lojas de grife e cafés elegantes. Também não deixe de ir ao Castello Sforzesco, uma imponente fortaleza que abriga vários museus, além de belos jardins ideais para uma caminhada relaxante.
A arte também é destaque em Milão. A Igreja Santa Maria delle Grazie, que abriga “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, é uma visita obrigatória para os amantes de cultura. Do mesmo modo, o bairro de Brera, onde você pode visitar a Pinacoteca di Brera, um dos museus de arte mais importantes da Itália.
Já para os amantes de ópera, recomendamos uma visita ao Teatro alla Scala. Ele é considerado um dos teatros mais prestigiados do mundo, e você pode fazer uma visita guiada no museu do local ou assistir a uma performance.
Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Milão que tem todos os lugares com todas as dicas.
8: O que fazer em Milão com crianças
Milão oferece diversas opções para aproveitar com crianças, garantindo diversão para toda a família. Um dos passeios mais recomendados é o Acquario Civico, o aquário da cidade, que abriga uma variedade de espécies aquáticas em um ambiente educativo e agradável.
Para um passeio ao ar livre, o Parco Sempione é perfeito. Ele possui grandes áreas verdes, playgrounds e até um pequeno lago com passeios de pedalinho. Outro parque interessante é o Giardini Pubblici, que abriga o Planetário Ulrico Hoepli, com sessões de observação de estrelas e apresentações sobre o espaço.
Outra opção interessante é o MUBA – Museo dei Bambini Milano. Esse Museu das Crianças possui exposições interativas e oficinas criativas pensadas especialmente para os pequenos.
Para mais opções de atrações e passeios, acesse nossa matéria com dicas de o que fazer com crianças em Milão.
9: Ingressos das atrações e tours
Muitos passeios em Milão são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
Os ingressos mais vendidos de Milão são:
Visita guiada pelo bairro de Brera + Ingresso da Pinacoteca
Excursão a Como e Bellagio + Passeio de barco
Dica do transfer: Nesse site, também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele sabe o seu destino final e te espera na saída do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
10: Transportes e como andar em Milão
Em Milão, o transporte público é bem estruturado e bastante utilizado tanto por moradores quanto por turistas. Entre eles, está o metrô, que possui quatro linhas que cobrem bem os principais pontos turísticos e regiões. É rápido e relativamente barato, no entanto pode ficar bastante lotado nos horários de pico.
A cidade também conta com uma rede extensa de bondes e ônibus. Os bondes são uma alternativa charmosa para explorar a região, pois muitos deles ainda mantêm um estilo vintage. No entanto, eles costumam ser mais lentos, especialmente no centro, onde o trânsito pode ser intenso.
Os ônibus cobrem áreas que o metrô não alcança. Mas, assim como os bondes, estão sujeitos ao trânsito, o que pode aumentar o tempo de deslocamento.
Já para quem busca conforto e flexibilidade, alugar um carro pode ser a melhor opção. Assim, você terá liberdade total para explorar não apenas Milão, mas também cidades próximas, como o Lago de Como ou até mesmo Turim. As estradas na Itália são bem sinalizadas, e estacionar em Milão é mais fácil do que em outras grandes cidades europeias.
E para quem deseja visitar outras cidades italianas, além do carro, outra boa opção é o trem. A rede ferroviária italiana é muito eficiente e conecta Milão com várias partes do país de forma rápida e confortável.
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.
Como alugar um carro em Milão por um preço imbatível?
Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro da Itália e do mundo.
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundos, você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro de Milão nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.
Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira, você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo, ele tem mais empresas na sua busca. Porém, não é possível parcelar o valor.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
- Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.
Se quiser as dicas de onde comprar passagens de trem o mais barato possível, clique aqui.
Onde comprar passagens de trem na Itália por um preço imbatível?
Uma dica para conseguir achar as melhores passagens com os menores preços é utilizar esse Pesquisador de trens da Europa. Além de ser o maior site de passagens de trem do mundo, ele faz uma pesquisa em todas as melhores empresas de trem da Itália e da Europa e, ainda mais, acha as melhores opções.
Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles têm os melhores preços. O sistema de busca é muito bom, super fácil de reservar e é o site mais confiável do mundo para reservas de trem. Esta é a melhor forma de comprar as passagens de trem da sua viagem pela Europa.
