Como viajar barato para o México

Veja dicas de como viajar barato e economizar, independente do destino para onde vai no México!

Como viajar barato para o México

Pretende ir para Cancún, Cidade do México, Mérida ou qualquer outro destino no país? Confira aqui dicas de como viajar barato para o México e economizar, para aproveitar suas férias de forma inteligente:

1. Prefira os períodos de menor movimento – sem abrir mão do clima

Essa dica pode parecer básica, mas é sem dúvidas uma das que mais te fará economizar: evite a alta temporada no México. De antemão, os meses de junho, julho, agosto, dezembro e janeiro tender a ser os mais caros.

Por outro lado, os meses entre fevereiro a maio mantêm temperaturas agradáveis e tem baixa probabilidade de chuva — com exceção do Spring Break, um feriado em março que atrai muitos turistas, bem como outros feriados prolongados. Prefira esses períodos se quiser economizar em voos, hotéis e até ingressos e restaurantes!

Voo para o México

2. Compra passagens aéreas com inteligência

Na hora de comprar sua passagem aérea, o segredo é começar a pesquisa com bastante antecedência e comparar os preços entre diferentes companhias.

Felizmente, há diversas ferramentas online que já ajudam a monitorar os valores, e nós sempre utilizamos este comparador de passagens aéreas, particularmente, que frequentemente encontra as melhores ofertas do mercado.

Além dessas ferramentas, uma boa estratégia é pesquisar durante a semana: as segundas, terças e quartas-feiras geralmente oferecem os preços mais baixos para voos.

3. Dicas para economizar nas compras no México

  • Aproveite mercados locais — como o Supermercado Chedraui Selecto, um dos principais pontos turísticos em Cancún!
  • Aproveite o Duty Free sempre na VOLTA da sua vigem. Deixe a ida para pesquisar preços e ver o que vale a pena.
  • Peça sempre o papel do “Tax Back” quando fizer alguma compra em loja, para obter reembolso de impostos em suas compras. A maioria das lojas o tem.
  • Se quiser comprar fora da zona hoteleira ou em mercados locais, leve o dinheiro em espécie, já que alguns locais pode não aceitar cartão. E aproveite para pechinchar!
Mercadinho no México

4. Vai alugar carro? Encontre o melhor preço com algumas dicas

Se pretende alugar um carro no México, aqui vão algumas dicas de como viajar barato com o automóvel:

  • Reserve com antecedência: Isso garante melhores preços e disponibilidade.
  • Dispense o aluguel de GPS: Utilize o GPS do seu celular.
  • Use comparadores de preços: Sites que comparam o preço do aluguel de carro podem mostrar todas as opções disponíveis durante a sua viagem. Eles buscam em várias empresas e geralmente encontram promoções incríveis. Nós recomendamos este comparador de aluguel de carros que é brasileiro e oferece ótimos preços e condições de pagamento. Eles parcelam em até 12x sem juros e, por ser uma empresa brasileira, você não paga o IOF de 5,8%, pois o pagamento é feito em real.
  • Outra opção confiável: Experimente também este outro comparador de preços, que é o maior do mundo e pode encontrar tarifas ainda melhores.
  • Escolha locadoras de confiança: Opte por empresas como Alamo, Localiza, National, Hertz, Dollar, Budget e Avis.

5. Gaste menos nos transportes do aeroporto para o hotel e nos passeios

Se não for alugar um carro, a opção mais econômica e segura é usar um serviço de transfer (nós indicamos esse aqui para quem busca um confiável):

  • Transfers do aeroporto para o hotel: Além de evitar golpes de táxi, você garante um deslocamento tranquilo e pré-pago. Recomendamos este site de transfers que permite pagar em reais, sem taxas internacionais.
  • Excursões e passeios: o mesmo site oferece passeios para cenotes, Chichén-Itzá, entre outros destinos populares do México, com preços competitivos.

6. Dica para usar o celular no México

Para evitar taxas exorbitantes, a dica é nunca utilizar o modo “internet”/redes móveis de seu celular no México. Para revidar essa situação e ter internet de qualidade (independente de onde estiver), se comunicando com o Brasil e postando o que quiser, indicamos utilizar um chip específico de viagem.

Praça na Cidade do México

São basicamente chips pré-pagos que funcionam a partir de redes telefônicas locais, no caso as do México. Você só paga pelo chip e utiliza a internet durante toda a viagem por um preço bem mais em conta.

Nós já experimentamos algumas opções e ultimamente achamos esse chip que foi mais a nossa cara. Ele fornece uma internet de alta velocidade e estável, que funcionava até em cidades pequenas pelo mundo.

Outro diferencial foi o atendimento da empresa, que é muito bom. Eles são super prestativos – dá para conferir pela nota que têm no “Reclame Aqui”. Além disso, por ser ilimitada, você pode usar para ver vídeos, séries e filmes enquanto estiver relaxando no seu hotel. Também facilita, claro, na hora de usar mapas para se orientar ou conferir o clima e site de alguma atração.

7. Como economizar bastante na hospedagem do México

Assim como dissemos sobre as passagens aéreas, a hospedagem costuma ser bem mais barata no México quando falamos de baixa temporada. E lembre-se: existem diversas hospedagens em locais de qualidade, mas com uma boa diferença de preço entre elas.

Vale a pena escolher uma hospedagem bem localizada, priorizando zonas centrais e turísticas, para economizar tempo de viagem e ter segurança. E, mesmo em zonas turísticas, dá para economizar.

