Dubrovnik

Como se locomover em Dubrovnik

Saiba como se locomover em Dubrovnik. Veja quais são os meios de transporte disponíveis e descubra os melhores para usar durante a sua viagem.

Como se locomover em Dubrovnik

Saiba como se locomover em Dubrovnik. Veja quais são os meios de transporte disponíveis e descubra os melhores para usar durante a sua viagem.

Transporte público

Dubrovnik possui um sistema de ônibus bastante eficiente. Os ônibus, inclusive, são a principal forma de transporte público e conectam a Cidade Velha a outras partes da cidade, incluindo bairros como Lapad, Gruž (onde fica o porto) e Babin Kuk, onde ficam os hotéis de luxo e spas.

Ônibus em Dubrovnik

Os bilhetes podem ser comprados em quiosques, nas estações de ônibus ou diretamente com o motorista (embora comprá-los com antecedência seja mais barato). Inclusive, tem uma especificidade interessante de Dubrovnik: você pode usar o mesmo ticket mais de uma vez em diferentes direções, desde que seja dentro do período de 59 minutos.

Veja abaixo o mapa de linhas da empresa Libertas, responsável por gerir os ônibus em Dubrovnik:

Mapa das linhas de ônibus de Dubrovnik

Carro

Alugar um carro é a melhor opção se você planeja explorar áreas fora de Dubrovnik, como a região vinícola de Pelješac, as ilhas próximas ou outras cidades croatas. No entanto, se você for ficar apenas em Dubrovnik, o carro é dispensável. Inclusive, dirigir dentro da Cidade Velha não é permitido, e o estacionamento pode ser difícil e caro em áreas centrais.

Se o seu roteiro incluir outros destinos, vale muito a pena, sim. Por isso, a gente preparou uma reportagem com tudo que você precisa saber sobre o aluguel de carro na Croácia. Nela também há dicas de como economizar na hora de fazer a reserva. Aliás, olha a vista de uma das estradas na Croácia:

Estrada na Croácia

A pé

A melhor maneira de explorar o centro histórico de Dubrovnik é a pé. A Cidade Velha é relativamente pequena e repleta de ruas de paralelepípedos, praças charmosas e monumentos históricos. Caminhar permite que você descubra os detalhes escondidos, desde as igrejas e museus até os cafés e restaurantes. As muralhas da cidade, que circundam o centro histórico, oferecem um passeio espetacular com vistas panorâmicas.

Centro de Dubrovnik

Táxi e transporte por aplicativo

A disponibilidade de táxis em Dubrovnik é bem boa. É uma opção conveniente para viagens mais curtas, quando estiver carregando bagagens ou com pressa. No entanto, é também a opção mais cara. Existem pontos de táxi em locais estratégicos, como a entrada da Cidade Velha, o porto de Gruž e a estação rodoviária.

Aplicativos de transporte como Uber também estão disponíveis na cidade, que é uma opção de transporte particular que pode sair mais barata.

Táxi em Dubrovnik

Transfer

O transfer é um meio seguro e prático para fazer trajetos pré-determinados, como do hotel ao aeroporto, e vice-versa. Inclusive, é um serviço que a gente recomenda muito e que contratamos em quase todas as nossas viagens. Ele é uma boa opção tanto para turistas que não conhecem o país, e portanto não sabem direito como se locomover por lá, quanto para quem não quer preocupações.

Você reserva o transporte com antecedência, antes mesmo de sair do Brasil, e com um valor já pré-definido. Quando você chegar em Dubrovnik, terá um motorista te aguardando no aeroporto com uma placa de identificação.

Nós usamos um site que sempre nos ajuda a encontrar os melhores preços em transfer. Você pode acessá-lo aqui para testar. Além das ofertas, outro benefício importante que ele oferece é do pagamento em reais, ou seja, evita as taxas internacionais e IOF.

Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Dubrovnik para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!