Florença
O guia completo para montar sua viagem a Florença!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Florença, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e compras.
1: O que preciso para viajar a Florença?
Para viajar a Florença, na Itália, você precisa de um passaporte válido, autorização de viagem ETIAS e um seguro viagem que é obrigatório.
O passaporte é rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$ 250. Já a autorização de viagem ETIAS, exigida a partir de 2025, é um formulário online com um custo de 7 euros, que deve ser preenchido e pago no site oficial: europa.eu/etias.
2: Quando viajar a Florença?
- Inverno: Jan/Fev/Mar
- Primavera: Abr/Mai/Jun
- Verão: Jul/Ago/Set
- Outono: Out/Nov/Dez
O período de férias (Julho e Dezembro) são os mais caros. O verão é alta temporada, com atrações lotadas, e nessa época, as temperaturas atingem níveis elevados. Os meses de primavera e outono são ótimos (mais vazios, baratos e com clima agradável).
3: Quantos dias ficar em Florença?
O ideal são de 4 a 5 dias, para que consiga aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Florença conta com vários museus, praças e outros pontos turísticos imperdíveis.
Para quem quer ficar pouco, em 3 dias bem planejados dá para conhecer os principais lugares.
4: Onde ficar em Florença
A melhor região para se hospedar em Florença é no centro histórico da cidade. Lá, estão praticamente todos os pontos turísticos, como a Piazza Duomo, a Catedral de Florença e a Ponte Vecchio.
As opções de hotéis nessa região costumam ser um pouco mais caras, mas vale a pena por estar bem localizado, o que faz toda a diferença em sua viagem.
Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, feche ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abri-lo novamente.
Ele vai abrir com os hotéis e preços na sua data de viagem. Configuramos para só aparecerem hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.
Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato paga. Então, já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:
Hotel Pendini: Hotel ótimo que ficamos em Florença e excelente localização. Conseguimos fazer quase tudo a pé.
Hotel Bavaria: Possui uma excelente localização, a 200 metros da Catedral de Florença, e preço acessível.
Four Seasons Hotel Firenze: É um dos hotéis mais luxuosos da cidade, e oferece muito conforto e comodidade.
5: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso à internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje, a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem na Itália e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
6: Seguro viagem internacional (obrigatório)
Para garantir a sua segurança e a da sua família em Florença, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.
Na Itália, assim como nos outros países europeus que também fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório e deve ter um valor mínimo de cobertura de 30 mil euros em assistência médica.
Para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
Florença é um destino que encanta por sua rica história, arte e arquitetura. Por lá, vale a pena conhecer a Piazza del Duomo, onde está a imponente Catedral de Santa Maria del Fiore, também conhecida como Duomo de Florença. Subir até o topo de sua cúpula oferece uma vista panorâmica incrível da cidade.
Outro ponto turístico imperdível é a Ponte Vecchio, a ponte mais antiga de Florença, repleta de joalherias e com uma vista espetacular do Rio Arno. Lá próximo, explore a Galleria degli Uffizi, um dos museus de arte mais famosos do mundo, que abriga obras-primas de artistas renascentistas.
Além disso, passeie pelos Jardins de Boboli, um enorme parque histórico atrás do Palácio Pitti, onde você pode relaxar e apreciar a vista da cidade. Não deixe de visitar também a Piazza della Signoria, um museu a céu aberto, onde está a famosa réplica da estátua de Davi e outros monumentos históricos.
Florença também é conhecida por suas feiras e mercados. O Mercado Central de Florença é o lugar ideal para experimentar a gastronomia local ou comprar lembranças artesanais.
Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Florença que tem todos os lugares com todas as dicas.
8: O que fazer em Florença com crianças
Florença oferece diversas opções de passeios para toda a família. Um dos lugares mais divertidos para os pequenos é o Museo dei Ragazzi, dentro do famoso Palazzo Vecchio, onde as crianças podem participar de oficinas interativas. Ainda vale a pena passar na Piazza della Repubblica, para ir no belíssimo carrossel que tem por lá.
Outra opção são os parques em Florença, ótimos para um passeio ao ar livre. Entre os melhores, está o Parco delle Cascine, o maior da cidade. Ele conta com áreas para piqueniques, parquinhos e trilhas para caminhadas ou passeios de bicicleta. E durante o verão, também abriga eventos e atividades voltadas para crianças.
Além disso, não deixe de visitar o Museo Galileo, onde as crianças podem explorar exposições interativas sobre ciência e astronomia. Já o Museo di Storia Naturale proporciona uma viagem fascinante pelo mundo natural. As crianças vão adorar ver de perto fósseis de dinossauros e outros animais.
Para mais opções de atrações e passeios, acesse nossa matéria com dicas de o que fazer com crianças em Florença.
9: Ingressos das atrações e tours
Muitos passeios em Florença são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
Os ingressos mais vendidos de Florença são:
Visita guiada da Galeria Uffizi
Visita guiada pela Galeria da Academia
Visita guiada pelo Palácio Pitti e Galeria Palatina
Dica do transfer: Nesse site, também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele sabe o seu destino final e te espera na saída do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
10: Transportes e como andar em Florença
Em Florença, o transporte mais prático para turistas é, sem dúvidas, andar a pé. A cidade é conhecida por seu centro histórico compacto e acessível, onde está a maioria dos pontos turísticos. Porém, pode ser um pouco cansativo, ainda mais em dias de calor intenso.
Outra entre as melhores opções para se locomover em Florença é o transporte público, que funciona muito bem na cidade. Os ônibus são uma opção viável, especialmente para alcançar bairros mais distantes ou atrações fora do centro. A empresa ATAF opera as linhas de ônibus, que cobrem bem a cidade e arredores.
Outra alternativa interessante é o bondinho elétrico (tramvia), que conecta o centro de Florença a áreas mais distantes, como o Aeroporto de Florença e a estação de trem Santa Maria Novella. O sistema é eficiente e pontual.
Dirigir em Florença pode ser desafiador, especialmente no centro, devido às áreas de tráfego restrito (ZTL) e estacionamentos caros e escassos. Mas para quem quer explorar os arredores e fazer passeios mais longos, como pela região da Toscana, o carro alugado é a melhor opção, oferecendo praticidade e conforto.
Para quem deseja visitar outras cidades italianas, como Pisa ou a região vinícola de Chianti, além do carro, outra boa opção é o trem. A rede ferroviária italiana é muito eficiente e conecta Florença com várias partes do país de forma rápida e confortável.
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.
Como alugar um carro em Florença por um preço imbatível?
Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro da Itália e do mundo.
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundos, você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro de Florença nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.
Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira, você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo, ele tem mais empresas na sua busca. Porém, não é possível parcelar o valor.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
- Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.
Se quiser as dicas de onde comprar passagens de trem o mais barato possível, clique aqui.
Onde comprar passagens de trem na Itália por um preço imbatível?
Uma dica para conseguir achar as melhores passagens com os menores preços é utilizar esse Pesquisador de trens da Europa. Além de ser o maior site de passagens de trem do mundo, ele faz uma pesquisa em todas as melhores empresas de trem da Itália e da Europa e, ainda mais, acha as melhores opções.
Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles têm os melhores preços. O sistema de busca é muito bom, super fácil de reservar e é o site mais confiável do mundo para reservas de trem. Esta é a melhor forma de comprar as passagens de trem da sua viagem pela Europa.
11: Como levar dinheiro a Florença
A moeda utilizada em toda a Itália é o euro. Então, você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar euros em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente, surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
12: Como ir do aeroporto ao hotel
Existe um aeroporto muito utilizado para quem viaja a Florença, o Aeroporto Florença-Peretola, formalmente chamado de Aeroporto Amerigo Vespucci. Ele está a cerca de 10 km do centro histórico de Florença (20min).
Os meios mais utilizados pelos turistas para ir até o hotel são: transfer, carro alugado, táxi e ônibus.
Dica da melhor forma para chegar ao hotel.
O transporte público, como ônibus e metrô, é sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.
Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já têm o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.
Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.
Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.
13: Gorjetas em Florença
Na Itália, apesar de não ser obrigatório, é bastante comum dar gorjetas a alguns prestadores de serviço, tais como motoristas, camareiras, porteiros e guias de turismo.
Não há uma regra específica em relação a quanto dar de gorjetas em Florença, mas elas costumam ser no valor de 3 a 5 euros para cada prestador de serviço. Do mesmo modo, os valores menores também são bem recebidos.
Nos restaurantes e bares, já estão inclusos os 10% de serviço na conta, como no Brasil. Ainda assim, você pode deixar uma contribuição adicional aos garçons.
14: Voltagem e tomada em Florença
Em Florença, a voltagem padrão é de 220 volts (V), com uma frequência de 50 Hertz (Hz). Então, antes de viajar, dê preferência para aparelhos eletrônicos que sejam bivolt (110V/220V), pela diferença tanto de voltagem quanto de frequência.
Já as tomadas são do tipo L, com três pinos paralelos de igual tamanho. Também é possível utilizar tomadas do tipo C, com apenas dois pinos, bastante utilizado no Brasil antigamente.
Também há diferença de amperes, sendo dois modelos utilizados:
- 10 A, o mais comum, com pinos de tamanho regular. Funciona com tomadas tipo C.
- 16 A, com pinos mais largos e mais espaço entre eles.
Para garantir que conseguirá conectar seus aparelhos brasileiros nessas tomadas, a nossa dica é levar um adaptador de tomada, como o adaptador universal.
15: Compras em Florença
Florença é uma cidade ótima para fazer compras. Ela oferece outlets de grandes marcas, lojas interessantes e até mercados tradicionais que refletem a autêntica cultura italiana.
Principais outlets em Florença
- Barberino Outlet: situado a cerca de 40 km de Florença, esse outlet possui um ambiente que lembra uma pequena vila italiana. Ele oferece uma experiência de compras ao ar livre, com mais de 100 lojas de marcas italianas e internacionais.
- The Mall Firenze: é um dos outlets mais populares da região. Ele reúne marcas de luxo com preços reduzidos o ano inteiro, sendo o destino ideal para quem busca moda de alta costura com desconto.
- Leccio Outlet: também conhecido como Fashion Valley, está localizado a aproximadamente 30 km de Florença, a 5 minutos do The Mall Firenze. Por ser menos movimentado que o outlet anterior, é uma ótima alternativa para quem prefere evitar multidões e ainda garantir peças de alta moda.
- Space Outlet: fica em Montevarchi, a cerca de 48 km de Florença. O local oferece peças de coleções passadas da Prada e Miu Miu com ótimos descontos, e funciona com um sistema de senha por ordem de chegada.
Principais ruas de compras em Florença
- Via Calimala: é uma das ruas mais movimentadas de Florença, localizada perto da Piazza della Repubblica. Lá, você encontrará lojas de grandes marcas internacionais, além de algumas lojas de souvenirs.
- Via Roma: é onde estão localizadas algumas das grifes mais famosas do mundo. Essa rua começa na Piazza del Duomo e é ideal para quem procura itens de moda luxuosos em um ambiente sofisticado.
- Via Strozzi: oferece uma mistura de lojas de luxo e cadeias internacionais. É um local excelente para quem deseja caminhar e descobrir boutiques exclusivas enquanto aprecia a beleza da arquitetura renascentista ao redor.
- Via Tornabuoni: considerada a “Rodeo Drive” de Florença, é a rua mais chique da cidade. Ela fica próximo à Via Strozzi e é repleta de marcas de alto luxo, sendo ideal para quem busca uma experiência de compras refinada.
Lojas na Ponte Vecchio em Florença
A icônica Ponte Vecchio é famosa por suas joalherias. As lojas dessa ponte vendem principalmente ouro e joias artesanais, muitas vezes feitas por artesãos locais. Esse passeio é uma oportunidade única para comprar peças exclusivas e observar o trabalho refinado dos ourives florentinos.
Mercato di San Lorenzo em Florença
Para uma experiência de compras mais autêntica e local, o Mercado de San Lorenzo é o lugar perfeito. Lá, você encontra uma grande variedade de artigos em couro, bem como souvenirs, roupas, e acessórios a preços acessíveis.
O mercado interno, conhecido como Mercato Centrale, é famoso pelos produtos frescos e delícias toscanas, como queijos, vinhos e embutidos.
Você também pode fazer compras em outros mercados, galerias e centros comerciais. Para ver mais dicas, acesse nossa matéria sobre onde fazer compras em Florença.
Tax Free na Itália
O Tax Free, ou “Taxa Livre” em português, é um sistema que permite aos turistas estrangeiros recuperar o valor do imposto sobre o valor agregado (IVA) pago em suas compras. Na Itália, o IVA é incluído nos preços dos produtos e varia de 4% a 22%, dependendo da categoria do item adquirido.
Ao usar o Tax Free, você pode solicitar o reembolso desse imposto, tornando suas compras ainda mais atrativas. Porém, o imposto não pode ser recuperado em serviços, apenas em produtos comprados, exceto eletrodomésticos.
Para adquirir o Tax Free na Itália, é necessário fazer compras em lojas que exibam o logo “Tax Free Shopping” ou “Global Blue” (uma das parceiras oficiais). Para saber o passo a passo para fazer sua solicitação, veja a nossa matéria completa sobre como usar o Tax Free na Itália.
Outros guias de viagem:
Economize ao máximo na sua viagem a Florença:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Florença, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Florença da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Florença. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Florença, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Florença para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!