Veja o que fazer no inverno em Florença com as dicas que trazemos nessa matéria! Separamos detalhes importantes dessa estação do ano além de atividades muito bacanas para curtir na região.
Inverno em Florença
O inverno em Florença dura de dezembro a março e é um período de frio muito intenso, mesmo assim a cidade não é uma das mais frias do continente. Suas temperaturas mínimas são 0ºC e as máximas chegam a 12ºC.
E é neste período que ocorre a baixa temporada na cidade, com exceção da temporada de festas de Natal e Ano Novo. Na baixa temporada, a cidade recebe um fluxo bem baixo de visitantes. Com isso, os preços de ingressos e hospedagens caem bastante, além de as filas para as atrações serem consideravelmente menores.
- Não sabe o que fazer em Florença? Confira as melhores coisas para fazer em sua viagem à cidade!
De fato, se você quer economizar, exceto nas festas de fim de ano, viajar para Florença no inverno é uma ótima escolha. Contudo, se você não suporta baixas temperaturas, será mais difícil aproveitar os espaços abertos. Ainda assim, você conseguirá curtir bastante os passeios por lugares fechados para se proteger do frio, como museus, igrejas e castelos.
O que levar na mala? Para se proteger do frio, recomendamos encher a mala de roupas quentes, como casacos grossos, calças, roupas de lã, cachecóis, gorros, luvas e toucas.
Feriados no inverno em Florença:
- 08/12: Imaculada Conceição
- 25/12: Natal
- 26/12: Santo Estêvão
- 01/01: Ano Novo
- 06/01: Epifania
Eventos para curtir no inverno em Florença
- A inauguração da árvore de Natal (dezembro): o evento ocorre todo dia 8 de dezembro e consiste na inauguração oficial da árvore na Piazza Duomo de Florença. Ao longo do dia, acontecem também a feira de produtos artesanais e agrícolas Fiera dell’Imaculata, na Piazza Santissima Annunziata.
- Festa degli Ommagi (dezembro): esse evento religioso consiste numa procissão bastante tradicional da República Florentina, que homenageia as autoridades civis e religiosas.
- Festa da Befana (janeiro): é a data em que se encerram as comemorações do Natal e Ano Novo. O nome Befana é a forma popularmente conhecida de “Epifania” e o dia é considerado feriado em toda Itália.
- Cavalgada dos Reis Magos (janeiro): esse evento histórico em Florença ocorre no dia 6 de janeiro e remonta a uma antiga procissão florentina chamada “Festa dei Magi”, que data do século XV.
- Pitti Immagine (janeiro): este evento é o maior de moda em toda Florença. O Pitti Immagine é um desfile que ocorre toda semana nos meses de janeiro e junho, trazendo coleções de peças feminina, masculina e infantil.
- Danza in Fiera (fevereiro): festival de danças de todos os ritmos. O evento dura quatro dias na cidade e oferece diversas competições, workshops e apresentações!
- Carnaval (fevereiro): o carnaval traz eventos por toda Florença, todos com muita música, comida e desfiles de carros alegóricos.
O que fazer no inverno em Florença
Como dito anteriormente, essa estação não é a melhor para ficar horas em lugares abertos. Você pode (e deve) passear pelas ruas, praças e admirar as belezas da cidade. Veja algumas opções de passeios:
1. Visitar a Basílica di Santa Maria del Fiore
Essa primeira dica é também o principal ponto turístico da cidade! Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Basílica di Santa Maria del Fiore começou a ser construída em 1296, sendo inaugurada quase 200 anos depois. O prédio é considerado também uma das obras do estilo gótico mais importantes já arquitetadas.
2. Basílica de São Lourenço
Essa linda igreja é também uma das mais ricas de toda Florença! Seu interior foi desenhado pelo grande artista Michelangelo e sua estrutura externa é cercada por púlpitos de bronze, criados por Donatello. Para entrar na igreja e ter acesso a todas essas riquezas, é preciso comprar um ingresso, ao final dessa matéria trazemos uma dica incrível para comprar seus tickets para essa e outras atrações em Florença.
