Madri

Madri em janeiro: como é o clima e o que fazer

Se vai viajar para Madri em janeiro, veja dicas de como é o clima, o que vestir e o que fazer durante a sua estadia nesse mês.

Gran vía decorada com luzes de Natal à noite

Se vai viajar para Madri em janeiro, veja dicas de como é o clima, o que vestir e o que fazer durante a sua estadia nesse mês.

Clima em Madri em Janeiro

O inverno em Madri pode ser rigoroso, com dias frios e noites ainda mais frias! Embora a neve não seja comum, as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero, especialmente durante a noite. Por isso, é importante levar roupas para se vestir em camadas e ter sempre um casaco quente, luvas e cachecol à mão.

No inverno (entre dezembro e março) os dias são mais curtos, com o sol se pondo por volta das 17h, proporcionando uma atmosfera aconchegante para explorar a cidade iluminada à noite. As temperaturas variam entre 2°C e 10°C. Entretanto, independente do frio, há uma variedade de atrações e atividades que compensam as temperaturas baixas.

Gráfico com as temperaturas em Madri ao longo do ano

Como é o turismo em Madri em janeiro?

Janeiro não é alta temporada em Madri, sendo um mês ótimo para visitar e ver os pontos turísticos com mais facilidade e sossego. Além de conseguir ver Madri de uma forma mais autêntica e sem tanto turismo.

Ainda assim, lembre-se que o início de janeiro é marcado pelo Réveillon, o que atrai muita gente, pois a cidade faz várias celebrações e as praças se enchem de vida. Somando ainda o Dia de Reis, que se celebra no do dia 5 para 6. É nesse momento que os espanhóis trocam presentes e há muita animação na capital.

Ou seja, nessas datas há uma elevada procura de hotéis. Por isso, é sempre bom pesquisar e reservar com antecedência o seu hotel em Madri para as datas desejadas.

Quarto do hotel Vía Castellana em Madri

Que passeios fazer em Madri em janeiro?

Há alguns passeios imperdíveis para fazer em Madri em janeiro. Um que não pode perder é a Festa de Reis, um evento cultural, com desfiles coloridos e ambiente familiar. Depois, não perca atrativos como:

Museus e Galerias de Arte em Madri

Janeiro é um mês ideal para visitar os museus e galerias de Madri. Principalmente naqueles dias mais chuvosos ou frios. O Museu do Prado, com suas obras-primas de Velázquez, Goya e El Bosco, é uma visita obrigatória, e pode adquirir antecipadamente o seu ingresso aqui.

Por outro lado, recomendamos também o Museu Reina Sofia, que abriga a famosa “Guernica” de Picasso, e o Museu Thyssen-Bornemisza, com sua ampla coleção de arte europeia.

Interior do Museu do Prado em Madri

Passear pelo centro histórico da cidade

Outro passeio ideal para fazer em janeiro, com menos movimento em Madri, é um passeio pelo centro histórico. Afinal, Madri é repleta de encantos, e poder visitar-los a pé é toda uma experiência.

Pode começar pela Puerta del Sol, o coração da cidade, e seguir até a Plaza Mayor, com seus edifícios históricos e cafés acolhedores. Visite pelo caminho o Palácio Real e a Catedral de Almudena, duas das principais atrações da cidade. E se quiser, aproveite e reserve este Free Tour, uma ótima forma de conhecer a cidade com um guia e em grupo.

Vista da Plaza Mayor em Madri

Conhecer o Estádio do Real Madri: Santiago Bernabéu

Outra dica, mesmo se não for grande fã da futebol, é visitar o estádio do Real Madri, que foi construído em 1947 na capital espanhola. O nome é uma homenagem ao que foi presidente do clube entre 1943 e 1978. Por ser uma referência no mundo do futebol, o Estádio Santiago Bernabéu recebe inúmeros visitantes!

Estádio Santiago Bernabéu em Madri à noite

Passear no Parque del Retiro

Mesmo no inverno, ir ao Parque do Retiro pode ser uma experiência muito enriquecedora. Afinal, trata-se de um verdadeiro oasis para os madrilenos e turistas que querem dar uma pausa na correria do dia a dia para descansar. Nele você pode andar de pedalinho no lago, passear pelos inúmeros jardins e ver esculturas e momumentos.

Parque Del Retiro em Madri

Compras em Madri

Por fim, aproveite que as lojas de Madri estarão em liquidação pós-festas de Natal e Reis Magos e vá fazer compras! As vitrines estarão com letreiros dizendo “REBAJAS”, e encontrará imensos produtos (de todo o tipo) com bons descontos.

Economize ao máximo na sua viagem a Barcelona:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Barcelona, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Barcelona da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Espanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Barcelona. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Barcelona, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Barcelona para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!