Se vai viajar para Madri em janeiro, veja dicas de como é o clima, o que vestir e o que fazer durante a sua estadia nesse mês.
Clima em Madri em Janeiro
O inverno em Madri pode ser rigoroso, com dias frios e noites ainda mais frias! Embora a neve não seja comum, as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero, especialmente durante a noite. Por isso, é importante levar roupas para se vestir em camadas e ter sempre um casaco quente, luvas e cachecol à mão.
No inverno (entre dezembro e março) os dias são mais curtos, com o sol se pondo por volta das 17h, proporcionando uma atmosfera aconchegante para explorar a cidade iluminada à noite. As temperaturas variam entre 2°C e 10°C. Entretanto, independente do frio, há uma variedade de atrações e atividades que compensam as temperaturas baixas.
Como é o turismo em Madri em janeiro?
Janeiro não é alta temporada em Madri, sendo um mês ótimo para visitar e ver os pontos turísticos com mais facilidade e sossego. Além de conseguir ver Madri de uma forma mais autêntica e sem tanto turismo.
Ainda assim, lembre-se que o início de janeiro é marcado pelo Réveillon, o que atrai muita gente, pois a cidade faz várias celebrações e as praças se enchem de vida. Somando ainda o Dia de Reis, que se celebra no do dia 5 para 6. É nesse momento que os espanhóis trocam presentes e há muita animação na capital.
Ou seja, nessas datas há uma elevada procura de hotéis. Por isso, é sempre bom pesquisar e reservar com antecedência o seu hotel em Madri para as datas desejadas.
Que passeios fazer em Madri em janeiro?
Há alguns passeios imperdíveis para fazer em Madri em janeiro. Um que não pode perder é a Festa de Reis, um evento cultural, com desfiles coloridos e ambiente familiar. Depois, não perca atrativos como:
Museus e Galerias de Arte em Madri
Janeiro é um mês ideal para visitar os museus e galerias de Madri. Principalmente naqueles dias mais chuvosos ou frios. O Museu do Prado, com suas obras-primas de Velázquez, Goya e El Bosco, é uma visita obrigatória, e pode adquirir antecipadamente o seu ingresso aqui.
Por outro lado, recomendamos também o Museu Reina Sofia, que abriga a famosa “Guernica” de Picasso, e o Museu Thyssen-Bornemisza, com sua ampla coleção de arte europeia.
Passear pelo centro histórico da cidade
Outro passeio ideal para fazer em janeiro, com menos movimento em Madri, é um passeio pelo centro histórico. Afinal, Madri é repleta de encantos, e poder visitar-los a pé é toda uma experiência.
Pode começar pela Puerta del Sol, o coração da cidade, e seguir até a Plaza Mayor, com seus edifícios históricos e cafés acolhedores. Visite pelo caminho o Palácio Real e a Catedral de Almudena, duas das principais atrações da cidade. E se quiser, aproveite e reserve este Free Tour, uma ótima forma de conhecer a cidade com um guia e em grupo.
Conhecer o Estádio do Real Madri: Santiago Bernabéu
Outra dica, mesmo se não for grande fã da futebol, é visitar o estádio do Real Madri, que foi construído em 1947 na capital espanhola. O nome é uma homenagem ao que foi presidente do clube entre 1943 e 1978. Por ser uma referência no mundo do futebol, o Estádio Santiago Bernabéu recebe inúmeros visitantes!
Passear no Parque del Retiro
Mesmo no inverno, ir ao Parque do Retiro pode ser uma experiência muito enriquecedora. Afinal, trata-se de um verdadeiro oasis para os madrilenos e turistas que querem dar uma pausa na correria do dia a dia para descansar. Nele você pode andar de pedalinho no lago, passear pelos inúmeros jardins e ver esculturas e momumentos.
Compras em Madri
Por fim, aproveite que as lojas de Madri estarão em liquidação pós-festas de Natal e Reis Magos e vá fazer compras! As vitrines estarão com letreiros dizendo “REBAJAS”, e encontrará imensos produtos (de todo o tipo) com bons descontos.
Economize ao máximo na sua viagem a Barcelona:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Barcelona, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Barcelona da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Espanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Barcelona. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Barcelona, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Barcelona para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!