Não sabe como usar o metrô em Paris? Veja nessa matéria nossas dicas sobre esse meio de transporte, que é um dos mais práticos da cidade!
Mas como funciona o metrô em Paris?
O metrô parisiense é extenso: com 300 estações! Os trens levam aproximadamente 7 milhões de pessoas todos os dias, ficando lotados nos horários de maior tráfego.
- Não tem ideia de quanto dinheiro juntar para sua viagem? Descubra aqui quanto custa viajar a Paris e comece a se planejar financeiramente!
Os trens circulam desde às 5h30 da manhã e vão até à 01h15 – chegando às 2h da manhã nas sextas-feiras, sábados e domingos. Eles passam de 5 em 5 minutos, por isso você não precisa esperar muito para pegar o próximo trem, caso perca um.
Para facilitar o fluxo, cada linha do metrô contém um número e é codificada por cores sendo que a direção de cada linha coincide com a estação terminal. Nós recomendamos que você evite as linhas 1, 4 e 13 na hora do rush, pois elas ficam extremamente cheias.
Como andar de metrô em Paris
Pra começar, é preciso deixar clara a diferença entre RER e o metrô em Paris. O sistema de trem RER se parece muito com o metrô, mas ele serve principalmente para as áreas fora da cidade. Por isso, dentro de Paris, você precisa se certificar de usar o metrô e não o RER.
Fique atento, pois as estações são rotuladas com um grande “M” nas ruas. E preste atenção ao número da zona quando for comprar o seu bilhete, pois os tickets são específicos para cada área de Paris. Isso é muito importante, pois se te encontrarem no metrô sem o bilhete ou com um ticket que não cobre sua viagem, você corre o risco de ser multado.
E o mais importante: você deve usar o mesmo bilhete da entrada para inserir na catraca e sair da estação. Portanto guarde o seu bilhete ao longo da viagem.
Como posso comprar ingressos para o metrô?
Nossa dica para você economizar tempo é comprar os seus bilhetes em máquinas automáticas que ficam na estação. Muitas pessoas compram esses ingressos nas bilheterias das estações, mas essa não é a melhor opção se você estiver com o tempo corrido, pois os funcionários costumam parar por alguns minutos, deixando a fila lotada.
- Estas máquinas estão configuradas em vários idiomas e aceitam moedas e cartões de crédito.
Bilhetes normais: como Paris é uma cidade em que você vai usar o metrô ocasionalmente, nós recomendamos que você compre uma caderneta de zona 1-2, que conta com cerca de 10 bilhetes. Ela é válida para andar de metrô, ônibus, bonde, funicular de Montmartre e RER ao longo de sua estadia, dando direito a 10 viagens.
Bilhetes ilimitados: essa opção é bacana caso você opte por usar o transporte público com muita frequência na sua viagem. Para isso, basta comprar um passe ilimitado de 1, 2, 3 ou 5 dias, de acordo com sua preferência. Mas se for usar o transporte apenas duas vezes por dia, vale mais a pena comprar a opção acima.
Mapa do metrô parisiense
Grande parte das estações tem um mapa do metrô de Paris nas entradas e plataformas. Alguns metrôs possuem mapas que apresentam onde cada saída fica localizada.
Caso você se perca, ou se confunda no caminho, fique atento e procure pelas placas que indicam os lugares para onde ir.
Segurança no metrô
Apesar de ser um meio de transporte seguro, o metrô atrai alguns batedores de carteira por conta do número de turistas que visitam a cidade. Eles costumam frequentar trens muito lotados para roubar malas e bolsas com mais facilidade. Portanto, tranque ou preste muita atenção à bagagem, e use mochilas à frente do corpo.
Economize ao máximo na sua viagem a Paris:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Paris, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Paris da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela França e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Paris. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Paris, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Paris para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!