Catedral de Milão na Piazza del Duomo ao por do sol. Nota-se o monumento de Vittorio Emanuele II em frente à igreja.

Planejando conhecer Milão em janeiro? Fique por dentro de todas dicas para a sua viagem!

Como é o clima de Milão em janeiro?

No geral, a capital da moda é marcada por invernos muito rigorosos e verões intensos. Contudo, apesar desses dois extremos, Milão é encantadora em qualquer época do ano.

Em janeiro, a cidade enfrenta a sua época mais fria, o auge do inverno. Para você visualizar melhor, confira o gráfico abaixo com as temperaturas máximas (vermelho) e mínimas (azul) ao longo do ano.

Gráfico com as temperaturas de Milão ao longo do ano.

Janeiro é mês mais frio em Milão, com temperaturas que variam entre 6ºC durante os dias e -1ºC à noite. Nesta estação, os dias são mais curtos e o pôr do sol acontece por volta das 17h.

Apesar do frio rigoroso, o mês apresenta um baixo índice de pluviosidade. Porém, o recomendado para o inverno são visitas a museus, catedrais, shoppings e pontos turísticos cobertos.

  • Dica: como a procura pelos museus aumenta no inverno, garanta com antecedência os seus ingressos. Nós os compramos online diretamente no site de Ingressos para Milão, que oferece boas promoções.

A nossa sugestão é fazer a mala com roupas quentes, principalmente casacos grossos e roupas de lã. É importante levar também luvas, cachecóis e toucas.

Piazza del Duomo em Milão, com neve no inverno na Itália.

Vale a pena viajar em janeiro?

Viajar durante o inverno traz vantagens e desvantagens. A estação é a melhor época para quem quer economizar, uma vez que o frio afasta a maior parte dos turistas e os estabelecimentos fazem boas promoções para atrair mais clientes.

Ou seja, se quiser garantir passagens aéreas baratas e diárias mais acessíveis, janeiro é um mês excelente. Além disso, será o melhor momento para quem não gosta de passear por lugares muito cheios, nem pegar filas enormes para conhecer as atrações da cidade.

Em contrapartida, é inegável que o clima frio e os dias mais curtos podem atrapalhar o seu roteiro de viagem. Uma sugestão para contornar essa situação é investir em meses da primavera e outono, que fogem da alta temporada e do frio extremo, proporcionando dias econômicos e agradáveis em Milão.

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Milão em janeiro:

1. Celebre a Festa da Befana 

A Festa da Befana é o evento que marca a finalização das festas de Natal e de final do ano. Também conhecido como Epifania, a data é feriado anual em toda a Itália. 

Neste dia, 6 de janeiro, é comum famílias se reunirem em restaurantes, centros comerciais e pontos turísticos, que receberão mais visitantes. Em Milão, a data é comemorada com muitos desfiles, como a tradicional procissão dos Reis Magos que sai da Piazza del Duomo em direção à Basílica de Sant’Eustorgio.

A festividade é representada pela figura de uma bruxa bondosa com sua vassoura, que visita casas oferecendo “doces ou carvão?”. 

Festa da Befana 

Onde comprar os ingressos de Milão e da Itália?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Milão, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

2. Passeie pela Galeria Vittorio Emanuele II

Um dos pontos mais populares de Milão, a galeria foi inaugurada em 1877 e une a praça Duomo à Praça Scala. Sua arquitetura curiosa é formada pelo cruzamento de duas vias, que formam um octógono na parte central, com uma cúpula de ferro cobrindo tudo.

Além do lugar ser belíssimo, ele abriga várias lojas de marcas de luxo, como Louis Vuitton e Prada, bem como restaurantes de primeira qualidade para um jantar especial.

  • Aproveite o tour completo por Milão para conhecer de perto a Galeria Vittorio Emanuele II e muitos outros pontos turísticos!
Interior da Galerie Vittorio Emanuele em Milão. Aqui, nota-se a estrutura descrita no parágrafo inicial.

3. Aproveite as pistas de patinação no gelo

Uma vantagem exclusiva do inverno durante a época é se aventurar nas pistas de gelo que divertem moradores e turistas em Milão! Uma dica de pista para você conhecer está localizada em Villagio delle Meraviglie, que é montada nos Jardins Indro Montanelli, bem no centro da cidade.

O local também é cheio de barraquinhas com jogos e um pequeno parque de diversões itinerante. Perfeito para conhecer com a família!

Pessoas patinam em pista no Mercado Villaggio delle meraviglie


4. Conheça a Pinacoteca di Brera

Este museu é um dos mais famosos e importantes de toda a cidade de Milão. Fundado em 1776, o lugar está localizado no Palácio de Brera.

Sua história iniciou sendo um espaço para reunir obras acadêmicas estudantis. Contudo, com a chegada de Napoleão Bonaparte e dos franceses na Itália, o museu começou a abrigar diversas obras de arte de grandes artistas. Vale a pena visitar!

5. Visite o icônico Castelo Sforzesco

Construído no século XV, este castelo é um dos monumentos mais importantes de toda a cidade de Milão. Ele já funcionou como uma casa e fortaleza, além de já ter sido demolido, reconstruído e restaurado.

Você pode fazer um tour guiado pelo castelo e conhecer a fundo a história desse lugar, além de visitar os museus que existem dentro dessa estrutura.

Vista aérea do Castelo Sforzesco em Milão

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!