Veneza em Maio: Dicas, clima e o que fazer!

Se você pensa em conhecer Veneza em maio, confira as dicas e saiba desde já como é o clima e o que você pode fazer por lá nessa época do ano!

Como é o clima de Veneza em maio?

Maio em Veneza traz temperaturas amenas e dias mais longos, o que torna o mês perfeito para explorar a cidade a pé ou de gôndola.

Durante o dia, as temperaturas variam entre 13°C e 22°C, sendo bastante agradáveis para passeios ao ar livre. À noite, o clima pode ficar um pouco mais fresco, com temperaturas que podem cair para cerca de 12°C, por isso é recomendável trazer uma jaqueta leve ou um suéter.

As chuvas são moderadas, mas não frequentes, com uma média de oito dias de chuva ao longo do mês. No entanto, essas precipitações costumam ser rápidas, e o sol logo volta a aparecer, permitindo que você continue seus passeios pela cidade sem maiores interrupções.

Gráfico com as temperaturas máximas e mínimas em Veneza

Com a primavera, os dias começam a ficar mais longos, proporcionando mais tempo para explorar a cidade sob a luz do sol. Os jardins e parques, como o Giardini Reali e o Giardini della Biennale, começam a florir, tornando o cenário ainda mais bonito.

  • Não sabe quando viajar, para Veneza? Confira os melhores meses para viajar até a cidade!

Vale a pena viajar em maio?

Sem dúvida, viajar para Veneza em maio é uma excelente escolha. Esse mês oferece um dos melhores equilíbrios entre clima agradável, preços ainda razoáveis (em comparação à alta temporada) e uma quantidade moderada de turistas.

As multidões que lotam a cidade durante os meses de verão ainda não chegaram em massa, o que significa que você pode aproveitar as principais atrações turísticas com mais tranquilidade.

As atrações mais populares de Veneza, como a Piazza San Marco, a Basílica de San Marco, a Ponte Rialto e o Palácio Ducal, estão menos movimentadas, o que permite uma experiência mais agradável. Você também poderá explorar os bairros menos conhecidos, como Cannaregio e Dorsoduro, com mais calma, aproveitando para conhecer o lado mais autêntico da cidade.

Além disso, as tarifas de hospedagem ainda são relativamente mais acessíveis do que no verão. Hotéis e restaurantes oferecem um bom custo-benefício, especialmente se você reservar com antecedência. Para quem deseja um passeio mais econômico, maio é uma ótima escolha para aproveitar Veneza sem a inflação de preços da alta temporada.

Com as temperaturas mais amenas, os dias ensolarados e a brisa suave, é possível explorar a cidade confortavelmente, sem o calor intenso do verão ou o frio do inverno.

Onde comprar os ingressos de Veneza e da Itália?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Veneza, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

Dicas de feriados e eventos de maio em Veneza

1. Festa della Sensa – A Festa da Ascensão

Uma das celebrações mais antigas de Veneza, a Festa della Sensa (ou Festa da Ascensão) acontece no domingo seguinte ao Dia da Ascensão, que geralmente cai em maio. Esse evento celebra o relacionamento histórico de Veneza com o mar. Antigamente, era um símbolo do poder marítimo da República de Veneza.

A cerimônia mais importante da festa é o tradicional “Casamento de Veneza com o Mar”, quando o prefeito de Veneza lança um anel simbólico na lagoa como um gesto de união com o mar. É um espetáculo único e belo, com uma procissão de barcos históricos que navegam pelo Bacino di San Marco. Se você estiver em Veneza durante esse período, não perca a chance de testemunhar esse evento histórico que remonta aos tempos dos Doges.

2. Biennale de Veneza – Arte Contemporânea

Para os amantes de arte, maio também marca o início da Biennale de Veneza, um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo. Embora o evento principal comece apenas em junho, em maio já há muitas exposições e pavilhões abertos ao público. A Biennale é uma oportunidade de ver obras de artistas internacionais expostas em locais históricos, como o Arsenale e os Giardini della Biennale.

Este é um evento imperdível para quem se interessa por arte moderna e quer vivenciar Veneza de uma forma diferente, longe das rotas mais tradicionais dos turistas. A atmosfera artística invade a cidade, e até quem não é fã de arte vai se encantar com as instalações que aparecem em espaços inesperados.

Interior do Museu Museu Ca’ d’Oro. Nota-se algumas pinturas e uma escultura em exposição.

3. Festa di San Marco – Dia de São Marcos (25 de abril)

Embora o dia oficial de São Marcos, o padroeiro de Veneza, seja comemorado em 25 de abril, as festividades continuam em maio com eventos religiosos e culturais. A Basílica de San Marco é o centro das celebrações, com missas especiais e procissões. É também uma época em que muitas pessoas visitam a igreja e os arredores para prestar homenagens ao santo.

Além disso, o mês de maio ainda carrega o espírito de renovação e celebração da primavera, com eventos florais e festivais de comida local ocorrendo em várias partes da cidade.

4. Vogalonga – Regata de Barcos a Remo

Outro evento icônico que acontece em maio é a Vogalonga, uma das maiores regatas a remo do mundo. Esse evento nasceu como um protesto contra a poluição dos canais causada pelas embarcações a motor e, hoje, é uma celebração do remo tradicional.

Participantes de todo o mundo, amadores e profissionais, se juntam para remar pelos canais de Veneza em um percurso de mais de 30 km. A cidade fica repleta de espectadores nas margens dos canais, e o evento é uma verdadeira festa. Mesmo que você não participe da regata, assistir à Vogalonga de uma das pontes ou ruelas de Veneza é uma experiência única.

Economize ao máximo na sua viagem a Veneza:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Veneza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Veneza da forma mais barata e segura.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Veneza, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Veneza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.