Portugal

Roteiro pelas vinícolas de Portugal

Confira um roteiro pelas vinícolas de Portugal e muitas mais dicas sobre este destino de enoturismo que é tão procurado.

Roteiro pelas vinícolas de Portugal

Confira um roteiro pelas vinícolas de Portugal e muitas mais dicas sobre este destino de enoturismo. Com as suas vinícolas pitorescas e vinhos renomados, o país oferece uma experiência inigualável para os amantes de vinho.

Enoturismo em Portugal

Sabia que em Portugal o enoturismo é muito famoso? O terreno e o clima fazem com que haja condições ideias para a produção vinícola, de norte a sul do país. Por esse motivo, há inúmeras vinícolas em Portugal, geralmente conhecidas como “quintas” e onde por lá você pode degustar e obter todas as explicações sobre o processo de produção e também distribuição dos vinhos.

Enoturismo em Portugal

Tipos de vinho em Portugal

Outra informação relevante antes de seguirmos com um roteiro pelas vinícolas de Portugal é sobre os vários tipos de vinho que há no país. Eles podem se distinguir em 4 grandes categorias: vinho tinto, vinho verde, vinho branco e vinho rosê.

Vinhos tintos x Vinhos brancos:

Ao contrário do que muita gente pensa, a diferença entre branco e tinto não está na maturação da uva (se é verde ou mais madura), mas sim com o tipo de uva. Já a cor é justamente porque o branco é feito com uvas mais claras, enquanto o tinto, com uvas mais escuras.

Vinho tinto em Portugal

Na região do Alto Douro é muito comum o vinho tinto ser uma mistura de castas, o que garante um sabor típico. Eles ainda podem se dividir em vinhos jovens ou vinhos de guarda (guardados durante mais tempo), ficando mais robustos e identificandos como “Reserva”.

Os brancos secos também são elaborados a partir da mistura de diferentes castas e podem também se dividir em brancos jovens (para consumo imediato) e de guarda. Sendo os primeiros mais frescos e cítricos, enquanto os de guarda são mais encorpados.

Vinho branco em Portugal

Vinhos Verdes:

Já o vinho verde faz referência unicamente à região dele, situada entre Douro e Minho. Ou seja, são únicos de Portugal. Mas, podem também ser divididos em vários tipos: verdes brancos, verdes tintos, entre outros. Estes vinhos costumam ser jovens e têm um teor de álcool mais baixo que os demais, já que suas uvas não são tão adoçicadas.

Vinho verde em Portugal

Qual e melhor época para visitar as vinícolas?

Outra questão importante a se pensar é quando fazer o roteiro pelas vinícolas portuguesas. Afinal, as uvas são colhidas a partir de setembro até outubro, ou seja, final de verão e início de outono. É nesse período das vindimas que são escolhidas as uvas para produzir o vinho. Assim, saiba que esse período é perfeito para visitar Portugal, já que muitas das vinícolas abrem suas portas para o momento da colheita.

Vinícola em Portugal

No entanto, qualquer época do ano é boa para visitar as vinícolas em Portugal, já que todas contam com vinhos jovens e de guarda, relativos a anos e colheitas anteriores. Mas se tem liberdade para escolher uma boa época e quiser ficar mais familiarizado com o processo, então vá entre setembro-outubro.

Quinta da Cartuxa em Portugal

Regiões de vinhas em Portugal

Agora, quase chegando ao final da matéria e do tão esperado roteiro pelas vinícolas, vale saber quais são as melhores regiões com vinhas ao longo do país. Começemos pelo norte, indo até ao sul:

Região do Alto Douro:

No Norte de Portugal você encontrará muitas vinícolas, tipos de vinhos diferentes e uma culinária incrível para acompanhar. Conhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, a região do douro vinhateiro é um verdadeiro paraíso para os amantes de vinhos, onde poderá ver as vinhas em socalco nas margens do rio Douro.

Região do Alto Douro

Região do Vinho Verde:

Se estiver procurando pelos típicos e famosos vinhos verdes, então vá até à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que fica no noroeste do país. Fica, mais especificamente, entre o Douro e o Minho, abraçando toda a região do Rio Minho.

Região do Vinho Verde

Aqui, as condições são perfeitas para a produção de excelentes vinhos brancos, mas também de espumantes se aguardentes. Algumas das cidades que fazem parte desta região são: Barcelos, Braga, Guimarães, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Região do Alentejo:

Já na região do Alentejo também encontrará diversas vinícolas (além de comida muito boa!). O Alentejo é uma região de muito calor durante o verão e muito frio no inverno, mas o clima e a umidade contribuem para a produção de vinho e que se destaca por ter um envelhecimento diferente.

