Descubra o que fazer em Antibes com roteiros prontos de 1 a 4 dias!
Dia 1 em Antibes
Uma vez em Antibes, caminhe pelo Vieil Antibes, o centro histórico, onde as ruas revelam pequenas praças, cafés e mercados. Uma boa maneira de começar a viagem é visitar o Marché Provençal, o mercado municipal que funciona pela manhã, especialmente entre maio e setembro.
Lá, você encontra frutas frescas, queijos, pães, azeites e especiarias, além de produtos típicos da Provence. Inclusive, é um ótimo local para tomar café e observar o ritmo da cidade.
Depois de conhecer o mercado, siga em direção às antigas muralhas que cercam parte do centro. O trajeto oferece vistas do mar e do Port Vauban, onde ficam ancorados iates que chamam a atenção pelo tamanho.
A seguir, reserve a tarde para visitar o Museu Picasso, instalado no Château Grimaldi, uma fortaleza medieval que já foi residência do artista por alguns meses em 1946.
O acervo reúne obras produzidas durante esse período e peças que refletem a ligação de Picasso com o mar. Além das obras, a vista do terraço é belíssima, especialmente em dias claros.
Depois do museu, recomendamos que caminhe pela área do porto para observar a mistura entre a tradição pesqueira e o turismo náutico.
Se ainda houver tempo, o Museu de Arqueologia, que oferece uma visão da história da região, com artefatos que remontam à época romana.
Para o jantar, escolha um restaurante no centro histórico. O Le Figuier de Saint-Esprit é uma opção bem recomendada, com pratos que valorizam ingredientes locais.
Após o jantar, caminhe pela Rue Aubernon, onde há bares como o Drinkers Club, ideal para um coquetel, ou o Le Blue Lady Pub, que tem clima descontraído.
IMPORTANTE: Para uma viagem internacional, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
Dia 2 em Antibes
Para aproveitar bem o dia, recomendamos que comece cedo e siga para Cap d’Antibes, um local cercado por praias e trilhas com paisagens naturais. Você pode chegar de ônibus a partir do centro ou, se estiver de carro, aproveitar a liberdade de parar em diferentes pontos.
A Plage de la Garoupe é uma das mais conhecidas, com mar calmo e estrutura de restaurantes à beira-mar.
Se estiver disposto a se movimentar mais, percorra parte do Sentier du Littoral, uma trilha costeira que contorna falésias e tem uma vista linda. Assim, recomendamos que leve calçado confortável e água, principalmente nos meses de verão, quando o calor pode ser intenso.
Depois da praia, faça uma pausa para o almoço em um dos restaurantes da região. O Plage Keller é conhecido por sua culinária à base de frutos do mar, com mesas praticamente na areia.
Em seguida, visite o Jardim Botânico Thuret, que abriga espécies locais e exóticas, sendo perfeito para uma caminhada mais tranquila após o almoço.
À noite, volte para o centro de Antibes ou siga para Juan-les-Pins, bairro vizinho famoso pela vida noturna.
Por lá, você encontra restaurantes de diferentes estilos. O La Passagère, por exemplo, oferece uma experiência super refinada.
Depois do jantar, escolha entre bares movimentados ou clubes que recebem DJs durante o verão, ideais para quem quer dançar e aproveitar até mais tarde.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
Dia 3 em Antibes
No terceiro dia vale a pena visitar a Forte Carré, uma fortaleza do século XVI construída para proteger a cidade. Além da importância histórica, o local proporciona uma das vistas mais bonitas de Antibes, com o mar de um lado e os Alpes ao fundo.
A visita dura cerca de uma hora e pode ser feita a pé a partir do centro, embora seja necessário subir algumas ladeiras.
Depois, siga para o Museu Peynet, que reúne obras do caricaturista francês Raymond Peynet. É uma parada rápida e divertida, oferecendo um olhar diferente sobre a arte na região.
Na hora do almoço, monte um piquenique com produtos comprados no Marché Provençal. Queijos, pães, frutas e vinhos podem ser saboreados em um parque ou em uma área próxima ao mar.
Em seguida, caminhe sem pressa pelas ruas do centro histórico. Lá você irá encontrar lojinhas de artesanato, ateliês de arte e cafés em pequenas praças.
Ao anoitecer, faça uma reserva em um restaurante que ainda não tenha conhecido. O Le Vauban se destaca pelos frutos do mar e pode ser uma ótima experiência!
Depois do jantar, você pode ir ao Absinthe Bar, onde a bebida é preparada de forma tradicional, ou escolher um lugar mais tranquilo, como o Bar Fitzgerald, que tem vista para o mar.
Dia 4 em Antibes
Se você quiser aproveitar o último dia conhecendo os arredores, vale pegar um trem até Cannes, que fica a apenas 10 minutos de Antibes.
Ao chegar, comece pelo Festival de Cannes e a famosa Croisette, uma avenida à beira-mar com calçadão, lojas de luxo e hotéis.
Não deixe de passar pelo Palais des Festivals, onde acontece o renomado festival de cinema, e tirar algumas fotos do tapete vermelho.
Depois, aproveite para passear pelas ruas do centro antigo, com suas praças e cafés charmosos. Para o almoço, escolha um restaurante com menu fixo, que costuma oferecer bom custo-benefício durante a semana.
No início da tarde, caminhe pelo Porto de Cannes, observando os iates e a movimentação do porto, antes de retornar para Antibes.
De volta a Antibes, se ainda houver tempo, você pode revisitar lugares que mais gostou, como a Plage de la Gravette próxima ao centro, ou fazer compras no centro histórico.
Para encerrar a viagem, opte por um jantar leve em um restaurante do centro e faça uma caminhada final pela Place Nationale e ruas ao redor.
Parar em um café ou bar pequeno para um último brinde deixa a despedida ainda mais especial, garantindo que você termine a viagem com a sensação de ter aproveitado cada detalhe que a região tem a oferecer!
Economize ao máximo na sua viagem à Costa Azul:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Costa Azul, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos da Costa Azul da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar até 55%!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Costa Azul. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Costa Azul, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip americano, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar na Costa Azul, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico na França é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!