Veneza
O guia completo para montar sua viagem a Veneza!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Veneza, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e compras.
1: O que preciso para viajar a Veneza?
Para viajar a Veneza, na Itália, você precisa de um passaporte válido, autorização de viagem ETIAS e um seguro viagem que é obrigatório.
O passaporte é rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$ 250. Já a autorização de viagem ETIAS, exigida a partir de 2025, é um formulário online com um custo de 7 euros, que deve ser preenchido e pago no site oficial: europa.eu/etias.
2: Quando viajar a Veneza?
- Inverno: Jan/Fev/Mar
- Primavera: Abr/Mai/Jun
- Verão: Jul/Ago/Set
- Outono: Out/Nov/Dez
O período de férias (Julho e Dezembro) são os mais caros. O verão é alta temporada, com atrações lotadas, e a época mais chuvosa do ano.
Entre o final do outono e o inverno, principalmente de novembro a dezembro, há maior possibilidade de ocorrer a “acqua alta”. Esse fenômeno é quando as áreas baixas da cidade ficam alagadas devido ao aumento do nível do Mar Adriático.
Os meses de primavera e início de outono são ótimos (mais vazios, baratos e com clima agradável).
3: Quantos dias ficar em Veneza?
O ideal são de 3 a 5 dias, para que consiga aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Veneza conta com várias praças, pontes, canais, passeios românticos e outros pontos turísticos imperdíveis.
Para quem quer ficar pouco, em 2 dias bem planejados dá para conhecer os principais lugares.
4: Onde ficar em Veneza
A melhor região para se hospedar em Veneza é no centro da cidade. Lá, você estará próximo a muitos pontos turísticos, como a Piazza San Marco e a Ponte Rialto, podendo conhecê-los a pé.
Além disso, terá fácil acesso a quase todas as demais regiões da cidade. Vale lembrar que não existem acessos para carros nas ruas de Veneza, então o seu transporte deverá ser feito a pé ou de vaporetto, que são espécies de “táxi barco”.
Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, feche ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abri-lo novamente.
Ele vai abrir com os hotéis e preços na sua data de viagem. Configuramos para só aparecerem hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.
Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato paga. Então, já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:
Rosa Salva Hotel: Hotel ótimo que ficamos em Veneza e excelente localização. Conseguimos fazer quase tudo a pé.
Hotel Bartolomeo: Possui um ótimo custo-benefício, com boa estrutura, valores mais em conta e localização próxima às atrações de Veneza.
Palazzo Veneziano: Esse hotel oferece comodidades incríveis e uma localização excelente, próximo aos principais pontos turísticos da cidade.
5: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso à internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje, a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem na Itália e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
6: Seguro viagem internacional (obrigatório)
Para garantir a sua segurança e a da sua família em Veneza, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.
Na Itália, assim como nos outros países europeus que também fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório e deve ter um valor mínimo de cobertura de 30 mil euros em assistência médica.
Para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
Veneza é uma das cidades mais encantadoras do mundo, famosa por seus canais, arquitetura e atmosfera romântica. Um dos pontos turísticos imperdíveis é a icônica Piazza San Marco, a principal praça da cidade, onde ficam a majestosa Basílica de São Marcos e o imponente Palácio Ducal.
Durante o passeio, aproveite para subir na Torre do Campanário e ter uma vista deslumbrante de Veneza. Também vale a pena conhecer o Teatro La Fenice. Você pode fazer uma visita guiada ou assistir a um espetáculo.
Outra atividade imperdível é o clássico passeio de gôndola pelos canais, onde você pode admirar os belos palácios venezianos e atravessar a Ponte Rialto, um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade. Além disso, não deixe de visitar o Grande Canal, a principal via aquática de Veneza, onde barcos e vaporettos passam constantemente.
E para complementar sua experiência em Veneza, explore também as ilhas vizinhas, como Murano, famosa pelo vidro artesanal, e Burano, conhecida por suas casinhas coloridas e rendas tradicionais.
Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Veneza que tem todos os lugares com todas as dicas.
8: O que fazer em Veneza com crianças
Veneza oferece ótimas opções de atividades para quem viaja com crianças. Assim como para os adultos, não pode faltar o passeio de gôndola pelos canais da cidade. Os pequenos costumam se encantar com a sensação de deslizar pelas águas enquanto observam as construções históricas.
Outros passeios imperdíveis são os museus, como o Museo di Storia Naturale, com exposições interativas fascinantes sobre dinossauros, fósseis e a biodiversidade local. Também o Peggy Guggenheim Collection, que explora a coleção de arte moderna e oferece atividades práticas e criativas.
Na ilha de Lido, a pouco menos de 14 km de Veneza, há atrações interessantes para toda a família. Entre elas, está o Planetário de Veneza, onde é possível assistir a projeções do céu estrelado e aprender sobre astronomia de maneira lúdica. A região ainda conta com a Praia Lido, com águas tranquilas e bela paisagem, ideal para relaxar.
