Cidade de Doha no Catar

Nós preparamos um roteiro perfeito de 5 a 7 dias pelo Catar, priorizando todas as atrações mais imperdíveis! Venha conhecer as nossas dicas!

Dia 1 no Catar

Se tem um lugar que você precisa conhecer logo no primeiro dia, esse lugar é o Souq Waqif, um bazar centenário formado por ruas estreitas e arquitetura árabe tradicional. Localizado no centro histórico de Doha, a capital do Catar, ele é o ponto mais simbólico da história local e merece ser a sua primeira visita. 

O Souq abriga os produtos mais típicos da região, como especiarias, tecidos, artesanato e perfumes. Entre um passo e outro, você encontrará peças únicas, coloridas e que ilustram a cultura local, com opções que vão de itens decorativos e utensílios domésticos a roupas, acessórios e produtos alimentícios.

Mas, antes de comprar qualquer coisa, não se esqueça que pechinchar é mais do que obrigação! A negociação é um hábito comum do Catar e, por isso, boa parte dos preços iniciais costumam estar mais caros do que o normal. Uma boa Pechincha fará você economizar bastante nessa viagem. 

Souq Waqif em Doha

Na região do bazar, você encontrará alguns souqs com temáticas específicas, como o Gold Souq, famoso por vender joias de ouro. Nele, é possível comprar peças bem feitas por um preço justo, alinhado ao padrão internacional.

E existe um que é bem inusitado: o Falcon Souq, um espaço dedicado aos falcões e a arte de falcoaria, a ave símbolo do país.

Para as suas refeições, o Souq Waqif traz alguns restaurantes excelentes que servem a culinária local. Uma dica é conhecer o Parisa. Ele chama atenção não só pela comida, mas também pela decoração deslumbrante, repleta de espelhos e pinturas bem detalhadas que o fazem parecer um verdadeiro palácio.

Porém, pensando no custo-benefício, o restaurante Danat Al Bahar BBQ Fish é uma opção excelente. O cardápio traz diferentes tipos de peixes grelhados da região, como o Hamam White, Jesh e Zubaidi, todos vendidos por quilo, custando em média de QAR 60 a QAR 90.

  • Vai passar poucos dias pela cidade? Uma boa forma de conhecer todos os pontos mais importantes de uma só vez é participando de um Tour por Doha! O passeio percorre o Souq, os museus, a The Pearl e a Katara Cultural Village. É bem completo.
Souq Waqif em Doha no Catar

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios sempre com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos este site para adquirir os bilhetes, inclusive o transfer para o hotel. A plataforma tem sempre o menor preço e é a única com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Outra grande vantagem são os tours gratuitos, ótimos para economizar durante a viagem.

Dia 2 no Catar

Manhã

O segundo dia é perfeito para entender melhor a cultura local e continuar explorando as atrações centrais de Doha. A dica é iniciar o roteiro do dia no Museu Nacional do Qatar.

Aberto a partir das 9h, ele conta com 11 galerias que mostram a evolução social, cultural e econômica do Catar. O acervo inclui manuscritos, joias, trajes tradicionais e o famoso Tapete de Pérolas de Baroda, com mais de 1,5 milhão de pérolas e pedras preciosas.

Museu Nacional do Catar
Tarde e noite

Saindo do National Museum, a próxima parada é Msheireb Downtown, uma região moderna e revitalizada no centro de Doha, ao lado do Souq Waqif.

Após a reestruturação, o bairro passou a ter uma arquitetura contemporânea e sustentável, bem como uma ótima infraestrutura de restaurantes, cafeterias, lojas, museus e shoppings.

Entre os destaques estão a Barahat Msheireb, uma praça coberta que abriga restaurantes e sedia eventos, e a Msheireb Galleria, um shopping moderno com lojas, restaurantes e cinema. 

E uma visita que não pode faltar é para os Msheireb Museums, um conjunto de museus instalados em casas históricas restauradas, no coração de Msheireb Downtown. Cada edifício aborda um aspecto diferente da história do Catar, como a formação de Doha e o impacto do petróleo e do gás no país.

Além de interessante, a entrada é totalmente gratuita. Eles ficam abertos até às 17h e até às 21h aos sábados.

Msheireb Downtown em Doha

Onde comprar os ingressos do Catar?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Dia 3 no Catar

Manhã

No terceiro dia, a viagem continua dedicada à cultura e aos belos museus de Doha. Passe a manhã no Museu de Arte Islâmica (MIA), localizado em uma ilha artificial próxima à Corniche.

O museu chama atenção do acervo interno ao exterior, sendo uma das construções mais icônicas da capital do Catar. O edifício foi projetado por I. M. Pei, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker.

Com quatro andares e peças de arte do mundo islâmico que abrangem mais de 1.400 anos de história, o museu conta com exposições temporárias, biblioteca, loja e o restaurante interno, do chef Alain Ducasse.

Museu de Arte Islâmica em Doha no Catar
Tarde

De lá, basta dar alguns passos para chegar à Corniche, o maior cartão postal da cidade. Trata-se de uma avenida à beira-mar com cerca de 7 km de extensão, oferecendo vistas impressionantes dos arranha-céus. O visual remete a Dubai e seus prédios enormes e tecnológicos.

Ao longo do caminho, você encontra áreas verdes, restaurantes e atrações culturais. Um dos destaques é o Parque Al Dafna, considerado um dos jardins mais bonitos da cidade, com uma bela vista para o Golfo Pérsico.

Noite

Seguindo pela orla, você chegará à região de West Bay, o distrito financeiro, e uma das mais modernas e sofisticadas áreas de Doha. Lá você aproveita lojas, restaurantes e shoppings. Se ainda tiver energia, vale entrar no City Center Doha, que é o centro comercial local. 

O shopping reúne lojas conhecidas como Adidas, H&M, Mango e Tommy Hilfiger, além de um hipermercado Carrefour e uma praça de alimentação com opções variadas de restaurantes para o seu jantar. 

Se estiver com crianças ou apenas procurando entretenimento, lá dentro tem uma pista de patinação no gelo, boliche, cinema e áreas de recreação.

Dia 4 no Catar

Manhã

No quarto dia, a sugestão é viver uma das experiências mais marcantes do Oriente Médio: um passeio pelo deserto. No Catar, o safári costumam ser completos e incluir transporte de ida e volta ao hotel e guia em inglês. 

A aventura acontece em veículos 4×4 que atravessam a imensidão das dunas. Já fique com o celular na mão, pronto para registrar as fotos inesquecíveis desse cenário. 

Dependendo do itinerário do safári, são incluídas muitas atividade(s) para complementar a visita, como o tradicional passeio de camelo (que na nossa opinião, não pode faltar) ou até sandboarding, deslizando de prancha pelas dunas. 

Nós conhecemos um safári em Doha que é bastante completo: inclui transporte, passeio de 4×4, camelo e sandboarding. O guia fala inglês e ainda há bebidas à vontade durante a atividade. O valor costuma ficar em torno de QAR 280 (aproximadamente 400 reais). 

Tarde e noite

Esse safári oferece dois horários de saída: às 7h30 ou às 14h. Optando pelo passeio da manhã, você retorna por volta das 13h, tendo tempo suficiente para almoçar próximo ao hotel e depois seguir para outra atividade. 

Uma dica é o passeio de dhow, que o leva para aproveitar o anoitecer nas águas de Doha. A navegação acontece em uma embarcação tradicional de madeira, com uma vista linda para os arranha-céus de West Bay. A atividade começa pode começar às 16h ou às 17h e tem duração média de 2 horas.

Passeio de Dhow em Doha

Dia 5 no Catar

Manhã

Depois de dias explorando museus e o deserto, o Dia 5 pode ser dedicado ao descanso. A sugestão é passar a manhã na Praia de West Bay.

O mar é tranquilo, de águas claras e pouco agitadas, ideal para relaxar e se refrescar. Muitos hotéis da região oferecem acesso a um trecho privado da praia, oferecendo uma estrutura completa com espreguiçadeiras, bares e restaurantes. 

Tarde e noite

Depois de algumas horas de descanso e banho de mar, vale seguir para o The Pearl, uma ilha artificial feita totalmente do zero no Catar. Ela fica bem próxima da região, então a viagem levará somente 15 minutos de carro. 

Seguindo o estilo mediterrâneo, a ilha abriga um ambiente de luxo para moradores e turistas passearem. Há desde iates, hotéis, prédios residenciais, boutiques de grifes renomadas e restaurantes sofisticados.

Ilha The Pearl em Doha

O destaque da ilha vai para o Qanat Quartier, uma área inspirada em Veneza, com canais, pontes e edifícios coloridos que rendem fotos lindas para guardar de recordação.

