Mesquita Al Ahmad no Souq Waqif em Doha no Catar

Descubra quando viajar para o Catar e quais são os melhores meses para conhecer o país, levando em consideração o clima, gastos e eventos.

Como é o clima no Catar?

Localizado no Oriente Médio, o Catar ganhou notoriedade internacionalmente após sediar a Copa do Mundo de 2022. O país chama atenção com a sua arquitetura moderna e tecnológica, que remete aos arranha-céus de Dubai, nos Emirados Árabes.

Semelhante a outros países da região, o Catar tem clima desértico, com dias de sol durante todo o ano praticamente.

O verão, de junho a setembro, é extremamente quente e as temperaturas ultrapassam com frequência os 40ºC. Já o inverno é bem mais ameno, com temperaturas mais agradáveis, na faixa dos 20ºC.

Gráfico de temperatura anual em Doha no Catar

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

Quais são os melhores meses para visitar o Catar?

De forma geral, o melhor período para conhecer o Catar vai de dezembro a março, o inverno. Nesses meses, o clima fica mais fresco, com temperaturas que variam entre 17 °C e 25 °C. São as melhores para fazer passeios ao ar livre como praias, desertos e outros.

Visando aproveitar esse clima mais agradável, os turistas tendem a viajar durante o inverno, que se torna o período mais movimentado do ano. Com isso, os preços de hotéis, passagens e atrações encarecem, enquanto tudo lota com mais facilidade.

Se você busca um equilíbrio entre o clima agradável e menos gastos, o mês de abril pode ser uma excelente escolha. Ele coincide com o Ramadã, mês sagrado da cultura islâmica, que falaremos mais abaixo.

Cidade de Doha no Catar

Verão e baixa temporada no Catar

A baixa temporada compreende justamente o verão, que vai de junho a setembro. O período é marcado pelo calor tão intenso que nem mesmo os moradores locais conseguem lidar.

Consequentemente, a movimentação pelos centros urbanos acontece mais à noite, quando o clima esfria e se torna menos insuportável.

Na prática isso significa que, viajando durante o verão, você terá mais dificuldades para fazer qualquer passeio que acontece de dia, como idas à praia e ao deserto. Muitos turistas tendem a evitar o Catar nesta época.

Em compensação, é no verão que surgem as melhores promoções em hotéis e passagens aéreas, fazendo com que a sua viagem se torne bem mais barata.

Ou seja, os meses mais baratos nem sempre são os mais confortáveis para conhecer o Catar.

Mas se o dinheiro for curto, dá para encarar. Garrafinha de água na mão, protetor solar na pele, chapéus e óculos de sol no corpo e, talvez, aqueles pequenos ventiladores portáteis irão te ajudar a se proteger e aliviar parte do calor.

Lusail no Catar

Ramadã e feriados islâmicos

O Ramadã é um mês sagrado da cultura islâmica, em que boa parte dos habitantes do Catar entram em jejum durante o nascer ao pôr do sol, aproveitando o dia para rezar e se dedicar à religião.

A data do Ramadã é móvel, seguindo o calendário islâmico, que é lunar. Geralmente, ele acontece entre março e abril.

Durante o mês do Ramadã, a rua estará mais vazia, e consequentemente, não haverá filas nem lotações nos pontos turísticos.

Contudo, se alimentar em público soará desrespeitoso, o que faz com que o período tenha bastante restrições alimentares, com turistas procurando locais privados para poderem comer.

Outros feriados importantes no Catar:

  • Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã e dura cerca de três dias.
  • Eid al-Adha, conhecido como “festa do sacrifício”, com celebrações que se estendem por quatro dias, normalmente ocorre entre maio e o início de julho.
  • Dia do Esporte, comemorado na segunda terça-feira de fevereiro.
  • Dia Nacional do Catar, comemorado no dia 18 de dezembro, com desfiles, eventos culturais e celebrações por todo o país.
Mesquita Imam Muhammad ibn Abd al-Wahhab no Catar

Durante essas festividades, é comum que estabelecimentos pelo país fechem.

  • Vale lembrar que a sexta-feira é um dia sagrado na cultura muçulmana. Muitas atividades comerciais são interrompidas por conta das orações, que acontecem por volta das 10h às 12h. Algumas lojas fecham o dia inteiro, enquanto shoppings costumam abrir apenas à tarde.

Afinal, quais são os melhores meses para viajar ao Catar?

Levando em conta clima, preços e movimento turístico, os meses de janeiro, fevereiro e março são os mais indicados para quem quer aproveitar tudo o que o Catar tem a oferecer com mais conforto.

Mas se você busca um meio-termo entre conforto e economia, abril costuma ser a melhor escolha. Só atenção às mudanças feitas pelo Ramadã.

  • Confira aqui muito mais dicas do Catar!
Doha Corniche no Catar

Mais dicas importantes para sua viagem: