Milão

Roteiro de 3 dias em Milão

Confira nossas dicas nesse roteiro para 3 dias em Milão e planeje-se para conhecer os principais pontos turísticos

Sala com quadros pendurados na parede na Casa-Museu Boschi Di Stefano.

Quer passear por Milão, mas não sabe o que fazer na viagem? Confira nossas dicas nesse roteiro para 3 dias de passeio em Milão e planeje-se para conhecer seus principais pontos turísticos!

Primeiro dia em Milão

Para começar, uma dica que gostamos sempre de trazer em nossas matérias sobre roteiros de viagem é que você acorde bem cedo em seus dias de viagem. Assim, você poderá conhecer vários pontos turísticos sem se preocupar tanto com o tempo!

Obra "A última ceia" na Igreja Santa Maria delle Grazie em Milão.

Para começar este passeio, que tal apreciar de perto uma das mais famosas pinturas em todo o mundo? A obra “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci está exposta igreja Santa Maria delle Grazie e para ver a pintura é necessário pagar um ingresso à parte, mas você pode visitar a igreja anexa, que não contém a obra, de forma gratuita.

Ela é belíssima! A construção é muito bonita, cheia de pinturas e detalhes em sua arquitetura. Contudo, recomendamos que você faça a sua reserva pela internet e com antecedência caso queira ver a obra de Leonardo da Vinci, pois os tickets para ela são muito concorridos.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem para Milão e toda a Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Dali, é só seguir uma breve caminhada que você estará em outro ponto turístico popular da cidade: o Castelo Sforzesco. Construído no século XV, este castelo é um dos monumentos mais importantes de toda a cidade de Milão. Ele já funcionou como uma casa e fortaleza, além de já ter sido demolido, reconstruído e restaurado.

Você pode escolher entre passear pelos jardins do castelo (gratuito) ou fechar um tour guiado pelo castelo e conhecer a fundo a história desse lugar, além de visitar os museus que existem dentro dessa estrutura.

Vista aérea do Castelo Sforzesco em Milão

Atrás do Castelo Sforzesco está o Parque Sempione, jardim do castelo que, no passado, era usado apenas pela família real. Este lugar é perfeito para quem deseja passear e relaxar entre um passeio e outro. Por lá, você pode explorar o parque, conhecendo o Prédio Triennale e a Torre Branca, e o Arco della Pace, que foi construído no século XIX sob o comando de Napoleão Bonaparte.

Na hora do almoço, uma dica que damos é que você aproveite para almoçar em um delicioso restaurante na cidade! Na região onde está o castelo, há alguns próximos, mas se você quiser conferir algumas opções, nós temos uma matéria sobre os melhores restaurantes de Milão!

Vista do Parque Sempione em Milão. O local é arborizado e, ao fundo, está o Arco della Pace.

À tarde, uma boa opção de passeio é ir em direção a um dos museus mais importantes de toda Milão, a Pinacoteca de Brera. Fundado em 1776, o museu está localizado no Palácio de Brera e começou como espaço para reunir obras acadêmicas estudantis. Contudo, com a chegada de Napoleão Bonaparte e dos franceses na Itália, o museu começou a abrigar diversas obras de arte de grandes artistas.


  • Quer conhecer mais sobre a história e cultura de Milão? Confira os melhores museus da cidade!

Para finalizar este dia há sempre opções de bares, baladas e restaurantes para curtir a noite em Milão!

Segundo dia em Milão

Neste penúltimo dia na cidade, convidamos você a conhecer a famosíssima Piazza del Duomo, que é considerada uma das principais praças de toda Itália e é onde acontecem os principais eventos em Milão. Além disso, a praça tem o ponto turístico principal de toda a cidade: a Catedral de Milão. Essa praça abriga um Monumento Equestre de Vittorio Emanuele II, possui várias opções de restaurantes, lojas, bares e pessoas vendendo lembrancinhas para a viagem.

