
Principal parque do complexo, o Universal Studios é focado nos bastidores das produções cinematográficas da Universal, trazendo atrações incríveis sobre Os Simpsons, Homens de Preto, Shrek, Transformers, Minions e Harry Potter.
Nós reunimos as 10 melhores dicas do Universal Studios para você viver a melhor experiência possível! Venha ver!
E não deixe de conferir o nosso guia completo de Orlando. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
1. Chegue cedo ao parque
Uma das dicas mais importantes: chegue o mais cedo possível ao parque.
Ele é bem grande, dividido em 8 áreas temáticas, e você levará o dia inteiro para percorrer cada uma e apreciar as suas atrações.
Por isso, o ideal é chegar bem cedo, antes da abertura às 9h, para aproveitar muito! Os parques começam a encher bastante depois das 10h, então essa hora inicial é ótima para pegar poucas filas.

Às 8h acontece a entrada antecipada dos hóspedes da Universal Resort. Se você for um deles, chegue ainda mais cedo.
2. Economize tempo com as Single Riders e o Express Pass
Cada minuto de parque é importante e para otimizar o seu tempo, sem gastar nada, vale usar a Single Rider. Trata-se de uma fila para aqueles que irão sozinhos em alguma atração.
Nela, você é chamado para preencher lugares que restaram nos brinquedos, economizando bons minutos. Se não se importar de ir com um desconhecido ao seu lado, vale a pena.
Atrações com Single Rider no Universal Studios:
- Harry Potter and the Escape from Gringotts
- Hollywood Rip Ride Rockit
- Men in Black: Alien Attack
- Revenge of the Mummy
- Transformers: The Ride – 3D
- Fast & Furious – Supercharged

Outra alternativa é pagar pelo fura-filas da Universal. São dois disponíveis: Universal Express Pass, permitindo furar uma única fila em cada atração; Universal Express Unlimited Pass, que permite evitar todas as filas de qualquer atração, quantas vezes quiser.
O preço varia conforme a demanda da época, por isso, é bom escolher datas com menos público (falaremos sobre isso mais à frente). A versão básica fica entre US$ 99-349 e a Unlimited entre US$ 129-379 (ou seja, será apenas 30 dólares de diferença entre cada uma).
Dependendo do dia escolhido, o fura-filas da Universal pode custar até o triplo do valor do ingresso. Por isso, a estratégia mais vantajosa para quem quer contratar esse serviço é pegar algum dia de hotel na categoria Signature Collection.
Ao se hospedar, todos os hóspedes do quarto recebem o Express Unlimited sem custo, economizando facilmente mais de mil dólares. E o melhor: desfrutando de um ambiente de qualidade proporcionado pela Universal.
3. Siga um roteiro pelo parque
Saber exatamente aonde ir deixará a sua visita ainda mais proveitosa. De início, o segredo é se dirigir para o Beco Diagonal. É a área mais popular do Universal Studios e, como imaginado, as filas são bem grandes.
No entanto, logo pela manhã a espera costuma ser menor, justamente por causa do parque ainda não estar com todos os visitantes do dia. Enquanto segue para lá, você verá vários personagens pelo caminho e cenários incríveis. Fique com o celular na mão pronto para registrar cada momento!

Quando acabar a sua exploração pelo mundo dos bruxinhos, você pode seguir para duas áreas super legais e finalizar essa parte antes da pausa para o almoço: World Expo e Springfield.
4. Quais atrações priorizar no Universal Studios
Como dito acima, o Beco Diagonal é o grande sucesso do parque. De Emdiburgo à Flórida, ele é um dos espaços mais impressionantes já construído pelo complexo Universal.
Ele replica exatamente como seria o Beco Diagonal retratado nos filmes de Harry Potter, com a loja de varinhas mágicas, lojas de doces, bares de cerveja amanteigada e muito mais.
Seguindo até o final, há um enorme prédio simulando o Banco Gringotts. Em cima dele há uma estátua incrível de dragão que cospe fogo de verdade a cada 10 minutos! E lá dentro fica uma das mais legais atrações do parque: a montanha-russa 3D Harry Potter and the Escape From Gringotts, que recria a fuga do Harry do banco com os seus amigos.

