Lisboa

Principais pontos turísticos de Lisboa

Antes de viajar, confira aqui quais são os principais pontos turísticos de Lisboa! Nessa matéria mostraremos todos esses lugares.

Vista de baixo para cima de uma construção em arco de Lisboa

Antes de viajar, confira aqui quais são os principais pontos turísticos de Lisboa! Nessa matéria mostraremos todos esses lugares que são parada obrigatória para qualquer turista que deseja fazer um passeio inesquecível pela capital portuguesa. Confira:

1) Rio Tejo

Esse rio é um cartão-postal muito especial na história de Lisboa. Homenageado em músicas e poemas ao longo dos anos, o Rio Tejo é perfeito para um passeio de barco, e caminhadas na calçada de suas margens e pelas pontes que ligam a cidade. Uma boa pedida também é aproveitar os passeios e cruzeiros que são feitos pelo Tejo, inclusive, alguns deles tem direito a jantares à luz de velas. Uma dica é o passeio de barco + Tour por Belém.

Rio Tejo em Lisboa

2) Museus de Lisboa

Numa cidade com tanta história como Lisboa, é impossível não citar a importância de ir aos seus vários museus para conhecer mais sobre os séculos da cultura de portuguesa.

2.1 Museu da Cidade em Lisboa

O local abrange desde a pré-história até o século XIX. Algo que o torna ainda mais interessante é o fato de que seu espaço é dividido cronologicamente. Assim, o visitante pode descobrir a história da cidade desde seus primórdios, e seguindo uma ordem. Ele funciona às terças e domingos, das 10h às 18h.

Interior do Museu da Cidade em Lisboa

2.2 Museu Nacional do Traje

O Museu Nacional do Traje contém mais de 30 mil peças de vestuário de diferentes épocas. Além de tecidos, acessórios e brinquedos que pertenceram à Casa Real. Ele fica localizado no antigo Palácio do Monteiro-Mor na freguesia de Lumiar.

Seus horários de funcionamento, assim como do parque botânico, são de terça a domingo das 10h às 18h (última entrada às 17h30 min). Sem contar que, no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Interior do Museu do Traje em Lisboa

2.3 Museu Nacional de Arte Contemporânea

Também conhecido como Museu do Chiado, o Museu Nacional de Arte Contemporânea foi inaugurado em 1911. Ele conta com um valioso acervo de pinturas, desenhos e esculturas de arte portuguesa. Além de obras que datam desde o século XIX até os dias atuais, passando pelos períodos romântico, naturalista e modernista.

Atenção para os horários de funcionamento do museu: de terça a domingo, das 10h às 18h. Ainda, no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Museu do Chiado em Lisboa

2.4 Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea

O museu tem um grande acervo de obras do século XX produzidas por grandes artistas mundiais como Andy Warhol, Picasso, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, entre outros. O Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea fica aberto todos os dias das 10h às 19h.

Entrada do Museu de Arte Moderna

2.5 Museu Calouste Gulbenkian

Considerado um dos melhores museus da Europa, o Museu Calouste Gulbenkian possui mais de 6 mil obras entre antiguidades e arte moderna.

O acervo conta com pinturas, joias, artes decorativas, esculturas e painéis de arte do antigo Egito, greco-romana, da Mesopotâmia, islâmica, arte oriental e europeia distribuídas em um prédio bem moderno. O museu está aberto das 10h às 18h, das quartas aos domingos.

Interior do Museu Calouste

2.6 Museu Nacional do Azulejo

Este local é dedicado exclusivamente para a exposição dos tradicionais azulejos que enfeitam as casas portuguesas e são, praticamente, um símbolo da cultura de Portugal.

No acervo do Museu Nacional do Azulejo, encontram-se peças lindas e suntuosas, mas o destaque vai para um painel de azulejos que compoem uma imagem de Lisboa antes do terremoto de 1755. Seu funcionamento também é de terças e domingos, das 10h às 18h.

Azulejo português

2.7 Museu Nacional dos Coches em Lisboa

O Museu Nacional dos Coches, também chamado de Museu das Carruagens, está localizado no antigo Palácio Real de Belém e é aberto ao público desde 1904.

Entre as relíquias expostas no museu estão objetos do século XVII ao século XIX, liteiras, selas, arreios, carruagens reais, fardamentos de armaria, gala e carrinhos de bebê, sendo a maior coleção do mundo do gênero. O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Interior do Museu dos Coches

2.8 Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa – MAAT

O MAAT, como é conhecido o Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa, é muito procurado pelos turistas e portugueses. Pois, além de suas belas exposições, a localização junto ao rio Tejo é extremamente agradável, tornando o um lugar ótimo para passeios. O MAAT é dividido entre as áreas da arte, arquitetura e tecnologia e funciona de quartas a domingos, das 11h às 19h.

