Veja o roteiro pelo Sul da França. Se você pretende visitar a famosa região do país, veja as melhores dicas de passeios e lugares para visitar em sua viagem.
Sul da França
Explorar o sul da França é uma experiência encantadora, repleta de paisagens deslumbrantes, vinícolas renomadas, cidades históricas e praias ensolaradas. Sendo assim, sugerimos abaixo um roteiro de 10 dias para você aproveitar ao máximo essa região encantadora.
Dias 1 e 2: Nice
Primeiramente, nice é uma cidade localizada no sul da França, às margens do Mar Mediterrâneo. É conhecida por suas praias, clima agradável e arquitetura. Considerada a quinta maior cidade da França, Nice oferece uma mistura de influências culturais, incluindo a italiana devido à sua proximidade com a fronteira da Itália.
Além das praias, Nice possui a famosa Promenade des Anglais, um calçadão à beira-mar, e o bairro histórico conhecido como Vieux Nice, onde você encontrará ruas estreitas, mercados locais e restaurantes. Logo, a cidade também é conhecida por seus festivais, museus e eventos culturais. Sendo assim, você pode utilizar o tempo restante para ir á algum evento que esteja acontecendo por lá.
Dia 3: Mônaco
Embora tecnicamente não seja parte da França, Mônaco é uma cidade-estado independente na Costa Azul. Logo, também é conhecida por seu glamour, cassinos e pelo Circuito de Mônaco de Fórmula 1.
Por lá, você pode visitar o Palácio do Príncipe, um local histórico com uma vista panorâmica da cidade e do mar; o Jardim Exótico de Mônaco; o Museu Oceanográfico e a Catedral de Mônaco. Ainda, o La Condamine é um bairro charmoso, onde os turistas podem experimentar produtos locais.
Dias 4 e 5: Cannes
Localizada no sudeste da França, a cidade de Cannes é prestigiada internacionalmente devido ao importante Festival de Cinema de Cannes, que atrai celebridades, cineastas e amantes do cinema de todo o mundo.
Além do festival, Cannes é conhecida por suas praias de areia fina e pelo calçadão ao longo da famosa Croisette, onde você pode encontrar hotéis luxuosos, boutiques de grife e restaurantes sofisticados. A cidade também abriga o Palais des Festivals et des Congrès, o local principal do Festival de Cinema de Cannes.
- Cannes é considerada um destino de luxo e glamour, atraindo visitantes não apenas durante o festival de cinema, mas ao longo de todo o ano por conta de sua atmosfera, eventos culturais e famosa vida noturna.
Dias 6 e 7: Saint-Tropez
Uma antiga vila de pescadores que se tornou um destino internacional. Dessa forma, Saint-Tropez possui praias badaladas, vida noturna e uma marina cheia de iates. Por lá, visite a Plage de Pampelonne e desfrute de águas cristalinas nesta praia famosa, conhecida por suas areias brancas e finas.
Já no Vieux Port, explore o charmoso porto antigo e seus restaurantes à beira-mar. Portanto, separe um tempo para conhecer a Citadelle de Saint-Tropez e visite a cidadela com vistas panorâmicas da cidade e do mar.
Dias 8 e 9: Avignon e Provence
Dirija até Avignon, localizada na região da Provença, é uma cidade rica em história e cultura. Por lá, comece visitando o Palácio dos Papas, um dos maiores palácios góticos da Europa. Assim, vá até a Ponte Saint-Bénézet, uma famosa ponte que atravessa parcialmente o rio Rhône.
Além disso, visite o jardim público Rocher des Doms que oferece uma vista panorâmica da cidade. Dessa forma, o Petit Palais Museum, Place de l’Horloge, bem como o Museu Calvet também são lugares importantes para você visitar.
Depois siga para Provence, conhecida por sua beleza cênica, campos de lavanda, vinícolas, vilarejos pitorescos e uma rica herança cultural. Durante o verão, os campos de lavanda estão em plena floração, criando paisagens espetaculares. Dessa maneira, algumas das áreas mais famosas para apreciar a lavanda incluem o Plateau de Valensole e o Parque Natural Regional do Luberon.
Contudo, a região é famosa por seus vinhos, e Châteauneuf-du-Pape é uma das áreas vinícolas mais renomadas. Assim, faça passeios pelas vinícolas, deguste vinhos e aprenda sobre o processo de produção.
Dia 10: Marselha
Por fim, você pode visitar Marselha, a segunda maior cidade da França, localizada na costa sul do país. Comece o dia explorando o antigo porto de Marselha. Logo, passeie pela orla marítima, observe os barcos de pesca e iates, como também aproveite para tomar um café em uma das cafeterias à beira-mar.
Suba até a Basílica de Notre-Dame de la Garde para ter uma vista panorâmica da cidade. A basílica é um dos marcos mais conhecidos de Marselha. Desça do topo da colina e explore Le Panier, o bairro mais antigo de Marselha. Ruas estreitas, praças encantadoras e fachadas coloridas caracterizam este bairro cheio de charme.
Depois, visite a Catedral de Marselha, também conhecida como La Major. Esta catedral impressionante é uma obra-prima da arquitetura do século XIX. Em seguida, para o almoço, vá até Les Terrasses du Port, um moderno centro comercial à beira-mar, onde você encontrará uma variedade de restaurantes e cafés com vista para o porto.
Explore o MuCEM, um museu dedicado à cultura do Mediterrâneo. Além das exposições, o próprio edifício é uma obra arquitetônica impressionante. À noite, explore o bairro Le Cours Julien, e se preferir, jante em um dos restaurantes à beira do antigo porto. Muitos deles oferecem frutos do mar frescos e pratos tradicionais da Provença.
Economize ao máximo na sua viagem a Paris:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Paris, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Paris da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela França e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Paris. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Paris, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Paris para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!