Cancún
O guia completo para montar sua viagem a Cancún!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Cancún, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e ingressos.
1: O que preciso para viajar a Cancún?
Para viajar ao México, você precisa de um passaporte válido e do visto. O passaporte é mais rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$250. Já o processo para tirar o visto tem diferentes documentações e exigências, incluindo uma cópia do seu passaporte, uma prova de recursos financeiros, uma taxa de $53 dólares entre outros.
E já adiantamos: para ir a Cancún, não há obrigatoriedade de nenhuma vacina específica. Contudo, é sempre prudente manter a carteira de vacinação atualizada como precaução.
2: Quando viajar a Cancún?
- Inverno: Jan/Fev/Mar
- Primavera: Abr/Mai/Jun
- Verão: Jul/Ago/Set
- Outono: Out/Nov/Dez
Durante o inverno, Cancún oferece temperaturas amenas, variando entre 20°C e 28°C. É a época perfeita para desfrutar de atividades ao ar livre sem o calor intenso do restante do ano. O verão apresenta altas temperaturas e pancadas de chuva no final da tarde. Consequentemente, é a época menos atrativa. Viajar na primavera é excelente para evitar as multidões da alta temporada, desfrutar de praias menos lotadas e participar de festivais locais.
O outono seria igual à primavera se não fosse pela temporada de furacões, que atinge o pico em setembro. Mas lembramos que o destino pode passar o ano inteiro sem uma única ameaça de furacões. Monitore as condições meteorológicas e esteja preparado!
Fique atento ao Dia dos Mortos (1 e 2 de Novembro) e o Dia da Independência do México (16 de Setembro), quando o país fica cheio de altares, desfiles e celebrações!
3: Quantos dias ficar em Cancún?
O ideal são entre 4-7 dias, para que consiga aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Separe 3 dias para as praias e destinos como a Isla Mujeres. Não deixe de visitar o Xcaret e o icônico monumento Chichén Itzá.
4: Onde ficar em Cancún
Na nossa opinião, assim como a de muitos viajantes, a Zona Hotelera é o epicentro da energia e da diversão em Cancún. Com praias lindas, vida noturna agitada e uma variedade de opções de entretenimento, esta área é a escolha da maioria dos turistas – e, na nossa opinião, a melhor área onde ficar hospedado em Cancún.
Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, fecha ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abrir ele novamente.
Ele vai abrir já com os hotéis e preços na sua data de viagem. Já configuramos para só aparecer hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.
Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga. Então você já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:
Hotel Solymar Beach Condos: o hotel mais barato na zona hoteleira. Ficamos alguns dias para focar nos passeios e não gastar muito com o hotel. Adoramos. Ótimo custo benefício e bem localizado. Se não abrir a página já do hotel, abrirá uma lista de hotéis e ele é o primeiro que aparece.
Hotel The Royal Sands Resort & Spa: o hotel mais barato 5 estrelas tudo incluso. Não é igual aos outros mais tops, mas é o mais barato.
Hotel Live Aqua Beach Resort Cancun: o hotel 5 estrelas tudo incluso que ficamos e achamos SENSACIONAL.
5: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem em Cancún e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
6: Seguro viagem internacional
Para garantir a sua segurança e a da sua família em Cancún, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.
Lembrando que uma consulta médica no México pode sair bem caro. Uma internação então, uma fortuna! E para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
Cancún é uma cidade muito procurada por suas belas praias de areias brancas, águas cristalinas e uma atmosfera vibrante! Nós indicamos, principalmente, a Playa Delfines, que tem águas turquesa e uma vista panorâmica incrível. Seu acesso é gratuito, o local é acessível a todos, e dá para tirar fotos lindas!
Não se esqueça que as baladas também são pontos turísticos e uma das melhores opções de o que fazer em Cancún. Se não for muito fã de vida noturna e só puder escolher uma, indicamos a Coco Bongo, que é a mais famosa e funciona como uma discoteca e casa de shows. Você verá por lá muita dança e performances espetaculares, com muita pirotecnia.
Além do sol e mar, as atividades culturais em Cancún são imperdíveis! Uma delas é o Chichén Itzá, o monumento mais ICÔNICO da região, que reúne todo o mistério Maia e nos permite viajar no tempo até essa civilização! Não dá para ir pra Cancún e não visitar o Chichén Itzá, essa área com construções riquíssimas e ruínas que datam de um período entre 600 d.C. e o século XIII. A experiência de explorar essa maravilha arqueológica é incomparável.
Outras atrações imperdíveis são os Cenotes. E os Cenote Dos Ojos, Chichi Kan, Ik Kil (Yucatán) e Zací (Valladolid) são os mais impressionantes, na nossa opinião. Mergulhe nas águas cristalinas deles, pule do topo do Cenote e tire fotos lindas nesses lugares! Dá pra passar pelo menos 1h30 curtindo os espaços, que são realmente mágicos.
Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Cancún que tem todos os lugares com todas as dicas.
8: Ingressos das atrações e tours
Muitos passeios em Cancún são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
Os ingressos mais vendidos de Cancún são:
Excursão à Isla Mujeres de catamarã
Excursão a Chichén Itzá e cenote Chichi Kan
Excursão a Tulum e Akumal + Snorkel em cenote maia
Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saida do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
9: Transportes e como andar em cancún
Dependendo de onde estiver hospedado e do que planeja fazer, muitas áreas turísticas e praias de Cancún podem ser exploradas a pé. Além disso, bicicletas e scooters são perfeitos para se locomover a curtas distâncias. Há empresas locais oferecendo o aluguel desses veículos, na rua mesmo.
Cancún possui um sistema de ônibus públicos que percorre rotas específicas pela cidade. Apesar de não chegar a todas as praias e pontos de interesse dos viajantes, é uma opção mais econômica para se locomover. Mas lembramos que pode levar mais tempo do que outras formas de transporte, e por isso, o seu tempo de viagem fica um pouco comprometido com essa opção.
Se preferir a flexibilidade de explorar a região no seu próprio ritmo, você pode alugar um carro em Cancún. Com ele, você teria a liberdade de ir a pontos turísticos e outros destinos vizinhos – como o Chichen-Itza, Playa Del Carmen e o saque X-Caret.
Os táxis (que por lá são brancos e com uma faixa verde) são uma opção conveniente para se locomover dentro de Cancún. Eles podem ser encontrados em toda a cidade, mas acabam sendo bem mais caros que outras opções, já que o destino é muito turístico – e os taxistas não tem concorrência. Se for utilizá-los, lembre-se de concordar com o preço antes de iniciar a viagem ou, se possível, use táxis com taxímetro.
Por fim, aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, não eram oficialmente permitidos em Cancún até pouco tempo atrás. Pode até ser que você encontre alguma disponibilidade desses serviços durante a sua viagem, mas pela ausência de regulamentação, não consideramos uma opção 100% segura.
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.
Como alugar um carro em Cancún por um preço imbatível?
Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro do México e do mundo.
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro do México nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.
Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
- Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.
10: Como levar dinheiro a Cancún
A moeda utilizada em todo o México é o peso mexicano, que atualmente equivale a R$ 0,28. Então você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional sempre foi comprar dólares em casa de câmbio, mas existe agora uma nova forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
11: Como ir do aeroporto ao hotel
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cancún (CUN), você verá que há muitos táxis na saída, prontamente disponíveis. Eles oferecem essa flexibilidade de levá-lo diretamente ao seu destino, mas antes de entrar, é aconselhável acordar uma tarifa ou garantir que o taxímetro esteja em uso.
A viagem geralmente leva cerca de 30 minutos, dependendo do tráfego, e custa cerca de (ou mais) 35 dólares. Para a zona hoteleira, calcule alguns dólares a mais. Se você alugou um carro, você pode retirá-lo diretamente no aeroporto.
