
Confira os melhores museus de Roma e já adicione esses locais em seu itinerário de viagem para a capital italiana!
Museus Capitolinos em Roma
Os museus Capitolinos são divididos entre 6 áreas que são: Palácio dos Conservadores, onde fica a obra original da Loba Capitolina de Rômulo e Remo, Palácio dos Senadores, Palácio Clementino-Caffarelli, Palácio Novo, Galeria Lapidaria e Central Montemartini.
Vale pontuar que a coleção dos museus é grandiosa e conta com obras de vários períodos da história da arte. Eles estão na lista dos melhores museus de Roma e dos mais visitados de toda a Europa.
Por lá existem várias esculturas de bronze, e por isso ele é considerado um dos museus mais antigos do mundo. No entanto, o local só passou a ser aberto para visitação em 1734.
No complexo do Museus Capitolinos existem várias obras que recontam a história da capital italiana e os visitantes conseguem fazer uma viagem no tempo só com as obras locais.
Eles abrem de terça a domingo das 9h às 20h e fecham nos dias 24 e 31 de dezembro.
Museu Nacional Romano
Outro da lista dos melhores museus de Roma é o Nacional Romano. Isso porque ele é um dos mais famosos e visitados da Itália, além de possuir um vasto e incrível acervo.
O Museu obteve tanto crescimento em sua coleção que atualmente possui extensões em outros espaços, dividido em quatro sedes: Termas de Diocleciano, Cripta Balbi, Palazzo Massimo e Palazzo Altemps.
Apesar das sedes serem bem localizadas e próximas aos pontos turísticos bem conhecidos em Roma, elas estão em endereços diferentes e um pouco distantes umas das outras.
No entanto, a parte positiva é que o ingresso para conhecer esse museu é válido durante 3 dias e você poderá fazer um itinerário bem legal, podendo visitar uma ou duas sedes por dia e outras atrações da cidade.
Vale pontuar que de terça a domingo o local fica aberto das 9h às 19h45, fechando no Natal, no dia 1º de janeiro e 1º de maio.
Onde comprar os ingressos de Roma e da Itália?
Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!
Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.
Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.
Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:
- Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
- Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
- Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
- Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.
Os passeios mais vendidos desse destino:
E não se esqueça, que aqui no Guia de Roma, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.
Museus do Vaticano em Roma
Quem vai a Roma precisa conhecer o menor país do mundo: o Vaticano. E não apenas, o mais legal desse destino é ver os Museus de lá e a grandiosidade que eles representam.
São eles: Museu Pio-Clementino, Museu Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Chiaramonti, Museu Missionário Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão.
Uma dica que sempre damos é adquirir com antecedência os ingressos, para evitar filas e ficar sem eles, já que estes locais são super requisitados. Por isso, se quiser adquira aqui o seu ingresso para a visita ao Vaticano.
Uma curiosidade é que a origem dos museus é do século XVI, quando o Papa Júlio II começou a colecionar esculturas. E na atualidade, os Museus do Vaticano estão na lista dos mais ricos e com grande valor histórico.
O horário de funcionamento deles é de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Museu Galleria Borghese
A Galleria Borghese está situado no interior da vila homônima, em um palácio que data dos anos de 1613 e 1616. Ele foi construído para Scipione Borghese, herdeiro de uma das famílias mais nobres da Europa, a família Borghese, conhecida por ter membros que foram Papas e Cardeais no Vaticano.
O acervo foi fundado oficialmente em 1903 e possui obras muito valiosas, entre esculturas e pinturas de artistas renomados como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Gian Lorenzo Bernini, Rafael Sanzio, Antonio Canova, Raffaello, Ticiano, Rubens, Bernini e outros.
O espaço funciona todos os dias das 9h às 19h, sendo um lugar incrível com uma linda coleção de obras de arte, bem como um ótimo passeio para aproveitar o ar livre pela Villa Borghese.
Economize ao máximo na sua viagem a Roma:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!