Casa Rosada: Cartão-postal de Buenos Aires

Confira tudo sobre a Casa Rosada. Veja as informações deste cartão-postal único de Buenos Aires e inclua-o no seu roteiro por lá.

A história da Casa Rosada

A história da Casa Rosada remonta ao século XVII, quando o local era ocupado por um forte, usado para defesa da cidade. Com o passar do tempo, o forte deu lugar a edifícios administrativos e, no final do século XIX, surgiu o prédio que se conhece hoje.

Por que ela é rosa?

Uma das maiores curiosidades sobre a Casa Rosada é a cor de sua fachada. A explicação mais aceita é que a tonalidade surgiu da mistura de cal e sangue de boi, um material comum na época, utilizado para proteção contra as intempéries.

Outra teoria sugere que a cor foi escolhida para simbolizar a união entre dois partidos políticos rivais: o branco (unitaristas) e o vermelho (federalistas).

Dicas da Casa Rosada em Buenos Aires

A estrutura da Casa Rosada

O prédio, com sua arquitetura eclética, mistura elementos renascentistas e italianos. Além disso, as linhas elegantes e detalhes decorativos fazem da Casa Rosada um dos edifícios mais bonitos de Buenos Aires.

Ao entrar nela, você irá se deparar com pátios internos que refletem a tradição colonial espanhola, além de jardins bem cuidados que criam uma atmosfera tranquila no meio do movimentado centro da cidade.

A famosa varanda da Casa Rosada é um dos maiores símbolos da Argentina. Foi de lá que personalidades como Juan e Eva Perón discursaram para multidões. Hoje, ela continua sendo um local de grande significado histórico e político.

Existem alguns tours que passam por diversos pontos turísticos de Buenos Aires. E, claro, incluem a visita à Casa Rosada. Escolha entre eles e garanta os seus ingressos com antecedência:

O que encontrar na Casa Rosada

Com relação ao que encontrar na Casa Rosada, alguns atrativos, por exemplo, são:

1. Museu da Casa Rosada

Na parte posterior do prédio, está o Museu da Casa Rosada, onde você vai aprender mais sobre a história da Argentina e seus presidentes. O acervo inclui:

  • Objetos históricos.
  • Documentos e fotos que narram os principais momentos do país.
  • Exposições sobre a construção e evolução do edifício.

2. Salas cerimoniais

Durante a visita guiada, é possível explorar algumas das salas mais importantes, como:

  • O Salão Branco: Utilizado para eventos oficiais e cerimônias importantes.
  • Gabinetes Presidenciais: Locais de tomada de decisões cruciais para o país.
Pátio interno da Casa Rosada em Buenos Aires

Onde comprar os ingressos de Buenos Aires e da Argentina?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Buenos Aires, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

Dicas práticas para visitar a Casa Rosada

As visitas guiadas são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras e duram cerca de 60 minutos. É recomendável verificar os horários no site oficial antes de ir, pois eles podem variar. A entrada na Casa Rosada e no museu é gratuita, mas é necessário agendar a visita previamente pelo site oficial.

Outra dica é para visitar a Casa Rosada pela manhã, para aproveitar a tranquilidade e fotografar a fachada sob a luz suave do sol. Outro ponto é que o documento de identificação é obrigatório para entrar lá, principalmente para estrangeiros.

A Casa Rosada está localizada na Plaza de Mayo, no coração de Buenos Aires. Ela é facilmente acessível de táxi, ônibus ou metrô (desça na estação Catedral da linha D). Ou, se você estiver com um carro, pode parar nas redondezas e explorar a região a pé.

Casa Rosada na Plaza de Mayo

E, por falar em carro, nós temos uma dica imprescindível para que você consiga alugar um pelo menor preço possível.

Existem dois comparadores de preços de aluguel de carro em Buenos Aires que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes.

Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias imbatíveis com as locadoras. Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros, e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro, muitas vezes, vale a pena conferir também.

Curiosidades sobre a Casa Rosada

Algumas curiosidades sobre a Casa Rosada são:

  • Túneis subterrâneos: Sob a Casa Rosada, há túneis antigos que faziam parte do forte original e podem ser explorados em visitas específicas ao museu.
  • Local de filmagens: O edifício já serviu de cenário para filmes e séries, como Evita (1996), estrelado por Madonna.
  • Troca de governo: A cerimônia de posse presidencial sempre inclui momentos marcantes na Casa Rosada, reforçando sua importância simbólica.
Casa Rosada toda iluminada em Buenos Aires

O que fazer nos arredores da Casa Rosada

Após o tour pela Casa Rosada, indicamos que você combine o passeio com outros atrativos incríveis que ficam ao redor. São eles:

1. Plaza de Mayo

A praça em frente à Casa Rosada é um lugar histórico e palco de manifestações importantes. É um ótimo ponto para relaxar e admirar a vista.

2. Catedral Metropolitana

Localizada na mesma praça, a Catedral Metropolitana é o principal templo católico de Buenos Aires e merece uma visita.

3. Cabildo de Buenos Aires

Outro marco histórico, o Cabildo é um pequeno museu que conta a história da independência argentina.

Economize ao máximo na sua viagem a Buenos Aires:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Buenos Aires da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!