Onde comprar os ingressos de Florença e da Itália?
Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!
Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.
Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.
Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:
- Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
- Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
- Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
- Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.
Os passeios mais vendidos desse destino:
E não se esqueça, que aqui no Guia de Florença, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.
3. Galeria da Academia de Belas Artes
Começando essa lista com o museu que guarda uma das obras de arte mais famosas e encantadoras do mundo: David, de Michelangelo. A obra original fica bem no interior do museu, mas a cidade tem outras duas réplicas, estando uma logo em frente à Galeria Academia.
- Quer descobrir mais dicas para a sua viagem a Florença e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!
Fundado em 1784, o museu da Academia de Belas Artes de Florença também possui obras de outros grandes nomes da arte, como Botticelli, Bronzino e Bernardo Daddi. Além de salas especiais com obras de temas específicos, como o Museu de Instrumentos Musicais e o Hall of the Colossus, que guarda pinturas que datam do século XV.
4. Ir a um cinema em Florença
Nada mais gostoso do que assistir a um bom filme, não é mesmo? E essa é uma boa opção de o que fazer à noite na cidade. Florença tem ótimos cinemas e até promove algumas sessões de filme ao ar livre.
Alguns deles, como o Cinema Odeon Firenze e o Cinema La Compagnia tem mais 100 anos e preservam a antiga estrutura, tornando a experiência ainda mais especial! Outros, como o Cinema Marconi e o Cinema Adriano Firenze (este com mais de 60 anos) tem a estrutura mais moderna e também são uma ótima pedida.
5. Galeria dos Ofícios
Construída pelo pintor italiano Giorgio Vasari a pedido do duque Cosimo I de Médici, a Galleria degli Uffizi passou por diversas mudanças em sua estrutura. Deixando de ser abrigo de gabinetes administrativos de Florença, o lugar foi ganhando um teatro, uma tribuna, além de salas com temas específicos como a Sala dos Mapas Geográficos e a Sala de Matemática. Por lá, você encontrará obras de Botticelli, como “Nascimento de Vênus”, e Leonardo da Vinci.
6. Ir a um Teatro em Florença
Assim como apreciar um bom filme na cidade, outra atividade super interessante para fazer à noite em Florença é assistir a uma apresentação em um teatro na cidade. Por lá, você poderá assistir à peças teatrais, apresentações de diversos gêneros musicais e orquestras!
Há vários exemplos de teatros na cidade, mas aqui indicamos que você priorize visitar o Teatro Niccolini, foi inaugurado em 1658, sendo o teatro mais antigo de toda Florença e um dos primeiros teatros modernos do continente europeu.
7. Museo Galileo
Este museu voltado para a ciência foi fundado em 1930 pela Universidade de Florença e ocupa 3 andares do Palazzo Castellani. Sua estrutura conta com uma coleção incrível de artefatos óticos, astronômicos, matemáticos, de navegação e cirúrgicos. Entre eles está o telescópio que foi usado por Galileu no ano de 1609 para descobrir os satélites de Júpiter e os montes lunares.
8. Palazzo Vecchio
O palácio, que foi residência oficial da família Médici em sua dinastia em Florença, é atualmente sede da prefeitura da cidade e está aberto ao público. Por lá, você encontrará obras de arte encantadoras, salas e passagens secretas interessantes, além de quartos que foram utilizados pelos integrantes da família, sem contar uma capela privada e um salão que guarda obras preciosíssimas.
9. Capela dos Médicis
A Capela dos Médicis foi construída por Michelangelo e Bernardo Buontalenti entre os séculos XVI e XVII e é o local onde repousam os corpos de importantes personalidades da história da cidade. O lugar tem como salas principais a Capela dos Príncipes e a Sacristia Nova.
Por lá, você poderá apreciar a estrutura rica em detalhes além de algumas obras de arte incríveis, como a encantadora escultura de Michelangelo, a Alegoria do Tempo além de muitas outras, como a Madonna Médici.
Economize ao máximo na sua viagem a Florença:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Florença, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Florença da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Florença. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Florença, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Florença para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!