Ainda no mundo de Harry Potter, vale a pena conhecer a Ollivanders, uma das lojas mais imersivas. Lá, os bruxinhos de todos os países podem adquirir a sua própria varinha mágica e assistir a uma apresentação que mostra a varinha escolhendo um visitante.
Além do Beco Diagonal, existem muitas outras áreas e atrações legais para aproveitar. Porém, precisamos das destaque para a Race Through New York Starring Jimmy Fallon, o simulador do apresentador Jimmy Fallon.
Muitos subestimam essa atração e passam direto, mas ela traz uma experiência que nós achamos muito divertida. Nela, os visitantes fazem um divertido passeio por Nova York, partindo do Rockefeller Center e passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

Em contrapartida, há aquelas que talvez não valham o seu tempo ou não sejam destinadas a você. Um exemplo é a área da DreamWorks. A maioria das suas atrações são voltadas para crianças, então se estiver sem nenhuma, você pode dar somente uma breve passada por lá.
Outro que achamos que não vale o tempo é o brinquedo Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl. É o clássico carrossel voador feito para os pequenos.
Esse é polêmico: E.T. Adventure. Grande clássico do parque, a atração tem um lugar especial no coração de quem é apaixonado pelo filme. No entanto, não traz nada de muito inovador tecnologicamente, é apenas um passeio simples que gera nostalgia. No final, vai de cada um.
Por fim, a atração temática de MIB: Homens de Preto também não é tão marcante, na nossa opinião. Trata-se de uma grande competição de tiro ao alvo para acertar os aliens, com direito à exibição da sua pontuação (lembra um pouco as atrações Villain-Con Minion Blast, também no Universal Studios, e as de Toy Story na Disney: Toy Story Mania! e Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin).

5. Não deixe para comprar o ingresso na bilheteria
Não deixe para comprar os ingressos na bilheteria ou diretamente nos sites dos parques. Além de enfrentar filas, você pagará o IOF de 6%, por ser uma compra em dólar, e não poderá parcelar.
Por isso, a melhor forma de economizar é comprar com uma agência de viagens credenciada, que vende os ingressos oficiais, por um preço igual ou até melhor que os sites dos parques, e ainda conta com um atendimento rápido em português, tornando todo o processo muito mais simples.
O GrupoDicas tem a sua própria agência de viagem, a Vou de Dicas, que reúne o nosso conhecimento e a paixão por viajar com serviços de qualidade, ajudando outros viajantes a terem experiências inesquecíveis.
Criada em 2019, a Vou de Dicas é especialista em Orlando e Estados Unidos, oferecendo todos os ingressos, de todas as atrações, com os melhores preços e atendimento diferenciado. Nós possuímos todas as promoções e preços das grandes agências, mas com o benefício de garantir toda a segurança para nossos leitores.
Compre o seu ingresso para os Parques da Universal usando o nosso cupom GRUPODICAS ou solicite um orçamento aqui via WhatsApp com a nossa equipe!

Na nossa agência, você consegue pagar em 10x, em reais e sem IOF! Fora que te ajudaremos com todas as dicas e dúvidas que tiver, levando também todo o suporte da nossa equipe para o planejamento da sua viagem.
Vendemos também todos os ingressos de parques, hotéis, seguro viagem, carro, cruzeiro Disney, NBA, guia virtual e transfer.
Guiamento virtual: um serviço que está bombando aqui em Orlando é o guiamento virtual nos parques da Disney. É uma pessoa especialista, que vai te ajudar a organizar todo o seu dia, marcar os fura filas, montar o roteiro e estar com você por WhatsApp o dia todo de parque. Dá uma economia média de 4 horas por dia que você gastaria esperando nas filas, e pode aproveitar mais o parque. Se tiver interesse, peça para nossas consultoras um orçamento.
6. Quando ir ao Universal Studios em Orlando
Qualquer dia será um bom momento para aproveitar o parque. Contudo, existem algumas estratégias que você pode seguir para fugir daquelas filas chatas que atrapalham a diversão.
Uma dica muito boa é evitar períodos de férias e feriados. Caso você não esteja familiarizado com as datas festivas dos Estados Unidos, nós indicamos conferir antes de escolher o seu dia de visita.

Um bom exemplo é a semana do feriado de Ação de Graças, que costuma encher os parques e pegar muitos turistas estrangeiros de surpresa.
Fique de olho também nas férias escolares americanas, como o Summer Break (de junho a agosto), o Winter Break (do fim de dezembro ao início de janeiro) e o Spring Break (em março ou abril), que sempre atraem multidões e podem impactar a sua experiência nos parques.
Dias da semana também fazem diferença! De terça a quinta o parque costumar estar mais vazio do que no restante da semana. E o mesmo acontece com meses como abril, maio e setembro, que registram uma movimentação menor.
7. Cuidado com os eventos temáticos
A visita ao Universal Studios pode ser ainda mais especial graças aos eventos sazonais, quando eles preparam uma programação totalmente diferente e uma bela decoração temática.
Um exemplo é o Halloween Horror Nights (HHN). Todos os anos eles celebram o Halloween incrementando personagens, casas de terror e zonas de susto nos parques. O evento acontece à noite, por volta das 19h, e os ingressos são vendidos à parte.
Contudo, o que poderia ser uma boa experiência pode acabar se tornando frustrante. Quem for ao parque em dia de evento e não comprar os ingressos, será convidado a se retirar horas antes do encerramento normal. Para evitar surpresas, sempre confira o calendário do parque antes de marcar a visita.

