Hvar

Cidades perto de Hvar que vale conhecer

Saiba quais cidades perto de Hvar que vale conhecer. Separamos os destinos mais legais tanto dentro da ilha, quanto fora dela.

Saiba quais cidades perto de Hvar que vale conhecer. Separamos os destinos mais legais tanto dentro da ilha, quanto fora dela.

Ilha de Hvar

Normalmente, quando falamos em Hvar, logo vem a cidade à mente. No entanto, se trata de uma ilha com várias pequenas cidades, dentre elas a principal, onde fica o porto, a homônima Hvar. Por isso, antes de falarmos quais cidades perto da ilha vale conhecer, vamos te contar quais outras cidades dentro da ilha, além de Hvar, você deve visitar!

Stari Grad

Stari Grad fica ao norte da ilha e é uma das mais antigas cidades da Europa. Sua história remonta a 384 a.C., quando foi fundada pelos gregos. É um destino histórico muito charmoso, repleto de ruas estreitas de paralelepípedos, casas de pedra e igrejas antigas.

O coração de Stari Grad é a Praça Tvrdalj, onde fica o impressionante castelo que foi a casa do poeta Petar Hektorovic. Além de seu patrimônio cultural, Stari Grad é conhecida pelas belas paisagens, com vinhedos e campos de lavanda, e pelas praias tranquilas com águas cristalinas.

Jelsa

Jelsa fica bem na parte central da ilha e é uma cidade pacata e super bonitinha. Assim como Stari Grad, as ruas são todas de paralelepípedos. A Igreja de São João e a praça central são pontos de encontro populares, rodeados por cafés e restaurantes que servem pratos típicos croatas.

Jelsa também é famosa por suas vinícolas, produzindo alguns dos melhores vinhos da região, e por algumas festividades tradicionais. As praias próximas, como Mina e Grebisce, são ótimas para nadar e relaxar.

Jelsa, em Hvar

Vrboska

Vrboska, apelidada de “Pequena Veneza” por causa dos canais e pontes de pedra, é uma vila de pescadores que mistura beleza natural e patrimônio histórico. Lá fica a impressionante Fortaleza-Igreja de São Pedro, que domina a paisagem e reflete um pouco da história defensiva da região.

As ruas estreitas e sinuosas são cheias de casas de pedra tradicionais e cafeterias, e a cidade é rodeada por florestas de pinheiros e vinhedos. Além disso, a vila abriga um museu de pesca que celebra a longa tradição marítima local. Aliás, há várias praias que são verdadeiros refúgios, quase desertas, na região.

Vrboska

Dubrovnik – 3h30 de ferry

Dubrovnik é uma cidade costeira de paisagens inesquecíveis. Cercada por muralhas medievais do século 16, tem ruas de paralelepípedos, repletas de palácios, igrejas e praças, além de terraços à beira-mar com vista para o Mar Adriático. Desde 1979, seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Vista panorâmica de Dubrovnik

Por causa das belezas naturais e da arquitetura que mistura diferentes estilos, Dubrovnik é apelidada de ‘pérola do Adriático’. Além disso, é uma cidade que carrega muita história. Para chegar até lá, você vai precisar embarcar em um ferry, que a aqui a gente chama de balsa. O trajeto leva cerca de três horas e meia. A gente preparou uma reportagem com todos os detalhes que você precisa saber sobre a travessia Hvar-Dubrovnik.

Por falar em reportagens sobre Dubrovnik, não deixe de ler aqui a nossa lista dos 10 melhores passeios para fazer na cidade. Há desde opções mais culturais e históricas até uma seleção das melhores praias.

Rua Stradum, no Centrro Histórico de Dubrovnik

Split – 50 minutos de ferry

Assim como Dubrovnik, Split também fica na costa do Mar Adriático. É uma cidade que mescla o moderno e o tradicional, já tem mais de 1.500 anos de história. Seu centro histórico é um charmoso labirinto de ruas estreitas cheias de lojas, restaurantes e cafés. A natureza está por todos os lados e é exuberante, com uma paisagem que integra o verde ao azul do mar.

O Palácio de Diocleciano é para imperdível na cidade. É uma construção que serviu como casa do imperador romano de mesmo nome por volta do ano 300 a.C. É tão impressionante que, desde 1979, está na lista de patrimônios da UNESCO. O free tour por Split vai te apresentar este e mais monumentos da cidade com as explicações de um guia.

Ilha de Vis – 55 minutos de ferry

A ilha de Vis é um paraíso ainda pouco conhecido na Croácia. Há muitas praias lindas nessa região, mas se a gente tivesse que recomendar apenas uma seria Stiniva. O acesso a ela não é dos mais fáceis, mas vale a pena ir até lá.

Nesta praia, grandes falésias represam a água e formam uma espécie de piscina natural com um mar verde esmeralda brilhante. É uma paisagem deslumbrante! Além disso, é uma delícia para ficar longas horas relaxando, boiando e se refrescando.

Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Hvar para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!