11: Como levar dinheiro a Milão
A moeda utilizada em toda a Itália é o euro. Então, você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar euros em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente, surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
12: Jogos esportivos em Milão
Os jogos esportivos na Itália são um espetáculo único. Se viajar até Milão, você precisa tirar um dia para apreciar as partidas de futebol (chamado de “cálcio”) e de basquete (conhecido como “Pallacanestro”).
E nós garantimos: mesmo que não goste de esporte, você irá se encantar com a experiência incrível de assistir direto no estádio. Sendo assim, tire um dia para assistir ao querido time de futebol da cidade, o AC Milan.
O preço dos ingressos acaba variando de acordo com o local que escolher para assistir à partida. Mas há um site que oferece ótimos preços para todas as partidas esportivas. Nós sempre o usamos e tivemos ótimas experiências, além de economizarmos muito.
13: Como ir do aeroporto ao hotel
Existem dois aeroportos muito utilizados para quem viaja a Milão:
1: Aeroporto de Milão-Linate: Cerca de 7 km do centro histórico de Milão (15min).
2: Aeroporto de Milão-Malpensa: Cerca de 53 km do centro histórico de Milão (52min).
3: Aeroporto de Milão-Bergamo: Cerca de 49 km do centro histórico de Milão (47min).
Os meios mais utilizados pelos turistas para ir até o hotel são: Uber, transfer, táxi e ônibus.
Dica da melhor forma para chegar ao hotel.
O transporte público, como ônibus e metrô, é sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.
Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já têm o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.
Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.
Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.
14: Gorjetas em Milão
Na Itália, apesar de não ser obrigatório, é bastante comum dar gorjetas a alguns prestadores de serviço, tais como motoristas, camareiras, porteiros e guias de turismo.
Não há uma regra específica em relação a quanto dar de gorjetas em Milão, mas elas costumam ser no valor de 3 a 5 euros para cada prestador de serviço. Do mesmo modo, os valores menores também são bem recebidos.
Nos restaurantes e bares, já estão inclusos os 10% de serviço na conta, como no Brasil. Ainda assim, você pode deixar uma contribuição adicional aos garçons.
15: Voltagem e tomada em Milão
Em Milão, a voltagem padrão é de 220 volts (V), com uma frequência de 50 Hertz (Hz). Então, antes de viajar, dê preferência para aparelhos eletrônicos que sejam bivolt (110V/220V), pela diferença tanto de voltagem quanto de frequência.
Já as tomadas são do tipo L, com três pinos paralelos de igual tamanho. Também é possível utilizar tomadas do tipo C, com apenas dois pinos, bastante utilizado no Brasil antigamente.
Também há diferença de amperes, sendo dois modelos utilizados:
- 10 A, o mais comum, com pinos de tamanho regular. Funciona com tomadas tipo C.
- 16 A, com pinos mais largos e mais espaço entre eles.
Para garantir que conseguirá conectar seus aparelhos brasileiros nessas tomadas, a nossa dica é levar um adaptador de tomada, como o adaptador universal.
16: Compras em Milão
Considerada uma das capitais da moda, Milão é um verdadeiro paraíso para os amantes de compras. A cidade oferece uma vasta gama de opções que vão desde boutiques de luxo a outlets de grandes marcas.
Galeria Vittorio Emanuele II em Milão
Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Galeria Vittorio Emanuele II é também um dos centros comerciais mais antigos do mundo. Essa galeria está localizada no coração de Milão e abriga lojas de marcas renomadas.
Além das compras, a arquitetura deslumbrante da galeria, com seu teto de vidro e piso de mosaico, faz dela uma atração imperdível.
Corso Buenos Aires em Milão
Corso Buenos Aires é uma das avenidas comerciais mais movimentadas da Europa. Ela possui mais de 350 lojas ao longo de seus 1,2 km, misturando lojas de marcas populares e acessíveis, assim como butiques italianas menores.
É o lugar perfeito para quem quer fazer compras a preços mais acessíveis e aproveitar a agitação típica das ruas milanesas.
