Itália

Quando e quanto dar de gorjetas na Itália

Descubra quando e quanto dar de gorjetas na Itália, para você já ficar preparado em sua viagem.

Gorjetas na Itália

Descubra quando e quanto dar de gorjetas na Itália, para você já ficar preparado em sua viagem. Cada país possui suas próprias regras e costumes em relação às taxas de serviço.

Quando dar gorjetas na Itália?

Na Itália, apesar de não ser obrigatório, é bastante comum dar gorjetas a alguns prestadores de serviço, tais como motoristas, camareiras, porteiros e guias de turismo. Mas, se você não tiver gostado do serviço, saiba que não ficará malvisto se não deixar essa contribuição.

Gorjetas em restaurante na Itália

Nos restaurantes italianos, já estão inclusos os 10% de serviço na conta, como no Brasil. Ainda assim, você pode deixar uma contribuição adicional aos garçons.

Quanto dar de gorjetas na Itália?

Não há uma regra específica em relação a quanto dar de gorjetas na Itália, mas elas costumam ser no valor de 3 a 5 euros para cada prestador de serviço. Do mesmo modo, os valores menores também são bem recebidos.

Euros na Itália

Os italianos geralmente não pedem gorjetas, mas essa é uma forma de você demonstrar sua gratificação e reconhecimento pelo atendimento e trabalho oferecido.

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!