Comidas típicas pelo mundo: 10 pratos que valem a viagem

Uma das melhores formas de viajar é através da gastronomia. Assim, a seguir, reunimos 10 comidas típicas imperdíveis em diferentes partes do planeta.

Bacalhau – Portugal

Para começar esta lista de comidas típicas pelo mundo, vamos para Portugal. Na terrinha, o bacalhau é um dos pilares da gastronomia e aparece em inúmeras receitas. Assim, preparado de diferentes formas (assado, desfiado, cozido, gratinado etc.) é um dos produtos estrela do país, refletindo a forte ligação de Portugal com o mar. Ademais do bacalhau, Portugal tem uma gastronomia riquíssima para todos os gostos e com vários pratos específicos de cada região.

Confira:

Carbonara – Itália

Diretamente de Roma, o spaghetti alla carbonara é uma das pastas mais clássicas da culinária italiana. A verdadeira receita combina ovos, queijos curados, pimenta-preta e pedaços de carne suína, formando um molho cremoso que envolve completamente a massa. Nada de creme de leite!

Afinal, o segredo está na técnica, a emulsão dos ingredientes quentes. É um prato guloso, muito saboroso e autêntico. Mas como se sabe, a Itália vai muito além da Carbonara, por isso uma viagem e roteiro pelo país vale muito a pena, para conhecer os segredos culinários de cada região.

Carbonara - Itália

Confira:

Moussaka – Grécia

Em terceiro lugar, mas ainda na Europa, temos a Grécia com suas encantadoras cidades e belíssimas ilhas. No quesito gastronomia, o país surpreende muita gente! Com uma típica dieta mediterrânea, com pratos super saudáveis e bem equilibrados, um dos destaques é a moussaka. Inlcusive, aparece com frequência nas tavernas tradicionais do país.

Preparada em camadas, como uma lasanha, combina berinjela, carne temperada e um creme suave por cima, que gratina no forno e cria uma textura irresistível! O sabor é intenso, aromático e levemente picante, já que reflete uma combinação de influências mediterrâneas e do Oriente Médio. Além disso, é uma refeição bastante reconfortante, perfeita para quem deseja experimentar algo típico e cheio de história.

Confira:

Fish and Chips – Reino Unido

E claro, o clássico do Reino Unido: fish and chips. Um prato que combina peixe empanado crocante com batatas fritas e que é super popular nos pubs de Londres, por exemplo. Também é fácil ver postos na rua vendendo a iguaria, bastante simples, acessível e o mais importante: tradicional! Inclusive, se estiver passeando e vir locais vendendo o prato em papel de jornal saiba que está seguindo a tradição.

Wurst – Alemanha

Entretanto, na Alemanha, que é mundialmente associada às suas salsichas, o prato principal é o “wurst”. Na verdade, é um termo utilizado para designar diferentes tipos de embutidos, que variam de sabor, textura, tempero e forma de preparação. Assim, por lá, existem versões defumadas, frescas, grelhadas ou cozidas, cada uma típica de uma região.

Além disso, muitas receitas são passadas de geração em geração, preservando tradições centenárias! Ou seja, se vai viajar para Berlim, Munique, Frankfurt ou qualquer outra cidade alemã, recomendamos pedir uma wurst. Os melhores locais para isso é mesmo em feirinhas ou mercados locais.

Confira:

Menemen – Turquia

Entre Europa e Ásia fica a Turquia, um país riquíssimo culturalmente e com um gastronomia que mistura o melhor dos dois mundos. Assim, uma das comidas típicas por lá é o Menemen, muito comum de se ver no café da manhã turco. Ele é preparado com ovos, mexidos lentamente em tomates frescos, pimentões e especiarias.

Em suma, um prato cremoso, aromático e cheio de sabor, servido geralmente acompanhado de pão para mergulhar na mistura. Em algumas versões, também se adiciona queijo ou embutidos típicos do país.

Confira:

Pozole – México

Indo para as Américas, de norte a sul há países cheios de gastronomia e comidas típicas! No México, não podemos deixar de falar do pozole, uma sopa tradicional preparada com grãos de milho grandes e carne, geralmente de porco ou frango.

O prato é servido quente e costuma ser acompanhado de ingredientes frescos como alface, cebola, queijo e pimenta em pó. Além de ser um símbolo do México, está sempre presente em celebrações e festas.

Pozole – México

Confira:

Parrillada – Argentina e Uruguai

Mais a sul, a Argentina e o Uruguai são mestres da carne. A parrillada é um ritual gastronômico em ambos países, tratando-se de uma seleção generosa de carnes grelhadas lentamente e que reúnem diferentes cortes bovinos, miúdos e linguiças típicas.

A principal diferença entre os dois países é que enquanto os argentinos costumam preparar tudo no carvão, os uruguaios utilizam muitas vezes lenha, o que dá um aroma defumado marcante. O prato, normalmente, é servido em uma grelha de mesa que mantém a carne aquecida durante toda a refeição. Ou seja, uma experiência social e incrivelmente saborosa para partilhar em família, amigos ou com o par, e que vai muito além de um churrasco.

Lámen – China e Japão

Já na Ásia, e em nono lugar da lista de comidas típicas pelo mundo, recomendamos experimentar o lámen, típico na China (onde nasceu) e no Japão (onde ganhou identidade própria) e depois se espalhou por toda a Ásia.

O prato consiste em macarrão servido num caldo aromático, que tanto pode ser preparado à base de carne, de peixe ou de frango. E dependendo da região, os acompanhamentos variam bastante, com ovos marinados, algas, cebolinha, brotos etc. Num roteiro pelo Japão ou China, verá que cada tigela é praticamente uma assinatura do restaurante, refletindo técnicas e sabores únicos.

Pad Thai – Tailândia

Por fim, também na Ásia, outro parto incrível e que vale a pena experimentar é o Pad Thai, típico da Tailândia. Além de ser um dos pratos mais populares da Tailândia e presença garantida nas ruas e mercados do país, é uma refeição muito aconchegante. Feito com noodles fritos, ovos, tofu, camarão ou frango e temperado com molho de peixe e tamarindo, o pad thai equilibra sabores doces, salgados e ácidos. E o melhor: barato, rápido e delicioso!

Confira também:

Mais dicas importantes para sua viagem: