Bruxelas em julho: como é o clima e o que fazer!

Saiba como Bruxelas é em julho, desde como é o clima até o que fazer!

Como é o clima de Bruxelas em julho?

Julho é o auge do verão em Bruxelas, com dias mais quentes e um clima bastante agradável para conhecer a cidade. As temperaturas costumam oscilar entre 14 °C nas primeiras horas da manhã e 23 °C durante a tarde, podendo, em algumas ocasiões, chegar aos 27 °C.

É uma boa ideia priorizar roupas frescas e confortáveis, mas não dispense um casaco leve, especialmente para a noite ou em caso de mudanças repentinas no tempo.

Mesmo com o sol, o clima belga ainda conta com chuvas ocasionais e momentos de céu encoberto. Ainda assim, há dias longos e iluminados, com luz natural até por volta das 22h.

Temperatura anual em Bruxelas

IMPORTANTE: Para uma viagem a Bruxelas, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Movimentação em Bruxelas no mês de julho

Como já mencionamos, julho é um dos períodos mais quentes do ano em Bruxelas, o que contribui diretamente para o aumento do fluxo de turistas.

Com o verão em pleno andamento e as férias escolares na Europa, a cidade atrai visitantes que lotam museus, praças, feiras e pontos históricos.

A programação cultural também ganha força, com eventos ao ar livre, festivais e celebrações ligadas ao feriado nacional da Bélgica, comemorado em 21 de julho.

As ruas ficam mais cheias, especialmente nas áreas centrais e em bairros com bares e cafés. Os dias seguem longos, com luz natural até perto das 22h, o que favorece um roteiro recheado de passeios!

Movimentação em Bruxelas no mês de julho

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

1. Ommegang

Se você estiver em Bruxelas nos dias 2 e 4 de julho, vale muito a pena incluir o Ommegang no seu roteiro. É um evento histórico recria a entrada triunfal do imperador Carlos V na cidade, como aconteceu em 1549.

Além disso, é um dos desfiles mais tradicionais da Bélgica, com centenas de figurantes em trajes de época, cavaleiros, músicos e dançarinos. O cenário não poderia ser mais simbólico, pois a Grand-Place vira palco de um verdadeiro espetáculo que mistura história, teatro e folclore.

Os ingressos para os assentos na praça são pagos, mas é possível acompanhar parte do cortejo pelas ruas gratuitamente. O evento acontece à noite, e é comum ver moradores e turistas reunidos para observar as atrações.

Ommegang

2. Brosella Festival

Entre os dias 4 e 6 de julho, o Brosella Festival é uma perfeito para quem busca uma experiência musical ao ar livre em um ambiente tranquilo e arborizado. Ele é realizado no Théâtre de Verdure, próximo ao Atomium, o festival reúne artistas de jazz e música do mundo todo.

É comum sempre haver diversidade nas atrações e a presença de nomes de diferentes países e estilos. Você não precisa se preocupar com ingressos caros porque o Brosella funciona no sistema “pague o que puder”, o que torna o acesso mais tranquilo.

É comum ver famílias, grupos de amigos e turistas estendidos na grama, curtindo as apresentações ao longo do dia. Levar uma canga ou cadeira portátil é uma boa ideia, além de água e protetor solar.

Brosella Festival

3. Foire du Midi

A partir de 19 de julho, o Boulevard du Midi se transforma em um verdadeiro parque de diversões com a chegada da Foire du Midi, que segue até agosto.

Nele há mais de 120 atrações, essa é a maior feira popular de Bruxelas e atrai milhares de visitantes ao longo de várias semanas. São brinquedos, jogos, barracas de comida e atividades para públicos de todas as idades.

Você pode aproveitar para experimentar comidas típicas belgas, como waffles, batatas fritas e croustillons (um tipo de bolinho doce), além de aproveitar a roda-gigante, montanhas-russas e outros brinquedos clássicos.

Foire du Midi

4. Celebrações do Dia Nacional da Bélgica

No dia 21 de julho, a Bélgica celebra a independência com uma programação especial em Bruxelas. A data marca a ascensão do primeiro rei belga, Leopold I, e é um dos eventos mais importantes do calendário nacional.

Na capital, o destaque vai para o desfile militar e civil nas proximidades do Palácio Real, com a presença da família real e autoridades do governo.

Você também pode aproveitar outras atividades, como concertos gratuitos, apresentações culturais, food trucks e o aguardado show de fogos no Parc du Cinquantenaire. Na véspera, dia 20 de julho, o bairro Marolles se transforma em uma grande festa popular com música ao vivo e dança.

Celebrações do Dia Nacional da Bélgica

5. Mini Europe

Em julho, aproveitar o Mini Europe é uma excelente escolha para quem busca um programa leve, divertido e ao ar livre.

O parque reúne miniaturas fiéis de monumentos conhecidos da Europa, como a Torre Eiffel, o Coliseu e o Parlamento de Londres, permitindo que você faça uma volta pelo continente em poucas horas.

Além disso, o espaço fica ao lado do Atomium e encanta adultos e crianças com seus detalhes impressionantes e atividades interativas. O verão europeu deixa a visita ainda mais agradável, com céu azul e clima ameno para caminhar tranquilamente entre as atrações.

Comprar o ingresso com antecedência é a melhor forma de evitar filas e organizar bem o roteiro do dia. Por isso, recomendamos que confira aqui!

Mini Europe 

Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!