A nossa sugestão é terminar o dia na própria ilha, aproveitando o movimento da marina no início da noite, visitando algumas lojas e finalizando em um restaurante agradável, como o Yasmine Palace.

A decoração desse estabelecimento é um espetáculo, digna de um jantar mais que especial. Pelo local, o cardápio reúne pratos tradicionais do país, com sopas, saladas, aperitivos quentes e frios, bem como pratos principais que variam entre QAR 100 e QAR 210. 

No entanto, se você achar os preços da ilha altos (e são mesmo) e quiser mais opções para jantar e fazer compras, vale encerrar a visita um pouco antes e seguir para algum dos shoppings, como o de West Bay, que é bem próximo, ou o Doha Festival City, onde tem uma grande variedade de opções.

Doha Festival City

Como se locomover no Catar?

Em viagens mais longas, especialmente no verão, alugar um carro vale muito a pena. Você andará com mais conforto, já que as atrações não são próximas umas das outras, com a vantagem de poder visitar também outras cidades no seu próprio ritmo.

A nossa dica para quem decidiu contratar é usar sites que comparam o preço do aluguel, mostrando todos os veículos disponíveis durante as datas de sua viagem. Eles fazem uma busca em todas as grandes empresas confiáveis ​​de aluguel de carros disponíveis no Catar. Pesquisando bem, é possível pagar menos de R$100 por dia.

  1. Comparador de aluguel de carros: este comparador é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Além disso, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
  2. Comparador de preços de aluguel de carros: este comparador é bem parecido com o anterior, mas como é o maior comparador do mundo, acaba tendo mais locadoras na hora da pesquisa. E como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também.

Dia 6 no Catar

Depois de conhecer os principais pontos turísticos da capital, a nossa indicação para o sexto dia é passar um dia em Lusail, uma cidade mais ao norte. 

Ela foi construída praticamente do zero para a Copa do Mundo de 2022, gerando um ambiente altamente tecnológico com arquitetura moderna. 

Durante a sua visita, é possível passear pelo calçadão da Marina e visitar o luxuoso Place Vendôme, shopping que reúne marcas internacionais do mais alto padrão.

Ele chama atenção com a sua decoração e arquitetura sofisticada que se inspira no estilo clássico francês. 

Entre as lojas estão nomes como Louis Vuitton, Gucci, Valentino e Dior. O shopping também conta com diversas cafeterias e restaurantes excelentes para você fazer as suas refeições. 

Antes de ir embora, vale a pena assistir ao espetáculo das fontes dançantes, que acontece diariamente no pátio externo, com apresentações a cada hora, das 19h às 23h.

Dia 7 no Catar

A viagem chegou ao fim, mas as atrações no Catar ainda são muitas. Por isso, antes de decidir o que vai ser, vale a pena olhar com calma o nosso guia de O que fazer no Catar. Ele cita os principais passeios e você pode priorizar aqueles que mais gostar. 

Para o último dia, uma boa ideia é visitar Al Rayyan, cidade populosa vizinha de Doha. Ela fica a somente 20 minutos de carro, então é bem fácil chegar até lá. 

Entre as atrações mais interessantes estão a Qatar National Library, o histórico Forte de Al Wajbah, o Ahmad bin Ali Stadium e o Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani, um dos mais importantes do país.

Outra alternativa interessante é ir a Zubarah, que não é mais uma cidade, e sim um dos sítios históricos mais importantes do Catar, que foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013. 

Mas se não quiser sair de Doha, a Katara Cultural Village é uma região cheia de entretenimento que abriga teatros, galerias, restaurantes e praias, sendo um dos principais polos culturais de Doha. Ela também vale muito a visita. 

Dicas importantes para um roteiro no Catar

O Catar é um país bem compacto. Só para ilustrar, o seu tamanho equivale à metade de Sergipe, o menor estado do Brasil. É apenas o dobro do Distrito Federal.

Mesmo que você se interesse por uma atração que fica na outra costa do país, você não perderá muito tempo para se deslocar. Por isso, pesquise bem as atrações e não deixe de se aventurar caso alguma te agrade, mas fique bem distante. 

E pela distância ser pequena, muitos passeios podem ser combinados no mesmo dia.

Só não se esqueça que sexta-feira é o dia sagrado muçulmano, e algumas atrações abrem mais à tarde. Leve em consideração para evitar visitas importantes neste dia.

  • Confira aqui muito mais dicas do Catar!
Cidade de Doha no Catar

Mais dicas importantes para sua viagem: