Veneza

O que fazer no inverno em Veneza?

Quer viajar para Veneza durante o inverno? Nessa matéria mostramos para você o que fazer durante a estação na cidade. Confira: Um pouco sobre o inverno em Veneza Na cidade, a estação vai do dia 21 de novembro até 20 de março. O período é marcado por um frio intenso com máximas de 9º e […]

Quer viajar para Veneza durante o inverno? Nessa matéria mostramos para você o que fazer durante a estação na cidade. Confira:

Um pouco sobre o inverno em Veneza

Na cidade, a estação vai do dia 21 de novembro até 20 de março. O período é marcado por um frio intenso com máximas de 9º e mínimas de 0º, tendo janeiro como o mês mais frio! Nessa estação é também muito comum a presença de nevoeiro e geadas.

Outro detalhe da estação é que o pôr do sol ocorre mais cedo, fazendo com que os dias durem menos.

Vista de Veneza em nevoeiro durante o inverno.

O que levar na mala?  Apesar de parecer óbvio, a melhor escolha para esses meses é apostar em peças bem quentes. Nisso, casacos grossos, gorros, luvas, cachecóis, calças, calçados fechados e roupas de lã são essenciais.



O que fazer no inverno em Veneza?

Ao contrário do que muitos podem pensar, os canais em Veneza raramente chegaram a congelar. Por isso, você pode aproveitar os passeios de gôndola nessa época e, principalmente, conhecer os lugares fechados que vão te proteger das baixas temperaturas. Aqui vão algumas sugestões para você se inspirar:

1. Teatro La Fenice

Para os amantes de arte e cultura, o Teatro La Fenice é parada obrigatória, afinal, além de ser deslumbrante, ele é palco de espetáculos de tirar o fôlego.

Ele foi inaugurado em 1792 e já passou por uma série de reformas e restaurações, sempre mantendo todo seu esplendor original. É um lugar realmente lindo, e você pode visitá-lo em uma visita guiada ou para assistir a um espetáculo!

Interior da sala do Teatro La Fenice. O lugar tem a estrutura na cor dourada e o teto é azul com detalhes. Além do mais, o lugar está vazio e muito iluminado

2. Basílica de São Marcos

A principal igreja e berço religioso da cidade é também um pedaço da história de Veneza. Começando a ser construída em 828 d.C., a Basílica de São Marcos sofreu diversas modificações ao longo dos séculos até chegar à estrutura que impressiona nos dias de hoje.

Carinhosamente apelidada de “Igreja de ouro”, os mais de 4.000 metros quadrados da basílica comportam mosaicos delicados e cheios de detalhes sobre passagens bíblicas e referências ao catolicismo. Além disso, nesta igreja é onde está enterrado o corpo do evangelista São Marcos.

Interior da Basílica de São Marcos. Nota-se o interior de cor dourada e, próximo ao teto, percebe-se alguns mosaicos.

3. Basílica de Santa Maria della Salute

Localizada no bairro Dorsoduro, a Basílica de Santa Maria da Saúde é um monumento construído em 1631, em meio à epidemia da Peste Negra. Por isso mesmo é que ela tem esse nome, já que a ponte foi uma promessa do então governante da época, Nicolò Contarini, à Nossa Senhora da Saúde.

Além da história, a basílica é um ponto imperdível por sua linda cúpula e seu estilo arquitetônico barroco, que impressiona a todos os turistas.

Vista da Santa Maria della Salute em Veneza.

4. Palácio Ducal

Localizado ao lado da Basílica de São Marcos, esse é provavelmente o espaço mais interessante para quem gosta de arquitetura e história.

Conhecido como Palácio do Doge, o Palácio Ducal foi inaugurado em 1424 e tem uma arquitetura gótica, podendo hoje ser visitado pelos turistas (mediante pagamento da entrada). O local foi lar, por quase sete séculos, dos Doges de Veneza, os governantes da cidade.

Interior do Palácio Ducal. Nota-se uma série de pinturas que cobrem as paredes e o teto.

5. Galeria da Academia

Também chamada de Gallerie dell’Accademia, esta é a maior galeria com artes venezianas de todo o mundo! O lugar foi fundado em 1817 em Veneza com o intuito de reunir todas as obras de arte da cidade. Hoje, a Galeria conta com mais de 800 quadros, entre eles, obras de grandes nomes como Tintoretto, Canaletto e Bellini.

Interior da Galeria da Academia em Veneza. O lugar expõe diversos quadros, sendo um deles pendurado no teto.

6. Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari

Essa outra basílica, a Santa Maria Gloriosa dei Frari, é também chamada de Basílica dei Frari. Ela está localizada no bairro San Polo em Veneza,  e foi criada pelos franciscanos entre os séculos XIV e XV.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem para Veneza e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Uma de suas curioridades é que ela faz parte do circuito Chorus Assoziacione per el Patriarcado di Venezia, que é uma organização que preza pelo patrimônio de várias igrejas da cidade.

Nela, você encontrará obras de importantes artistas da Itália e do mundo, incluindo Bellini, Donatello, Canova, Ticiano e Palladio. São belíssimos afrescos por entre as obras arquitetônicas do local, que são consideradas umas das mais expressivas do país!

Interior da Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari em Veneza.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Veneza e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Veneza, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Vista da Basílica de São Marcos em Veneza.

Economize ao máximo na sua viagem a Veneza:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Veneza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Veneza da forma mais barata e segura.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Veneza, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Veneza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.