Florença

Passeios em Florença

Confira os principais passeios em Florença! A cidade oferece um mar de opções de passeios para os seus visitantes.

Passeios em Florença

Confira os principais passeios em Florença! A cidade oferece um mar de opções de passeios para os seus visitantes. Sendo um lugar riquíssimo artisticamente e culturalmente, não faltam atividades para fazer em sua viagem! Veja:

1. Fazer um tour pelos museus de Florença

Na cidade, que também é conhecida como berço do renascimento italiano, há muito o que conhecer e aprender em seus vários museus.

Para você ter ideia, algumas das obras mais importantes na história da humanidade, como David, de Michelangelo, e O Nascimento de Vênus, de Botticelli, estão lá. Além disso, os museus da cidade guardam relíquias da ciência e objetos que contam séculos de história florentina.

Sem dúvida, essa primeira dica de passeio é de longe uma das mais importantes a fazer em sua viagem.

Escultura "David" de Michelangelo exposta no museu

Se você não é muito fã de fazer visitas por conta própria, recomendamos muito que você pesquise por tours guiados aos museus de Florença. Na internet há inúmeras opções desse serviço em diversos sites.

Um que nós sempre gostamos muito de usar é esse site de ingressos da Europa. Ele reúne ingressos para as melhores atrações de Florença, Milão, Veneza e muitas outras cidades da Itália e do mundo! Outra coisa bacana desse site é que a compra é segura e os preços dos ingressos sempre são muito bons.

Listamos abaixo alguns tours por museus em Florença que eles oferecem, caso você já queira pensar em um roteiro:

2. Passeio pelo Palácio Vecchio

O palácio, que foi residência oficial da família Médici em sua dinastia em Florença, é atualmente sede da prefeitura da cidade e está aberto ao público. Ele foi fundado em 1299 e é parada obrigatória em sua viagem.

Palácio Vecchio em Florença

Passeando por lá, você encontrará um acervo rico em obras de arte encantadoras, salas e passagens secretas interessantes. Além de quartos que foram utilizados pelos integrantes da família, sem contar uma capela privada e um salão que guarda obras preciosíssimas.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem a Florença e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Há dois passeios super interessantes pelo Palácio Vecchio em Florença no site citado acima, um tour pelas suas passagens secretas e uma visita guiada ao palácio. Se você tiver interesse, vale a pena dar uma olhada.

3. Visitar as igrejas de Florença

A cidade tem igrejas lindíssimas e que são parte viva da história de Florença. Algumas das mais legais para conhecer são a Igreja Santa Maria Novella, Basílica de São Lourenço e a Basílica San Miniato Al Monte. Mas há uma que por ser o principal ponto turístico da cidade, nós recomendamos que você coloque no topo da sua lista de prioridades: a Basílica di Santa Maria del Fiore.

Basílica di Santa Maria del Fiore em Florença

Ela é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Basílica di Santa Maria del Fiore começou a ser construída em 1296, sendo inaugurada quase 200 anos depois. O prédio é considerado também uma das obras do estilo gótico mais importantes já arquitetadas.

Algumas dessas igrejas tem entrada gratuita, inclusive a Basílica di Santa Maria del Fiore, contudo para fazer um tour guiado você precisará contratar um guia.

4. Free Tour por Florença

Uma dica que adoramos dar para quem quer conhecer a cidade a pé, é fazer um Free Tour por Florença, com um guia que vai contando as curiosidades do local. O passeio tem duração de 2h 15 e é feita em língua espanhola, outro detalhe é que recomenda-se que a reserva seja feita o quanto antes para que a disponibilidade seja maior.

O que fazer no verão em Florença

5. Visitar o Teatro Nicolini em Florença

Essa atração é lindíssima e pouco conhecida da cidade, mas que fará a diferença em seu passeio até Florença! O Teatro Niccolini, foi inaugurado em 1658, sendo o mais antigo de toda a cidade e um dos primeiros teatros modernos do continente europeu.

Interior do Teatro Nicolini em Florença

Ao entrar neste teatro é impossível não se sentir em outra época. A estrutura que passou por uma restauração em 2016 é cheia de detalhes que enchem os olhos e prendem nossa atenção.