Região do Alentejo

Uma das viníciolas mais famosas desta região é a Herdade do Esporão, que fica em Monsaraz. Eles se dedicam não só aos vinhos, como também à produção de azeite. Por isso, visite esta vinícola para conhecer a história da marca, percorrer os vinhedos e degustar os produtos.

Quais são as melhores vinícolas do país?

É difícil escolher as melhores vinícolas, já que depende de vários fatores como: tipo de produção, especialidade e gosto pessoal. Por isso, deixamos aqui uma lista dos principais nomes de vinícolas portuguesas, para que possa entrar em cada site ofical e ver quais delas vale incluir no seu roteiro:

  • Quinta do Seixo (Douro)
  • Quinta da Aveleda – Casal Garcia (Região de Vinhos Verdes)
  • Quinta da Pacheca (Douro)
  • Quinta do Bonfim (Douro)
  • Quinta da Bacalhôa (Setúbal)
  • Quinta da Cartuxa (Alentejo)
Quinta da Cartuxa (Alentejo)

Roteiro pelas vinícolas

Lembre-se que fazer um roteiro por vinícolas significa não poder dirigir depois, já que todas elas têm degustação de vinhos e a lei portuguesa estabelece uma taxa máxima de álcool no sangue de 0,5g/l. Por isso, a dica é que fique hospedado em cada região de vinícolas que quiser conhecer e depois faça os passeios de ônibus, trem ou até visitas guiadas.

Roteiro pelas vinícolas

Quinta da Aveleda – Casal Garcia (Região de Vinho Verde)

Comece o seu roteiro pelas vinícolas de Portugal em direção ao noroeste, até à deslumbrante Quinta da Aveleda, casa do famoso vinho Casal Garcia. Nesta vinícola na Região dos Vinhos Verdes, você ficará encantado com os vastos jardins que logo de cara se vê e envolvem a propriedade. Dentro, poderá entender o processo de produção dos vinhos brancos frescos e leves, perfeitos para os dias mais quentes!

Quinta da Aveleda – Casal Garcia

Quinta do Seixo (Douro)

Depois vá até à Quinta do Seixo, coração do Alto Douro. Lá poderá explorar as vinhas que se estendem pelas margens do rio, ficando a conhecer as castas que são utilizadas para produzir os renomados vinhos.

Quinta do Seixo (Douro)

Quinta da Pacheca (Douro)

Continue pela região do Douro para visitar a Quinta da Pacheca, uma das vinícolas mais antigas dessa região. Por lá, pode conhecer as tradicionais vinhas em socalcos e a encantadora quinta. Já na adega, mergulhe na rica história do vinho do Porto e dos vinhos tintos do Douro.

Quinta da Pacheca (Douro)

Quinta do Bonfim (Douro)

Continue pelo Douro até à Quinta do Bonfim. Além da vista deslumbrante sobre o rio Douro, a visita permite explorar as vinhas e as instalações históricas. Assim, irá conhecer a arte da produção do vinho do Porto e dos vinhos de mesa. Na degustação poderá sentir a expressão única do terroir.

Quinta do Bonfim (Douro)

Quinta da Bacalhôa (Setúbal)

Depois de degustar os vinhos da região do Douro e os vinhos verdes, viaje até Setúbal para visitar a Quinta da Bacalhôa, um refúgio vinícola nessa região. Aqui vale destacar também a produção dos famosos vinhos de Moscatel. Nesta vinícola, vai desfrutar de uma experiência sensorial completa, além de claro, uma degustação.

Quinta da Bacalhôa (Setúbal)

Quinta da Cartuxa (Alentejo)

Por fim, termine o seu roteiro pelas vinahs de Portugal no Alentejo, na famosa Quinta da Cartuxa. Veja as instalações históricas que remontam ao século XV, conheça mais sobre a produção dos aclamados vinhos tintos e brancos e termine com uma degustação destes vinhos alentejanos.

Quinta da Cartuxa (Alentejo)

Hospedagem em vinícolas

Sabia que pode se hospedar em algumas vinícolas? Essa modalidade está cada vez mais comum em Portugal e é uma experiência muito bacana. A Quinta da Pacheca, por exemplo, é um desses lugares que permite que você fique hospedado. Por isso, se for esse o seu intuito, pesquise as opções de acomodação com bastante antecedência, porque os preços dessa experiência são um pouco caros.

Hospedagem na Quinta da Pacheca

Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!