Florença

O que fazer no verão em Florença

Quer saber o que fazer no verão em Florença? Nessa matéria trazemos detalhes sobre a estação e os principais passeios para curtir na cidade. Veja: Verão em Florença Essa estação do ano abarca os meses de junho, julho, agosto e setembro e é a época de alta temporada na cidade. Esse período é marcado por […]

O que fazer no verão em Florença

Quer saber o que fazer no verão em Florença? Nessa matéria trazemos detalhes sobre a estação e os principais passeios para curtir na cidade. Veja:

Verão em Florença

Essa estação do ano abarca os meses de junho, julho, agosto e setembro e é a época de alta temporada na cidade. Esse período é marcado por apresentar a maior incidência de visitantes na cidade, já que compreende também o período das férias escolares.

Cidade de Florença no verão.

Essa época não é a que mais recomendamos para viajar, pois os preços ficam mais salgados e os lugares estão cheios de pessoas. Além disso, as temperaturas oscilam bastante: com mínimas de 16ºC e máximas que podem chegar aos 35ºC, o que pode incomodar muitas pessoas.

Ainda assim, se você deseja conhecer o lugar durante essa estação do ano, nós recomendamos planejar sua viagem com bastante antecedência. Alugando uma hospedagemingressos para as atrações, passagens aéreas e outros pontos importantes o quanto antes. Isso vai garantir preços mais baixos e vai evitar a dor de cabeça de encontrar tudo já esgotado ou com grandes filas.

Vista da cidade de Florença, na Itália.

O que levar na mala? De praxe, é importante levar roupas bem frescas na mala, como shorts, blusas, saias, camisetas e bermudas. Isso sem deixar de lado um casaquinho para o caso de as temperaturas diminuírem um pouco. Além disso, não se esqueça de levar protetor solar, chapéus, óculos de sol, bronzeador e muitas garrafas d’água.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem a Florença e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Feriados em Florença durante o verão:

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 24/06: São João
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora
Vista de Florença à noite.

Eventos para curtir no verão em Florença:

  • Calcio Storico Fiorentino (junho): campeonato de futebol realizado em celebração a São João, padroeiro da cidade. O campeonato é disputado por 4 bairros de Florença e termina no dia do santo, 24 de junho.
  • Festa de São João (junho): as comemorações em celebração a São João não param por aí: na noite de 23 de junho, tem início uma festa que ocorre em toda a cidade com direito a um belo show de fogos de artifício.
  • Pitti Immagine (junho): este evento é o maior de moda em toda Florença. O Pitti Immagine é um desfile que ocorre toda semana nos meses de janeiro e junho, trazendo coleções de peças feminina, masculina e infantil.
  • Festa de Sant’Anna (julho): em 26 de julho, ocorre uma festa em homenagem a Sant’Anna, que é a santa protetora da cidade. Neste dia ocorre o desfile do “Corteo Storico della Republica Fiorentina”, que é muito bonito.
Pessoas desfilam com trajes antigos no desfile Corteo Storico della Republica Fiorentina no dia de Snat'Anna em Florença.

O que fazer no verão em Florença?

Há muitas opções de passeio para aproveitar ao longo do verão em Florença! Desde visitar museus e lugares fechados até conhecer os parques da cidade, contudo nós recomendamos que você dê prioridade para lugares mais frescos e a céu aberto. Veja algumas dicas de atividades para aproveitar:

1. Andar pela Piazza del Duomo

A Praça da Catedral, como o próprio nome diz, é a praça onde fica a Catedral de Florença. Ela é uma das mais visitadas do país e conta com outros pontos turísticos muito interessantes, como o Campanário de Giotto e o Museo dell’Opera del Duomo, que possui obras da Basilica di Santa Maria del Fiore além de obras do artista Donatello.

Vista da Piazza del Doumo em Florença

2. Visitar a Piazzale Michelangelo 

A Piazzale Michelangelo é outra praça na cidade que se tornou um importante ponto turístico, isso porque ela está localizada em uma região alta da cidade e, por isso, proporciona vistas incríveis da cidade. Nossa dica é que você vá para a praça ao final da tarde para pegar o pôr do sol, isso renderá fotos impressionantes!



Vista da Piazzale Michelangelo em Florença ao pôr do sol.

3. Basilica di Santa Maria del Fiore

Essa primeira dica é também o principal ponto turístico da cidade! Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Basílica di Santa Maria del Fiore começou a ser construída em 1296, sendo inaugurada quase 200 anos depois. O prédio é considerado também uma das obras do estilo gótico mais importantes já arquitetadas.

Basilica di Santa Maria del Fiore

4. Atravessar a Ponte Vecchio

Construída no ano de 1345, a Ponte Vecchio é uma das mais famosas do continente europeu. Ela é parte viva da história da cidade, pois preserva construções ao redor que datam do século XVI. Esse é um daqueles lugares que não podem ficar de fora em seu roteiro de viagem pela cidade e não se esqueça de tirar muitas fotos quando for até lá!

Ponte Vecchio em Florença ao anoitecer.

5. Passear pelo Palazzo Pitti e pelo Jardim de Bóboli

O Palazzo Pitti começou a ser construído em 1446 e foi residência de três dinastias da realeza! Hoje, ele tornou-se um grande museu que encanta moradores e turistas de toda parte que aproveitam também para visitar o Jardim de Bóboli, um dos mais famosos do país. Nossa dica é que você opte por comprar os ingressos para essa atração antecipadamente para conseguir uma visita guiada a este complexo.

Endereço: Piazza de’ Pitti, 1, 50125 Florença.

Vista de fonte com uma estátua no topo e um lago no Jardim de Bóboli.

6. Passear pelas ruas de Florença

Uma dica bem legal é passear pelo centro turístico de Florença ao cair da noite e se apaixonar pelas ruas de arquitetura antiga, além de poder dar uma pausa para comer em um restaurante ou curtir um barzinho por lá.

Se você já está hospedado no centro da cidade, o percurso é mais simples, mas ainda que você esteja um pouco mais afastado vale a pena a experiência. Basta se planejar um pouco mais, levando em consideração os horários dos transportes públicos da cidade (se você não quiser alugar um carro em Florença).

O que fazer no verão em Florença

Outra dica é fazer um Free Tour por Florença, com um guia que vai contando as curiosidades do local. O passeio tem duração de 2h 15 e é feita em língua espanhola, outro detalhe é que recomenda-se que a reserva seja feita o quanto antes para que a disponibilidade seja maior.

7. Jantar em um delicioso restaurante em Florença

Essa ideia é clássica e perfeita para embalar uma noite encantadora pela cidade. Em Florença você encontrará todo tipo de restaurante para gostos e orçamentos variados, mas nós gostamos de indicar que você visite pelo menos um restaurante de comida tipicamente italiana e, claro, uma boa pizzaria na cidade. E para a experiência ficar ainda mais rica, opte por um bom vinho par acompanhar as refeições.

Restaurante La Buona Novella em Florença. Nota-se algumas mesas de frente para a Basílica Santa Maria Novella.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Florença e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Florença, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Escultura David, de Michelangelo na Galeria da Academia de Belas Artes de Florença.

Economize ao máximo na sua viagem a Florença:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Florença, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Florença da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Florença. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Florença, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Florença para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!