Exterior do Museu MAAT em Lisboa

2.9 Museu do Fado em Lisboa

Você, também, encontra em Lisboa o Museu do Fado, que conta a história dessa tradição musical portuguesa. Ele está localizado no Bairro de Alfama que é o berço deste estilo musical. Durante a ida à exposição permanente, você encontrará diversos objetos ligados ao fado, indo desde instrumentos até troféus e discos.

Vista externa do Museu do Fado

3) Torre de Belém

Ainda se tratando dos cartões portais de Lisboa, você precisa conhecer a famosa Torre de Belém! Ela foi construída há mais de 500 anos e fica situada às margens do Rio Tejo. Em sua história, a torre já serviu como prisão, forte, farol e alfândega.

Se você quer economizar na viagem para esse local, nossa dica é ir no primeiro domingo do mês quando a entrada é gratuita. Mas tente chegar cedo, pois as filas para a Torre são disputadíssimas.

Torre de Belém

4) Estádio da Luz

O principal estádio de futebol do país, o Estádio da Luz, é perfeito para os amantes do esporte. A casa de um dos times mais populares de Portugal, o Benfica, está localizada no coração de Lisboa e recebe o carinhoso apelido de “A Catedral” pelos torcedores do Benfica. Além disso, na entrada do estádio, há a estátua do maior ídolo do futebol português, o Eusébio.

Interior do Estádio da Luz

5) Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é uma construção histórica que data do século I a.C. Ele foi construído para proteger a cidade dos romanos e, hoje, é um ponto turístico onde se tem uma vista espetacular de Lisboa, por ser localizado em uma parte mais elevada da cidade.

A construção, que já guardou tesouros da família real portuguesa, pode ser visitada a qualquer hora do dia. Especialmente durante a noite: quando luzes iluminam o castelo deixando tudo ainda mais belo.

Vista externa do Castelo de São Jorge

6) Praça do Comércio

A praça é a mais famosa da baixa Lisboa e é conhecida também como Praça Terreiro do Paço. Ela é considerada uma das maiores, em extensão, de toda a Europa e já foi a residência do antigo rei Manuel I.

Vista da Praça do Comércio em Lisboa

7) Arco da Rua Augusta

Aproveitando a ida até a Praça do Comércio, vale a pena conhecer o Arco da Rua Augusta, que fica localizada dentro da praça. Além de ser um monumento importantíssimo de Lisboa, ele é um dos cartões postais da cidade.

Arco da Rua Augusta na Praça do Comércio em Lisboa

8) Oceanário de Lisboa

O Oceanário foi construído em 1998 para Expo mundial daquele ano e, hoje é um dos pontos turísticos de maior destaque da cidade. Ele fica localizado no Parque das Nações.

A atração conta com aproximadamente 30 aquários que abrigam mais de 500 espécies de vida marinha de todas as partes do mundo. Dentre elas peixes, tubarões, pinguins, raias e lontras. Com mais de 22 mil metros quadrados, o Oceanário de Lisboa é considerado o segundo maior do planeta.

Vista externa do Oceanário de Lisboa

9) Teleférico de Lisboa

Andar no Teleférico de Lisboa é uma ótima pedida para quem quer ter a experiência de ver a Lisboa do alto!

Um passeio no teleférico pode durar apenas 8 minutos, percorrendo pouco mais de 1 km, você terá a chance de ver o belíssimo Rio Tejo, o Parque das Nações e muitos outros locais turísticos. Outra ideia é andar no Teleférico pelo fim da tarde, quando o sol estiver se pondo, sua viagem, com certeza, vai ficar ainda mais inesquecível.

Torre Vasco da Gama em Lisboa

10) Mosteiros dos Jerónimos de Belém

O Mosteiro dos Jerónimos de Belém é um dos maiores de Portugal. Ele foi idealizado pelo rei Dom Manuel I em 1496 que foi autorizado pela Santa Sé para construí-lo. Hoje, ele guarda o corpo do rei e de seus descendentes nas capelas laterais e na capela-mor do mosteiro.

Mosteiro dos Jerónimos

11) Padrão dos Descobrimentos

Este monumento belíssimo fica ao lado do Rio Tejo e é conhecido por fazer uma alusão às navegações portuguesas. Ele tem 56 metros de altura, contando com 32 personagens que retratam personalidades portuguesas como os navegantes Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, o próprio Infante Dom Henrique, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, Lís de Camões, a rainha Filipa de Lencastre, Gil Eanes e o rei Afonso V de Portugal.

O mais legal é que você pode subir até o topo do monumento e ter uma vista maravilhosa da cidade.