Para mais opções de atrações e passeios, acesse nossa matéria com dicas de o que fazer com crianças em Veneza.
9: Ingressos das atrações e tours
Muitos passeios em Veneza são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
Os ingressos mais vendidos de Veneza são:
Cruzeiro com jantar no Galeão Veneziano
Visita guiada + Basílica + Palácio Ducal
Dica do transfer: Nesse site, também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele sabe o seu destino final e te espera na saída do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
10: Transportes e como andar em Veneza
Em Veneza, os transportes terrestres são praticamente inexistentes, e a cidade é conhecida por ser completamente adaptada à locomoção por vias aquáticas ou a pé. Andar a pé é uma das opções mais comuns e, sem dúvida, a melhor maneira de explorar o centro histórico e seus becos estreitos.
Se você quer uma experiência veneziana mais tradicional, pode optar por uma gôndola. Esse icônico meio de transporte oferece um passeio agradável pelos canais menores da cidade. A vantagem da gôndola é o charme e a exclusividade do trajeto, porém o custo pode ser um pouco alto.
Para quem busca praticidade, o vaporetto é a principal forma de transporte público em Veneza. Esses barcos funcionam como “ônibus aquáticos” e são uma maneira eficiente de se locomover pelos canais maiores, como o Grande Canal, e também para acessar as ilhas vizinhas, como Murano e Burano.
Já para quem deseja visitar outras cidades italianas, como Florença, Roma e Milão, uma boa opção é o trem. A rede ferroviária italiana é muito eficiente e conecta Veneza com várias partes do país de forma rápida e confortável.
Se quiser as dicas de onde comprar os ferries o mais barato possível, clique aqui.
Onde comprar as viagens de ferry boat na Itália por um preço imbatível?
Os preços de ferry boat costumam variar bastante de acordo com a rota, a data e as empresas escolhidas. Por isso, para economizar em sua viagem de ferry, indicamos reservar seus bilhetes pela internet com antecedência. Desse modo, você também evitará filas para comprá-los.
Outra dica muito importante é utilizar esse comparador de preços de ferry boat. Nós sempre utilizamos e conseguimos preços muito mais em conta em nossas viagens. Ele checa as datas, horários e os valores disponíveis de todas as empresas confiáveis e seguras de ferry.
É a garantia de encontrar o melhor preço e fazer suas viagens de ferry com confiança e economia!
Se quiser as dicas de onde comprar passagens de trem o mais barato possível, clique aqui.
Onde comprar passagens de trem na Itália por um preço imbatível?
Uma dica para conseguir achar as melhores passagens com os menores preços é utilizar esse Pesquisador de trens da Europa. Além de ser o maior site de passagens de trem do mundo, ele faz uma pesquisa em todas as melhores empresas de trem da Itália e da Europa e, ainda mais, acha as melhores opções.
Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles têm os melhores preços. O sistema de busca é muito bom, super fácil de reservar e é o site mais confiável do mundo para reservas de trem. Esta é a melhor forma de comprar as passagens de trem da sua viagem pela Europa.
11: Como levar dinheiro a Veneza
A moeda utilizada em toda a Itália é o euro. Então, você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar euros em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente, surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
12: Como ir do aeroporto ao hotel
Existe um aeroporto muito utilizado para quem viaja a Veneza, o Aeroporto Internacional Marco Polo. Ele está situado próximo à aldeia de Tessera, a cerca de 13 km do centro de Veneza (16min).
Os meios mais utilizados pelos turistas para ir até o hotel são: transfer, táxi, ônibus, ônibus aquático e vaporetto.
Dica da melhor forma para chegar ao hotel.
O transporte público, como ônibus, é sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.
Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já têm o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.
Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.
Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.
13: Gorjetas em Veneza
Na Itália, apesar de não ser obrigatório, é bastante comum dar gorjetas a alguns prestadores de serviço, tais como motoristas, camareiras, porteiros e guias de turismo.
Não há uma regra específica em relação a quanto dar de gorjetas em Veneza, mas elas costumam ser no valor de 3 a 5 euros para cada prestador de serviço. Do mesmo modo, os valores menores também são bem recebidos.
Nos restaurantes e bares, já estão inclusos os 10% de serviço na conta, como no Brasil. Ainda assim, você pode deixar uma contribuição adicional aos garçons.
14: Voltagem e tomada em Veneza
Em Veneza, a voltagem padrão é de 220 volts (V), com uma frequência de 50 Hertz (Hz). Então, antes de viajar, dê preferência para aparelhos eletrônicos que sejam bivolt (110V/220V), pela diferença tanto de voltagem quanto de frequência.
Já as tomadas são do tipo L, com três pinos paralelos de igual tamanho. Também é possível utilizar tomadas do tipo C, com apenas dois pinos, bastante utilizado no Brasil antigamente.