Caso opte pelo transporte público, leve em conta o tempo e a quantidade de bagagens para se locomover. Existem empresas que oferecem traslados regulares para o centro de Cancún e o preço geralmente varia entre $5 a $10 dólares americanos, mas a viagem pode levar um pouco mais de tempo (aproximadamente 1 hora). Sem falar na falta de conforto, especialmente se estiver com malas, e da segurança.
Na nossa opinião, os serviços privados de transfer são os mais confortáveis e práticos para a viagem (além de não serem caros). Existem empresas locais que oferecem veículos com motoristas particulares que aguardam sua chegada (com uma plaquinha com seu nome, para você identificar assim que sair do desembarque!) e o levam diretamente ao seu hotel.
Dica da melhor forma para chegar ao hotel
O transporte público como ônibus e metrô são sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.
Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já tem o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.
Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.
Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.
12: Gorjetas em Cancún
No México a prática de dar gorjetas é esperada em diversas ocasiões. Os principais alvos das gorjetas (que em espanhol chama-se propina) estão nos restaurantes, hotéis e cabeleireiros. Em média, sobretudo para garçons e guias turísticos, é entregue uma gorjeta de 10%a 15% do valor total da conta. Lembre-se de checar se ela já está inclusa no preço final do serviço.
Funcionários de hotéis recebem de 20 a 50 pesos, o que atualmente vale R$ 5,60 a R$ 14.
Motoristas de táxi não costumam receber gorjeta, mas muitos viajantes arredondam o valor final da corrida como agradecimento. Gorjetas são vistas como uma bonificação por um bom atendimento, e você pode dá-las quando se sentir grato.
13: Voltagem e tomada em Cancún
As tomadas utilizadas em todo o México são as do tipo A e B, que são, respectivamente, dois pinos retos paralelos e dois pinos retos com um redondo posicionado abaixo.
Já a voltagem predominante é a de 127 V. Aparelhos compatíveis com 110V costumam funcionar normalmente.
Lembre-se de levar um adaptador na sua mala ou checar se o seu hotel fornece caso seus eletrônicos não sejam apropriados.
14: Compras em Cancún
Cancún oferece excelentes estabelecimentos para as suas compras! Se quer encontrar roupas, calçados e acessórios de marcas famosas, o Plaza Outlet Cancun é o lugar certo! Lá você encontrará lojas como Nike, Calvin Klein, Hugo Boss, Tommy Hilfiger, Oakley e outras.
Durante a viagem, você pode optar por comprar alguma lembrancinha (o que provavelmente irá acontecer!), e o local certo para isso é o Mercado 28, que por si só já é um passeio incrível. Este mercado tradicional mexicano é uma explosão de cores e sabores, onde você poderá experimentar desde tacos até o artesanato autêntico do país.
A Avenida Tulum, próxima ao Mercado 28, também abriga uma variedade de lojas, desde boutiques de moda até mercados de artesanato local. É o lugar perfeito para encontrar lembranças autênticas e experienciar a atmosfera vibrante da cidade.
Além disso, o La Isla Shopping Village é um paraíso para os amantes das compras. Com mais de 150 lojas, o centro comercial oferece uma mistura de marcas internacionais e designers locais. Das principais lojas, destacam-se Zara, Guess, e Forever 21. Além das compras, o La Isla também oferece uma vista espetacular para a lagoa.
Muitas lojas em Cancún operam no sistema duty-free (sem impostos), e a boa notícia é que você pode recuperar parte do valor dos impostos nas transações bancárias. Turistas no México têm o direito de receber de volta uma taxa de 8,9% dos impostos em compras realizadas nas lojas participantes do Tax Back, também conhecido como Money Back.
Para verificar se uma loja está inclusa, basta procurar pelo adesivo ou placa do Tax Back, ou perguntar a um funcionário. Lembre-se de que para obter o benefício do Money Back, é necessário gastar pelo menos 1200 pesos na loja, podendo somar diferentes cupons fiscais, desde que sejam da mesma loja.
Outros guias de viagem:
Economize ao máximo na sua viagem para Cancún:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Cancún, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Cancún da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Cancún. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Pesos e dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Cancún, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Cancún para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!