Bruxelas em março: como é o clima e o que fazer!

Saiba como é Bruxelas no mês de março, desde como é o clima e o que fazer!

Como é o clima de Bruxelas em março?

Março marca o fim do inverno em Bruxelas, mas o frio ainda é constante por lá. As temperaturas médias variam entre 4 °C e 11 °C, e embora o risco de geada diminua, ele ainda existe nas primeiras semanas do mês. 

A cidade começa a receber um pouco mais de luz natural, com os dias gradualmente mais longos, o que viabiliza melhor os passeios.

Apesar disso, o clima é instável porque um dia pode amanhecer com sol tímido e terminar com chuva leve ou vento gelado. Por isso, é prudente vestir-se com roupas mais quentes e carregar sempre um casaco impermeável.

Temperatura anual em Bruxelas

IMPORTANTE: Para uma viagem a Bruxelas, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Movimentação de Bruxelas em março

Em março, Bruxelas começa a sair do inverno, como já mencionamos, mas o movimento turístico ainda é moderado. Os primeiros grupos de visitantes retornam gradualmente, especialmente no final do mês, com a aproximação da primavera. 

Ainda assim, museus, praças e pontos históricos seguem acessíveis, sem filas longas nem ambientes lotados.

O calendário cultural começa a ganhar fôlego, com mais eventos, exposições temporárias e atividades ao ar livre em preparação para a nova estação. Os cafés retomam o movimento aos poucos e parques como o Cinquentenário ou o Leopold já recebem mais visitantes.

Bruxelas em março

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

1. Afropolitan Festival

O Afropolitan Festival acontece no início de março no Bozar, principal centro cultural da cidade e celebra a cultura afrodescendente com uma programação bastante diversa. 

O evento reúne shows, debates, performances, filmes e oficinas que destacam a produção artística de artistas africanos e da diáspora. É uma oportunidade para conhecer um recorte cultural com temas que abordam identidade, imigração e diversidade.

Vale dizer que o público é diverso e engajado, e a programação inclui atividades tanto gratuitas quanto pagas. 

Afropolitan Festival

2. Anima Festival 

Entre o fim de fevereiro e o início de março, acontece o Anima Festival, um dos mais importantes festivais de animação da Europa. A programação inclui longas e curtas-metragens, tanto para adultos quanto para crianças.

O festival valoriza produções autorais e inovadoras, com obras premiadas em festivais internacionais e espaço para novos talentos.

Além das exibições, o evento promove oficinas, debates e atividades educativas, tornando-se uma ótima opção para quem viaja com crianças ou quer conhecer uma linguagem visual diferente. 

Anima Festival 

3. Atomium 

O mês de março é um ótimo momento para visitar o Atomium, principal símbolo de Bruxelas. As temperaturas já começam a subir um pouco e o fluxo de turistas ainda é baixo, o que significa menos filas e mais tranquilidade para circular pelas exposições.

Todo o percurso é coberto, o que torna a visita confortável independentemente do clima do lado de fora. 

Além da estrutura arquitetônica impressionante, há exposições sobre ciência, design e cultura belga. Para organizar melhor seu tempo na cidade, vale garantir seu ingresso com antecedência. E você pode fazer isso bem aqui!

Atomium 

4. Free tour por Bruxelas

Fazer um free tour por Bruxelas nesse período é uma forma inteligente de conhecer os principais pontos históricos com o apoio de guias bem preparados. 

O trajeto passa por áreas como a Grand Place, o Mont des Arts e outros marcos importantes da capital belga. Além disso, com menos visitantes nas ruas, o passeio é mais personalizado e você consegue aproveitar cada parada com calma. 

É uma atividade gratuita, com contribuição conforme você possa no final, é altamente recomendada para quem gosta de conhecer os lugares andando e aprendendo. Todos os detalhes estão disponíveis bem aqui!

Palácio real

5. Ônibus turístico 

Março é um período de transição entre o inverno e a primavera, o que torna o ônibus turístico uma alternativa eficiente para quem quer conhecer Bruxelas com mais conforto. 

Nele há paradas nos principais pontos da cidade, o passeio permite que você conheça monumentos, praças e museus com flexibilidade, sem depender do transporte público nem se preocupar com o clima.

Os ônibus contam com aquecimento e áudio-guia em português, o que torna o trajeto informativo e agradável. Caso tenha interesse, basta clicar aqui!

Ônibus turístico em Bruxelas

Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!