A dica é reservar com o máximo de antecedência possível – já que as melhores hospedagens, com os melhores preços, costumam esgotar rápido. É uma questão de oferta e demanda: quanto mais tarde você reservar, menos hotéis estarão disponíveis e por mais caro.

Aproveite e confira algumas opções disponíveis hoje nesse buscador de hotéis, que já motra as notas de quem se hospedou em cada hotel e todas as informações necessárias. Por ser o principal buscador de hotéis do mundo, eles fazem negociações com as hospedagens e conseguem promoções bem atrativas!

Hotel em Cancún, no México

Esse site, além de ser famoso e confiável, oferece alguns benefícios como o cancelamento gratuito em vários hotéis selecionados. Ou seja: reservando por lá, você não precisa pagar taxa de cancelamento caso não possa viajar ou mude de ideia quanto à hospedagem. Dá para reservar com antecedência e simplesmente “trocar” de hotel, caso encontre um melhor.

8. Como contratar o Seguro Viagem Internacional mais barato

Contratar um seguro viagem é essencial e pode ser feito de forma econômica. Se você deseja viver uma viagem animada, sem ter que resolver contratempos, você precisa de um seguro viagem.

Trata-se de um seguro que inclui assistência médica, seguro de vida, cancelamentos de voos, assistência viagem, auxílio jurídico e até reembolso em caso de extravio de bagagens ou roubo.

Mesmo não sendo obrigatório, nós aconselhamos que contrate o seguro (especialmente em uma viagem para o México), ainda mais porque é um pequeno valor considerando tudo o que ele cobre! Em média, um seguro viagem bom, que cobre até 30 mil dólares em despesas médicas, custa apenas R$ 120 por pessoa! Vale muito a pena!

A nossa dica é comparar os preços dos melhores seguros internacionais, nas principais empresas mundiais. Parece complicado, mas você consegue fazer isso apenas usando esse comparador de preços de seguro viagem internacional.

Basta colocar o destino e a quantidade de dias que irá ficar e, em poucos segundos, ele compara o orçamento das maiores seguradoras de todo o mundo.

  • Lembrete: visto físico obrigatório para o México! Em 2023, passeou a ser obrigatório providenciar um visto físico para o México, solicitado no site da SRE por US$ 48 para turista, estudante, viajantes em trânsito e negócios, e entregue no consulado mexicano.

9. Garanta seus ingressos e excursões com antecedência

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia do México, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

10. Leve pesos mexicanos e dólares em segurança e garantindo boas cotações

Nossa última dica de como viajar barato para o México tem a ver com dinheiro. Frequentemente, não damos a devida atenção à taxa de câmbio. Mas conseguir uma boa cotação pode trazer boas economias à viagem.

Recentemente, surgiu uma forma nova e segura de levar dinheiro ao exterior, sem sair do Brasil. Esta é, sem dúvida, a melhor opção disponível atualmente – pelo menos para nós, não tem decepcionado!

Consiste em abrir uma conta digital global em dólares, utilizando o cartão desta conta para todos os seus pagamentos e saques no exterior, independentemente da moeda local.

– Vantagens da Conta Digital Global

Ao comprar dólares através da conta digital que recomendamos, você obtém uma taxa de câmbio comercial, a mais vantajosa disponível. Em contraste, bancos e casas de câmbio costumam utilizar a cotação turismo, que é significativamente mais alta.

Além disso, ao usar o cartão no exterior, o IOF é de apenas 1,1%, ao invés dos habituais 5,38%, resultando em uma economia substancial de dinheiro e tempo, pois tudo é feito online com segurança.

Conta digital global Nomad

– Como Abrir Sua Conta Global

Hoje em dia, existe uma conta digital global brasileira, altamente conceituada, que permite a criação de uma conta nos EUA em menos de cinco minutos. Esta é a nossa recomendação. Com essa conta, você pode armazenar dólares e utilizá-los em qualquer país do mundo.

É uma solução ideal não apenas para sua próxima viagem, mas também para futuras viagens. O único documento necessário é o RG ou CNH. Confira outras vantagens dela:

  • Acúmulo Gradual de Dólares: Aproveite boas cotações para acumular dólares aos poucos. Você pode investir esses dólares em fundos, aumentando seu valor até a viagem.
  • Utilização Mundial: O cartão pode ser usado em qualquer lugar do mundo, facilitando futuras viagens.
  • Suporte em Português: Atendimento e suporte totalmente em português.
  • Sem Taxas de Manutenção: Não há taxa para abrir ou manter a conta.
  • Saques no Exterior: Realize saques em caixas eletrônicos no exterior, com isenção de taxas nos dois primeiros saques.
  • Cartão Virtual e Físico: Ao criar a conta, você recebe um cartão virtual de débito imediatamente e pode solicitar um cartão físico.
  • Sala VIP no Aeroporto de Guarulhos: Acesso a uma sala VIP no aeroporto de Guarulhos, um ótimo benefício para todas as suas viagens.
Área Vip da Nomad

Use o código de convidado GRUPODICAS20 ao abrir sua conta para ganhar até 20 dólares na sua primeira remessa de câmbio, desde que feita em até 15 dias após a abertura da conta.

Depois de abrir a conta, você pode transferir dinheiro do Brasil (em reais) para a conta em dólar facilmente através do app. Veja a cotação atual e utilize o dinheiro em qualquer lugar do mundo. As compras serão cobradas na moeda local, mas o valor será automaticamente descontado em dólares da sua conta.