Outros eventos que ocorrem, mas não precisam de ingresso extra:
Mardi Gras: inspirado no carnaval de Nova Orleans, neste festival o parque se enche de carros alegóricos, desfiles, shows de artistas famosos e comidas do mundo inteiro, alegrando toda a família. Para ter acesso ao evento, basta ter o ingresso normal do Universal Studios, sem nenhum custo extra.
Holidays at Universal Orlando: quando o clima do fim de ano chegar, a Universal enfeitará os seus parques com uma charmosa decoração natalina e muita neve artificial. Nesta época acontece a Universal Holiday Parade featuring Macy’s, um desfile animado de Natal, com direito a balões gigantes dos personagens do estúdio. Este evento está incluso no ingresso padrão.
8. Baixe o aplicativo da Universal
A melhor forma de otimizar o seu dia é baixando no seu celular o aplicativo Universal Orlando Resort. Ele funciona como um grande assistente dos visitantes, entregando informações muito úteis para o seu dia de parque.
Uma das suas melhores funções é o acesso ao mapa interativo, que orienta a direção das atrações, restaurantes e até mesmo dos banheiros. Te poupa bastante tempo quando for circular pelo parque.
Quando sentir fome, você pode consultar o cardápio dos restaurantes e fazer seu pedido diretamente pelo app (através do Order Mobile), evitando aquelas filas chatas na hora do almoço. Assim que a sua refeição estiver pronta, basta ir retirá-la no local.

Pelo aplicativo, você também pode fazer compras, reservar mesas em restaurantes e receber alertas sobre qualquer alteração de última hora. Além disso, ele mostra em tempo real a espera de cada atração, permitindo acompanhar tudo pelo celular e aproveitar os momentos em que as filas estão menores.
Enfim, o aplicativo é bem útil e nós recomendamos que ao menos uma pessoa do seu grupo o tenha em mãos.
9. Não perca as paradas e shows musicais
Muitos não sabem, mas o Universal Studios apresenta diversos shows musicais acontecendo pelas próprias ruas do parque. Um deles é o Marilyn & the Diamond Bellas, um show nostálgico de Marilyn Moroe e as suas dançarinas que acontece em alguns horários pelo dia.
Outro show de rua contagiante é o The Blues Brothers Show, uma banda inspirada no grupo fundado na década de 1970 para o Saturday Night Live. A apresentação dura 15 minutos, trazendo músicas clássicas e animando público. Ela acontece repetidamente ao longo do dia.
Não perca também a Universal Mega Movie Parade, um desfile de carros alegóricos que reúne os grandes nomes do cinema, desde o T-Rex de Jurassic Park até os Minions e o E.T.!

10. Aproveite o refil de bebidas da Universal
Acabe com a sua sede e garanta uma super lembrancinha da Universal! O complexo disponibiliza dois refis de bebida para você escolher, conforme à sua necessidade.
O primeiro é o clássico da Universal com copos temáticos de personagens do estúdio, como Minions, Transformers, Jurassic Park, Os Simpsons e outros.
Após comprar o copo, que custa entre US$ 10–16, bastar pagar um adicional de US$ 1,49 toda vez que quiser enchê-lo com bebidas em qualquer um dos restaurante do complexo (a primeira vez é gratuita).
Outra alternativa é o Coca-Cola freestyle®, um refil específico da marca que custa aproximadamente US$ 18,99 o copo, com a vantagem de receber bebida ilimitada a cada 10 minutos. Ele é válido apenas nas máquinas Freestyle nos parques.
Embora o copo da Coca-Cola não tenha os temas dos personagens da Universal, ele continua sendo uma opção bonita como lembrancinha. Outro ponto importante é que ele precisa ser reativado toda vez que for aos parques. Basta pagar US$ 11,99 que você volta a receber bebida ilimitada a cada 10 minutos.
Muitos visitantes compram o copo da Coca-Cola e, no segundo dia, optam por pagar só o refil de US$ 1,49 em vez de reativar o plano. É uma forma de economizar, se você não consome tanto assim.

Economize ao máximo na sua viagem a Orlando:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Orlando, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos de Orlando da forma mais barata e segura – para os parques, museus e jogos esportivos! Dá para economizar até 30%!
- Carro: esse é um item quase indispensável na Flórida. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Orlando. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Orlando, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip americano, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Orlando para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico nos EUA é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!