Por lá, você pode passear pela Galeria Vittorio Emanuele II, que foi inaugurada em 1877 e une a praça Duomo à Praça Scala. Sua arquitetura curiosa é formada pelo cruzamento de duas vias, que formam um octógono na parte central, com uma cúpula de ferro cobrindo tudo. Isso torna o lugar belíssimo e com várias opções de lojas de alto luxo para você fazer boas compras, se quiser.

Entrada da Galeria Vottorio Emanuele em Milão.

Retornando à Piazza del Duomo, é parada obrigatória visitar também a Catedral de Milão. Considerada uma das maiores igrejas do mundo, a catedral é também antiquíssima: começou a ser construída em 1386!

Um dos pontos mais marcantes desse lugar é sua arquitetura encantadora, que atrai milhões de turistas todos os anos. Por isso, vale a pena fazer um tour pela Catedral de Milão e tirar muitas fotos para marcar sua viagem!

Pare então para almoçar e, depois, vá à Pinacoteca Ambrosiana. Ela faz parte de um complexo que também inclui a Biblioteca Ambrosiana e ambas possuem esse nome em homenagem ao Santo Ambrósio, padroeiro da cidade. O museu foi fundado em 1618 e desde então encanta pessoas de Milão e turistas de todo o mundo, abrigando obras de grandes artistas como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Botticelli e Tiziano.

Aproveitando o passeio pelo museu, você pode conhecer também a Biblioteca Ambrosiana, que possui mais 35.000 manuscritos e mais de 750.00 volumes, sendo que uma das peças mais valiosas deste lugar é o Codex Atlánticus de Leonardo da Vinci, que apresenta, em mais de 1000 páginas, os principais inventos dessa grande personalidade italiana.

Interior da Pinacoteca Ambrosiana em Milão. Nota-se ao centro e mais ao fundo sete estátuas diferentes em um lugar à parte no museu. Perto do teto, acima das estátuas, está uma pintura de quatorze homens. Ainda, nas paredes ao redor, percebe-se que há quadros diversos.

Terceiro dia em Milão

Neste último dia, trazemos como dica um tour pelo encantador Teatro Scala! Essa experiência é sem dúvidas uma das melhores que você terá no seu passeio em Milão.

Este lugar possui um estilo neoclássico em sua arquitetura, criando um clima especial para o público que vai assistir a um concerto ou espetáculo de ballet. Uma dica que damos é que você conheça o museu do teatro numa visita guiada, que apresenta a história do lugar, além das curiosidades e outras informações preciosas.

Em seguida, nós indicamos (sobretudo para os amantes do futebol) uma visita até o Estádio San Siro. O lugar é dividido pelos principais times do futebol italiano: o Inter de Milão e o Milan. Dentro desse lugar está o Museu Inter e Milão, que é dedicado à história dos dois times através de uma visita guiada. Se você quiser, dá para se planejar para assistir a algum jogo, ao mesmo tempo em que conhece o lugar.

Vista do Estádio San Siro em Milão.

Depois do almoço, nós recomendamos que você visite a Casa-Museu Boschi Di Stefano para apreciar as exposições artísticas 100% gratuitas do lugar.

O museu era uma casa que foi moradia do casal Antonio Boschi e Marieda Di Stefano. Aberta desde o ano de 2003 a Casa-Museu abriga uma incrível coleção de artes do século XX, com aproximadamente 300 obras. Entre elas, há pinturas e obras de Carrà, Boccioni e Sironi.

Para finalizar a noite, nossa dica é que você jante em um dos deliciosos restaurantes de Milão, ou visite um dos vários bares e pubs da cidade!

Interior do Bar Tongs em Milão. Nota-se um balcão com banquinhos e muitas bebidas na mesa do balcão e nas prateleiras atrás.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Milão e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Milão, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Fachada da Catedral de Milão

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!
[publisher_disqus_chat]