Se você assistir a uma apresentação nele, a experiência será ainda mais marcante! Para isso, nossa dica é que você opte por chegar com bastante antecedência à sua apresentação para poder transitar pelo lugar e admirar suas belezas. Além de, claro, comprar seus ingressos pela internet diretamente no site do Teatro Niccolini para economizar com o ingresso e também evitar filas na bilheteria.



Fachada do Teatro Niccolini em Florença

6. Passear por regiões próximas a Florença

Para finalizar essa lista, que tal explorar outros lugares incríveis pela região de Florença? Seja alugando um carro e planejando suas próprias roadtrips pela Itália ou adquirindo uma excursão pela região da Toscana, nossa dica é que você amplie os horizontes para se encantar por outras cidades incríveis e ricas em história e cultura.

Região da Toscana

Se você está sem ideias de tour guiado pela região de Florença, nós indicamos esse passeio que passa por Pisa, San Gimignano e Siena. Nele, você fará uma excursão pelas cidades de Pisa, que abriga a famosíssima torre inclinada; San Gimignano, que preserva construções medievais em meio à deslumbrante paisagem da Toscana; e Siena, cuja catedral é considerada uma das mais lindas de todo o país!

7. Visitar o Palácio Pitti e a Galeria Palatina

Nossa próxima dica de passeio em Florença fica por conta desses dois lugares que não devem ficar de fora em seu roteiro de viagem! O primeiro, é o Palácio Pitti, que foi construído em 1458 e serviu como residência oficial para os grandes duques da região da Toscana.

Palazzo Pitti em Florença, Itália.

Nele, está também a Galeria Palatina, que reúne uma das coleções artísticas mais importantes do mundo! Para você ter uma ideia, lá está a mundialmente conhecida escultura David, de Michelangelo.

8. Passear de barco pelo rio Arno

O rio Arno é o principal de toda a região da Toscana e passa por Florença, mas também por Pisa e Empoli. Com cerca de 240km de extensão, o rio atravessa a cidade por baixo da antiquíssima Ponte Vecchio. Nossa dica é que você faça um passeio de gôndola por ele e se surpreenda com uma visão diferente e encantadora da cidade.

Vista da Ponte Vecchio ao pôr do sol em Florença

9. Fazer um tour por Florença à noite

Desbravar a cidade pela noite é algo que muita gente não pensa de primeira, mas que é uma boa pedida para fazer em sua ida à cidade, isso porque o movimento depois do por do sol é mais tranquilo. Além do mais, Florença fica muito romântica e charmosa com a iluminação das ruas.

Cidade de Florença à noite

Ainda, há muitas atrações para curtir nesse período, como ir aos cinemas e teatros da cidade. Você também pode aproveitar os barzinhos, pubs, restaurantes e baladas para agitar suas noites.

10. Desbravar o bairro Oltrarno em Florença

Essa dica, assim como o passeio à noite, é mais desconhecida pelo grande público, mas pode ser considerada também uma espécie de tesouro escondido em Florença. O bairro Oltrano está repleto de trattorias e oficinas de artesãos, além de outros pontos muito interessantes, como o palácio de Blanca Capello, a igreja de Santa Felicitá e a Torre Mannelli.

Basílica do Espírito Santo no bairro Oltrarno em Florença

Este bairro torna-se ainda mais especial pelo fato de ter sido o lugar onde Michelangelo estudava anatomia para, mais tarde, realizar suas obras.

11. Passear de vespa por Florença

Por último, que tal conhecer a cidade através de um dos veículos mais populares de toda a Itália? Andar por Florença sobre duas rodas é uma experiência única e deliciosa para o seu roteiro de viagem. Para começar, você precisa fazer um aluguel dos veículos, alguns deles já vem até com um audioguia e um roteiro pronto para te acompanhar apresentando os detalhes na cidade.

Passeio de vespa por Florença

Um tour de vespa que gostamos muito desse passeio aqui, ele dura de 4h a 8h e o audioguia está disponível em 5 idiomas. Além disso, ele apresenta duas rotas que passam pelas regiões da cidade e até fora de Florença, onde você poderá apreciar vinhedos, povoados e colinas da região da Toscana.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Florença e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Florença, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Escultura David, de Michelangelo na Galeria da Academia de Belas Artes de Florença.

Economize ao máximo na sua viagem a Florença:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Florença, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Florença da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Florença. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Florença, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Florença para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!