Portugal

Roteiro de 10 dias em Portugal

Confira um roteiro de 10 dias em Portugal e saiba quais cidades visitar, formas de se locomover e muitas mais dicas

Lisboa, Portugal

Confira um roteiro de 10 dias em Portugal e saiba quais cidades visitar, formas de se locomover e muitas mais dicas.

Dia 1 do roteiro – Lisboa

Comece o seu roteiro de 10 dias em Portugal pela capital. Assim, no primeiro dia em Lisboa comece pelo tradicional bairro de Belém. É uma região bastante turística porque é lá que fica o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Conheceça esses principais pontos turísticos da cidade e depois deguste os famosos “pastéis de Belém”, conhecendo a fábrica deles, a Pastelaria de Belém.

Torre de Belém em Lisboa

À tarde, pode ir até à outra ponta de Lisboa, uma região chamada Parque das Nações, mas também conhecida como “Expo” pois foi lá a Expo de 98, cujo tema era o cceano. Trata-se de uma área moderna que contrasta com tudo o que você verá no centro histórico de Lisboa. O lugar abriga diversas atrações para todos os públicos, inclusive para as crianças.

Parque das Nações em Lisboa

Lá fica o Oceanário de Lisboa (um dos maiores da Europa), o Teleférico (que permite você ter uma vista panorâmica lá do alto), o Casino de Lisboa, o Shopping Vasco da Gama e a moderna estação de trens Gare do Oriente.

Estação de trens Gare do Oriente

Dia 2 do roteiro – Lisboa

No segundo dia, aventure-se pelo centro histórico, da Baixa Lisboeta às Praças do Rossio e do Comércio. Dedique todo o dia a explorar bem essa região, subindo até ao Castelo de São Jorge, admirando as vistas desde o alto dele e conhecendo também os miradouros da cidade.

Castelo de São Jorge em Lisboa

Prepare-se, pois Lisboa é uma cidade de subidas e descidas! Por esse motivo é conhecida como a “Cidade das 7 Colinas”. À noite, entregue-se à vida noturna do Bairro Alto, explorando seus bares e fazendo novas amizades.

Rua Augusta em Lisboa

Dia 3 do roteiro – Lisboa

No terceiro dia em Lisboa, vá até ao Parque Eduardo VII pela manhã e conheça essa região do Marquês, que recebe esse nome porque no centro fica uma estátua do Marquês de Pombal, um estadista português que foi responsável pela reconstrução de Lisboa depois do Terremoto de 1775.

Estátua do Marquês do Pombal em Lisboa

À tarde, que tal um passeio pelo Jardim Zoológico? É um passeio muito legal para fazer com as crianças, caso viaje com elas, ou para quem gosta de ver os cerca de 2000 animais que lá vivem.

Criança brinca com girafas no jardim zoológico de Lisboa

Dia 4 do roteiro – Bate e volta a Fátima

Saindo de Lisboa no quarto dia do seu roteiro por Portugal, vá até Fátima! Indpenedente da sua fé, visitar Fátima é conhecer um pedacinho de Portugal. Por lá, não há muita coisa a visitar, mas não pode deixar de conhecer seu maior atrativo turístico: o Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima

E, se quiser conhecer mais sobre a história da Aparição da Nossa Senhora de Fátima aos 3 pastorinhos, então poderá visitar a Casa-Museu dos Três Pastorinhos. À tarde, retorne a Lisboa ou vá direto para Évora, onde pode dormir.

Dia 5 do roteiro – Évora

Comece o quinto dia do roteiro explorando a cidade de Évora! Lá verá vestígios romanos em monumentos e construções, que enriquecem e dão um charme extra à cidade. Faça um passeio pelo Aqueduto Água de Prata, visite o Templo de Diana e a impressionante Sé de Évora (catedral).

Cidade de Évora

Évora é uma cidade linda para ser admirada sem pressa. Almoce em uma de suas praças, onde sempre há restaurantes típicos com comida local e fotografe as casinhas e ruas da cidade. Depois, retorne a Lisboa para pernoitar.