Padrão dos Desconhecidos

12) Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico de Lisboa foi aberto ao público em 1844 e é o primeiro parque com fauna e flora de toda a Península Ibérica! Nos dias de hoje, este parque conta com cerca de 2000 animais que são divididos em 330 espécies,aproximadamente.

Uma curiosidade bem legal é que o lugar abriga um hospital veterinário – que foi considerado o melhor de todo o continente europeu pela Associação Europeia de Zoos e Aquários.

Criança brinca com girafas no jardim zoológico de Lisboa

13) Palácio Nacional da Ajuda

Este ponto histórico foi construído no final do século XVIII, tendo sido a residência da Família Real Portuguesa durante o reinado de D. Luís I (1861-1889) até o fim da Monarquia, em 1910.

O lugar foi reformado em 1862, pela rainha D. Maria Pia de Sabóia e, quando a república foi instaurada em Portugal, em 1910, o palácio deixou de ser utilizado sendo reaberto somente em 1968 já como um museu.

Interior do Palácio Nacional da Ajuda

14) Lx Factory

Esse espaço aberto é super interessante para se conhecer em Lisboa, pois o Lx Factory abriga diversas lojas, restaurantes, bares, oficinas e possui uma agenda cultural bastante animada.

Ele fica localizado num antigo complexo industrial, de onde se pode ter uma vista incrível para o Rio Tejo. Você também pode passer pelo Lx Factory tranquilamente em dias ensolarados pois o lugar funciona a céu aberto.

LX Factory em Lisboa

15) Os mercados de Lisboa

Conhecer os mercados que a capital portuguesa comporta é uma maneira interessante de entrar em contato com o estilo de vida e cotidiano de Lisboa!

15.1 Mercado da Ribeira

Também conhecido como Time Out Market, este é um antigo mercado de Lisboa cujo espaço foi se modernizando com o tempo. Nele você encontra vários restaurantes e lojas típicas portuguesas.

O Mercado da Ribeira funciona de domingo à quarta das 10h às 00h e todas as quintas e sábados das 10h às 2h.

Interior do Mercado da Ribeira

15.2 Mercado do Príncipe Real

Este mercado é super atraente para quem gosta de comprar produtos orgânicos advindos da agricultura familiar. O Mercado do Príncipe Real acontece todos os sábados das 8h às 14h na praça de mesmo nome.

Mercado Príncipe Real em Lisboa

15.3 Mercado de Campo de Ourique

Este mercado lembra muito o Mercado da Ribeira, entretanto, ele fica localizado no bairro nobre Campo de Ourique. Lá você encontra tudo o que se vê na Ribeira, porém menos lotado.

O mercado acontece de domingo a quarta, das 10h às 23h, e às quintas e sábados das 10h à 1h.

Mercado Campo de Ourique

15.4 Mercado Fusão

Também chamado de Mercado de Martim Moniz, por conta do lugar onde fica localizado, O mercado possui uma grande diversidade de comidas de diferentes nacionalidades e fica aberto em todos os dias da semana, das 10h às 22h.

Além do mais, aos fins de semana você pode encontrar diversos postos de artesania, livros, roupa entre outros. Vale lembrar que nas sextas e sábados os restaurantes funcionam até à meia noite, e nos sábados e domingos o mercado fica aberto até às 19h.

Vista do Mercado Fusão

16) Santuário Nacional do Cristo Rei

Muito semelhante ao Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o Santuário abriga uma imagem de Jesus Cristo de braços abertos. Este ponto é muito importante em Lisboa e, além de possuir uma bela vista da cidade, abriga, dentro do monumento do Cristo, uma sala dedicada ao Papa Beato João XXIII e uma capela de Nossa Senhora da Paz.

Vista do monumento Cristo Rei em Lisboa

17) Miradouros de Lisboa

Os pontos mais altos da cidade abrigam miradouros que você pode conhecer e apreciar as mais belas vistas de Lisboa. Há diversos miradouros na capital portuguesa, sendo os mais conhecidos o Miradouro de Santa Catarina, o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro da Senhora do Monte em Lisboa.

Miradouro de Lisboa

Nossa dica de ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Nós já viajamos o mundo todo, e com o tempo e experiência, sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Até que encontramos nessas buscas uma ótima empresa que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons!

Esse site de Ingressos da Europa é o que nós utilizamos em nossas últimas visitas ao continente europeu. Nele, você encontra ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa e todas as cidades de Portugal e Europa!

Esse, além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, ele está todo em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar! Lembramos que é muito mais barato comprar antes, pela internet, pois isso evita filas e a perda de tempo na viagem.

Turista passeando por uma rua de Lisboa

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!