Croácia

Cinco bons restaurantes em Dubrovnik

Veja cinco bons restaurantes em Dubrovnik que vão te ajudar a conhecer o melhor da gastronomia da cidade!

Cinco bons restaurantes em Dubrovnik

Veja cinco bons restaurantes em Dubrovnik que vão te ajudar a conhecer o melhor da gastronomia da cidade! Com toda a certeza, você vai desfrutar muito da variedade e da qualidade da comida local.

Proto

Por estar na costa, a gastronomia típica de Dubrovnik é a mediterrânea, com muitos frutos do mar e peixes, além de vegetais frescos. Um dos muitos restaurantes locais que servem ótimas comidas do mar é o Proto. Bastante tradicional na cidade, ele existe desde 1886 e já recebeu inúmeros clientes ilustres, como a Duquesa de Windsor Wallis Simpson em companhia do ex-rei-imperador Eduardo VIII e também, mais recentemente, o cantor Rod Stewart e o jogador Michael Jordan.

A lagosta e os mariscos são extremamente frescos e vêm acompanhados de ótimos molhos. Vale também provar a salada de polvo, o ravioli de ricota com camarões e o peixe fresco inteiro. Além disso, a carta de vinhos é impressionante e conta com uma extensa variedade de vinhos locais. O Proto, aliás, está na lista de recomendações do Guia Michelin. Como resultado dessa fama toda, é um restaurante em que os preços são um pouco mais salgados.

  • Endereço: Široka ul. 1, 20000
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h

Barba

O Barba é uma ótima pedida para quem quer comer bons pratos com frutos do mar, mas a um preço acessível. Eles servem uma comida de rua rápida, fresca, criativa, deliciosa e barata para o padrão local. Algumas recomendações são: o sanduíche de polvo com mascarpone, as anchovas marinadas com salada de choco e nectarinas, o hambúrguer de polvo e os camarões com parmesão.

Além disso, o Barba fica localizado no coração da cidade, no centro histórico. É um restaurante familiar super agradável, com porções bem servidas. Lá também há uma boa oferta de vinhos da região, que são servidos de forma despretensiosa em copos de plástico.

  • Endereço: Boškovićeva ul. 5, 20000
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h

Bota

O restaurante Bota é especializado em ostras e sushis. Lá você com certeza vai encontrar os mariscos mais frescos da região, porque eles são cultivados nos famosos bancos de ostras de Mali Ston. As ostras vêm em diferentes apresentações: frescas, fritas em tempura ou em sushis. Além disso, o menu tem várias outras opções de que combinam a culinária adriática e japonesa, como os carpaccios de peixe, tartare de atum, sushis variados e camarão frito.

Outro destaque é o espaço, super agradável e ao ar livre. O Bota está localizado uma espécie de varanda e fica pertinho da Catedral de Dubrovnik, que é um dos monumentos mais lindos da cidade.

  • Endereço: Peline ul. 4, 20000
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h

Pizzeria Tabasco

Se acaso você quiser uma pausa de frutos do mar e peixes, uma boa pedida é a Pizzeria Tabasco. Como o próprio nome já diz, a especialidade deste restaurante são as pizzas, servidas em massa fina e disponíveis em tamanhos para comer sozinho ou dividir.

O cardápio oferece uma boa variedade. Os destaques vão para: a Dubrovnik, que leva presunto cru, rúcula e uma mistura de queijos; a Siciliana, com anchovas marinadas; e a Tabasco, que leva cogumelos, presunto e, é claro, pimenta.

Também é possível pedir lasanha, saladas e Piroskes, que é uma espécie de empanada. O preço é justo. Para chegar até lá, você terá que se afastar um pouquinho do centro histórico.

  • Endereço: Hvarska ul. 48, 20000, Dubrovnik
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 23h

Taj Mahal

Outra opção para quem quer variar e provar comidas para além da clássica culinária do mar é o restaurante Taj Mahal, que tem dois endereços: no centro histórico e no bairro de Lapad. Eles servem comida autêntica da Bósnia, com bastante opção para quem quer comer pratos com carne vermelha.

Se estiver na dúvida do que pedir, experimente os kebabs e os bureks, que são pequenos pastéis com recheios variados. Vale dizer que a carne do Taj Mahal é halal, ou seja, os muçulmanos podem comê-la. As sobremesas com inspiração turca, como a baklava, também valem a pena.

  • Endereços: Ul. Nikole Gučetića, 2 (centro histórico) e Ul. Iva Vojnovića, 14 (em Lapad, no hotel Lero)
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 00h

Dica bônus – Gianni

No momento em que você quiser uma sobremesa, passar na Gianni é, sem dúvida, uma excelente pedida. Lá são servidos ótimos gelatos e doces, tanto típicos quanto internacionais. O dono da Gianni era o chef de sobremesas do restaurante 360º, que tem estrela Michelin, ou seja, você certamente não vai se arrepender. Alguns dos destaques são: sorbet de limão com gengibre, gelato de lavanda com mel e o bolo de alfarroba da Dalmácia.

Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
[publisher_disqus_chat]