Dia 6 do roteiro – Lisboa-Cascais-Sintra

Acorde cedinho e vá direto a Sintra, uma vila que encanta por seu mistério, serra cheia de árvores bem verdes e muitos pontos turísticos com charme. Visite o Castelo dos Mouros e seus palácios: como o Palácio da Pena, o Palácio de Montserrat e a Quinta da Regaleira.

Palácio de Montserrat em Sintra

Almoce por Sintra e depois siga viagem até Cascais, que fica entre Sintra e Lisboa, junto ao mar. Se for verão, a sugestão que damos é que pegue uma praia durante o dia e passeie pelo centro turístico de Cascais durante a tarde e noite. Se não for tempo de praia, passe igualmente por elas para admirar o Oceano e confira igualmente o centro histórico, podendo ainda visitar o Museu de arte de Paula Rego.

Museu Paula Rego em Cascais

Dia 7 do roteiro – Coimbra

Saia de Lisboa e dirija até Coimbra, a cidade mais antiga de Portugal. Admire a Biblioteca Joanina e suba à Torre da Universidade para ver as vistas. Desfrute do ambiente ao redor da Universidade, que recebe alunos de vários lugares do mundo.

Universidade de Coimbra

À tarde, visite o Museu Nacional Machado de Castro e desfrute de uma noite com o fascinante fado. Se estiver viajando com crianças, visite o encantador Portugal dos Pequenitos. Termine o dia em Coimbra visitando o Mosteiro de Santa Clara a Nova e relaxando no Parque da Cidade, depois, pode decidir ficar uma noite ou seguir viagem até Aveiro.

Sé Nova de Coimbra

Dia 8 do roteiro – Aveiro

Já ouviu falar da “Veneza de Portugal”? A cidade de Aveiro é um encanto e muitas vezes comparada a Veneza por conta de seus canais e embarcações que lembram as gôndolas. As embarcações de Aveiro são os moliceiros, que se refere à pesca desse vegetal nas rias da cidade.

Vista de Aveiro em Portugal

No centro histórico, admire a beleza dos edifícios e casas de estilo art nouveau. Visite o Museu de Aveiro, localizado dentro do Mosteiro de Jesus. Trata-se de um museu de arte religiosa integrado num convento do século XV e onde fica o túmulo de Santa Joana.

Museu de Aveiro

Não deixe a cidade sem experimentar os “Ovos Moles”, um doce típico vendido também nas lojas próximas ao canal central. A dica é comprar uma caixa e levar para comer durante a viagem até ao próximo destino.

Ovos Moles de Aveiro

Dia 9 do roteiro – Porto

Já só faltam dois dias para finalizar o roteiro de 10 dias em Portugal, por isso, dedique os dois à segunda maior cidade de Portugal: o belo Porto. Comece então por conhecer o centro histórico da cidade, visitando locais como a Igreja de São Lourenço, a Sé e a estação São Bento.

Mapa do centro do Porto

Suba até à Torre dos Clérigos e encare os mais de 200 degraus! O esforço vale a pena, pois lá de cima tem uma vista panorâmica da cidade do Porto.

Igreja de São Lourenço no Porto

Almoce pela região, fugindo àqueles restaurantes colados aos locais turísticos, que praticam preços mais elevados. (Temos uma lista de bons restaurantes para comer no Porto que pode ajudar!)

Depois, desça pela Rua das Flores, pelo Mercado Ferreira Borges até chegar à Rua da Bolsa, com uma praça cheia de edifícios importantes e turísticos, como o Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco.

Palácio da Bolsa no Porto

Dia 10 do roteiro – Porto

Por fim, no último dia do roteiro, explore a a região da Ribeira, no Porto, visitando o Mosteiro de Santa Clara, fazendo uma visita às caves do vinho do Porto, para perceber como é a produção do vinho e até uma degustação, e finalize com um passeio de barco pelo Rio Douro, para ver a cidade com outra perspectiva.

Passeio de barco pela Ribeira no Porto

Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!