Também há diferença de amperes, sendo dois modelos utilizados:
- 10 A, o mais comum, com pinos de tamanho regular. Funciona com tomadas tipo C.
- 16 A, com pinos mais largos e mais espaço entre eles.
Para garantir que conseguirá conectar seus aparelhos brasileiros nessas tomadas, a nossa dica é levar um adaptador de tomada, como o adaptador universal.
15: Compras em Veneza
Veneza oferece ótimas opções para quem deseja fazer compras. De outlets de designers a butiques exclusivas, a cidade proporciona uma experiência de compras que mistura o tradicional com o moderno.
Designer Outlet Noventa di Piave próximo a Veneza
Este outlet é ideal para quem procura grandes marcas com preços mais acessíveis. Ele está localizado a cerca de 44 km de Veneza e conta com mais de 150 lojas de marcas internacionais. Os descontos podem chegar até 70%.
Além das ótimas ofertas, o ambiente é inspirado na arquitetura veneziana, proporcionando uma experiência de compras elegante e agradável.
Principais ruas de compras em Veneza
- Calle delle Ostreghe: próxima à Piazza San Marco, é o lugar perfeito para quem busca itens de moda sofisticados e exclusivos. Lá, você encontra desde sapatos feitos à mão até roupas de estilistas locais e internacionais.
- Calle Frezzeria: uma das ruas mais tradicionais de Veneza, é repleta de lojas de souvenirs, joias e artesanatos típicos da região. Vale a pena explorar essa área para encontrar lembranças únicas de sua viagem.
- Calle dei Fabbri: localizada no coração de Veneza, essa rua oferece uma mistura interessante de lojas modernas e tradicionais. É um ótimo lugar para quem quer comprar roupas e acessórios de marcas mais acessíveis, bem como livros e artigos de papelaria de alta qualidade.
- Calle Larga XXII Marzo: é a principal rua para compras de luxo em Veneza, onde estão localizadas lojas de grifes famosas. Se você busca moda de alta costura e acessórios elegantes, este é o endereço certo.
Principais shoppings em Veneza
- T Fondaco dei Tedeschi: é, na verdade, uma grande loja de departamentos, sendo o centro de compras mais icônico de Veneza. Oferece produtos de moda, beleza e design de grandes marcas. Além das compras, não deixe de subir ao terraço para apreciar uma vista panorâmica espetacular da cidade.
- Ca’ Mestre: também conhecido como Le Barche, oferece uma experiência de compras completa, com lojas de moda, artigos esportivos e tecnologia. Esse shopping é menor em comparação a outros, mas possui uma boa seleção de marcas internacionais.
- Nave de Vero: situado em Marghera, a cerca de 20 minutos de Veneza, é um shopping moderno com uma grande variedade de lojas e opções gastronômicas. O local é perfeito para um dia de compras fora da ilha principal.
Compras no bairro Cannaregio em Veneza
O bairro de Cannaregio é uma das áreas mais autênticas de Veneza e menos turística, o que o torna um ótimo lugar para explorar lojas locais. Lá, você encontra pequenas galerias de arte, artesãos que produzem joias únicas e lojas de moda alternativa.
Além disso, é um ótimo lugar para comprar produtos de Murano, como joias e objetos decorativos feitos de vidro soprado.
Compras na Piazza San Marco em Veneza
A Piazza San Marco, uma das praças mais famosas do mundo, também é um centro de compras de luxo. Ao redor da praça e em suas proximidades, você encontra lojas exclusivas que vendem desde roupas de grife até joias finas.
Não deixe de visitar as butiques ao redor da praça para conferir artigos de luxo ou até mesmo fazer uma parada para um café em um dos icônicos cafés da região.
Para ver mais dicas, acesse nossa matéria sobre onde fazer compras em Veneza.
Tax Free na Itália
O Tax Free, ou “Taxa Livre” em português, é um sistema que permite aos turistas estrangeiros recuperar o valor do imposto sobre o valor agregado (IVA) pago em suas compras. Na Itália, o IVA é incluído nos preços dos produtos e varia de 4% a 22%, dependendo da categoria do item adquirido.
Ao usar o Tax Free, você pode solicitar o reembolso desse imposto, tornando suas compras ainda mais atrativas. Porém, o imposto não pode ser recuperado em serviços, apenas em produtos comprados, exceto eletrodomésticos.
Para adquirir o Tax Free na Itália, é necessário fazer compras em lojas que exibam o logo “Tax Free Shopping” ou “Global Blue” (uma das parceiras oficiais). Para saber o passo a passo para fazer sua solicitação, veja a nossa matéria completa sobre como usar o Tax Free na Itália.
Outros guias de viagem:
Economize ao máximo na sua viagem a Veneza:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Veneza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Veneza da forma mais barata e segura.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Veneza, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Veneza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.