Saiba como se locomover em Marselha desde carro, táxi, ônibus e até outros meios.
1. Carro
Alugar um carro em Marselha pode ser uma boa ideia se você pretende conhecer os arredores, como as Calanques ou cidades próximas, a exemplo de Aix-en-Provence e Cassis.
Ter um veículo dá liberdade para montar seu próprio roteiro, principalmente se estiver viajando em família. As estradas na região são bem sinalizadas e oferecem belas paisagens.
Por outro lado, dentro da cidade, dirigir pode não ser tão prático. O trânsito em áreas centrais costuma ser intenso, e encontrar vaga de estacionamento é um desafio, além de caro.
Se a ideia é se locomover apenas por Marselha, o carro pode acabar sendo mais um incômodo do que uma vantagem. Ainda assim, se quiser simular valores e opções, abaixo dispomos de dois comparadores muito bons, vale a pena conferir.
Comparador 1: reúne locadoras com boas avaliações, oferece promoções e permite pagar em reais, sem incidência de IOF. O parcelamento em até 12 vezes sem juros também ajuda a organizar melhor o orçamento da viagem.
Comparador 2: trata-se de uma das maiores plataformas de aluguel de carros do mundo, com grande variedade de veículos e empresas parceiras. Em alguns casos, os preços podem ser mais atrativos, mas o pagamento é realizado em moeda estrangeira e não há opção de parcelamento.
2. Táxi
Já os táxis estão disponíveis em vários pontos da cidade, como a estação Saint-Charles e o Vieux-Port. Eles são uma opção confortável, especialmente se você estiver com crianças pequenas ou bagagens.
Em trajetos curtos, podem facilitar bastante, já que evitam a espera e levam diretamente ao destino. No entanto, o ponto negativo é o preço.
Marselha não é das cidades mais baratas quando se trata de táxi, e os valores podem subir ainda mais em corridas noturnas ou aos finais de semana. É uma escolha que vale mais a pena para momentos pontuais e não como meio de transporte principal.
IMPORTANTE: Para uma viagem a Marselha, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
3. Ônibus
Outra alternativa é usar o sistema de ônibus de Marselha que é extenso e cobre praticamente toda a cidade. Se você gosta de conhecer com calma, pode ser interessante, já que permite ver mais da vida local durante os trajetos.
Além disso, é um transporte econômico, especialmente se você comprar passes de vários dias. Porém, é importante considerar que os ônibus podem ser mais lentos por conta do trânsito e paradas frequentes.
4. Metrô
Marselha conta com duas linhas de metrô que se conectam nos principais pontos da cidade. É rápido, simples de usar e cobre bem as áreas centrais, facilitando a locomoção entre bairros importantes e atrações turísticas.
Caso esteja hospedado em uma região servida pelo metrô, é um dos transportes mais práticos, já que evita o trânsito e funciona com horários regulares.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
6. Bicicleta elétrica
Marselha vem investindo cada vez mais em mobilidade sustentável e o sistema de aluguel de bicicletas elétricas mostra isso.
Elas podem ser retiradas em estações espalhadas pela cidade e devolvidas em outra, o que facilita bastante. É uma forma prática de se locomover em trajetos curtos, especialmente em dias mais tranquilos.
7. Locomoção a pé
Alguns dos pontos mais interessantes de Marselha são relativamente próximos, principalmente se você se hospedar perto do Vieux-Port.
Além disso, andar a pé é ótimo para conhecer melhor a cidade. Só é bom planejar pausas, já que Marselha tem ladeiras e calçadas estreitas em algumas partes.
Economize ao máximo na sua viagem à Costa Azul:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Costa Azul, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos da Costa Azul da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar até 55%!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Costa Azul. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Costa Azul, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip americano, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar na Costa Azul, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico na França é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!