Quadrilátero da Moda em Milão
O Quadrilátero da Moda é o centro das compras de luxo em Milão, conhecido mundialmente por concentrar as maiores e mais renomadas grifes de alta-costura. Esse distrito é composto por quatro ruas principais: Via della Spiga, Via Montenapoleone, Via Manzoni e Corso Venezia.
- Via della Spiga: é famosa por suas lojas luxuosas e pela atmosfera elegante, sendo uma rua charmosa para passeios e compras exclusivas.
- Via Montenapoleone: é considerada o coração do Quadrilátero, abrigando as mais prestigiadas boutiques de designers italianos e internacionais.
- Via Manzoni: é famosa por suas boutiques de alta moda e também pela presença do Museu Poldi Pezzoli, uma atração cultural imperdível na região. As lojas de grifes luxuosas dominam a paisagem.
- Corso Venezia: uma das ruas mais refinadas de Milão, combinando moda de luxo com belos edifícios históricos. Além das boutiques de grifes famosas, você também encontrará elegantes cafés e lojas de design.
Principais shoppings em Milão
- Centro Commerciale Milano Fiore: é um dos maiores shoppings da região. Oferece uma ampla gama de opções de compras e lazer, com marcas de moda, acessórios, além de espaços para refeições e relaxamento.
- Centro Commerciale Vulcano: um centro comercial moderno e espaçoso com lojas de moda e eletrônicos. Também possui uma área de entretenimento com cinema e restaurantes.
- Fiordaliso: localizado nos arredores de Milão, é uma excelente opção para quem busca uma experiência de compras mais tranquila. Possui mais de 130 lojas, de marcas internacionais e italianas, e uma variedade de restaurantes.
Principais outlets em Milão
- Scalo Milano Outlet & More: está a apenas 18 km do centro de Milão e combina moda, design e gastronomia. Além das lojas de grifes famosas, oferece descontos consideráveis durante todo o ano.
- DMAG Designer Fashion Outlet: possui várias filiais espalhadas por Milão, sendo uma ótima opção para quem quer encontrar peças de designers famosos a preços reduzidos. É conhecido por oferecer coleções de alta moda com descontos atraentes.
- Serravalle Designer Outlet: é um dos maiores outlets da Europa e fica a cerca de 94 km de Milão. Com mais de 230 lojas, é o local perfeito para quem deseja peças de luxo com grandes descontos.
- Franciacorta Village: está localizado a aproximadamente 96 km de Milão. Oferece uma experiência de compras ao ar livre, com diversas marcas italianas e internacionais a preços reduzidos, além de restaurantes e cafés.
- FoxTown Factory Stores: localizado em Mendrisio na Suíça, a cerca de 60 km de Milão, é um dos outlets mais famosos da região. Conta com mais de 160 lojas de grandes marcas e oferece descontos que chegam a 70%.
Mercato del Duomo
Esse mercado é uma verdadeira experiência gastronômica localizada no centro da cidade, ao lado da famosa Catedral de Milão. A loja gastronômica no primeiro andar oferece produtos italianos de excelência, perfeitos para levar de lembrança.
Embora seja focado em alimentos e bebidas, vale a visita para quem procura ingredientes de alta qualidade ou deseja fazer uma pausa das compras tradicionais para saborear a culinária italiana em um ambiente elegante.
Para ver mais dicas, acesse nossa matéria sobre onde fazer compras em Milão.
Tax Free na Itália
O Tax Free, ou “Taxa Livre” em português, é um sistema que permite aos turistas estrangeiros recuperar o valor do imposto sobre o valor agregado (IVA) pago em suas compras. Na Itália, o IVA é incluído nos preços dos produtos e varia de 4% a 22%, dependendo da categoria do item adquirido.
Ao usar o Tax Free, você pode solicitar o reembolso desse imposto, tornando suas compras ainda mais atrativas. Porém, o imposto não pode ser recuperado em serviços, apenas em produtos comprados, exceto eletrodomésticos.
Para adquirir o Tax Free na Itália, é necessário fazer compras em lojas que exibam o logo “Tax Free Shopping” ou “Global Blue” (uma das parceiras oficiais). Para saber o passo a passo para fazer sua solicitação, veja a nossa matéria completa sobre como usar o Tax Free na Itália.
Outros guias de viagem:
Economize ao máximo na sua viagem a Milão:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!