Brasil

O que levar na bagagem de mão em voos nacionais

Entenda o que levar na bagagem de mão em voos nacionais. Nesta matéria, vamos esclarecer, de uma vez por todas, essa dúvida.

O que levar na bagagem de mão em voos nacionais

Entenda o que levar na bagagem de mão em voos nacionais. Nesta matéria, vamos esclarecer, de uma vez por todas, essa dúvida que é tão comum para a maioria dos viajantes.

Primeiramente, o que é bagagem de mão?

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a bagagem de mão é a mala que comporta os itens que podem ser transportados a bordo do avião. Ou seja, não existe a necessidade desses seus pertences serem despachados no cargo da aeronave, já que eles ficarão no bin, acima do seu assento.

Bagagens de mão no bin do avião

Atualmente, é permitido usar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg. E ela deve ter as dimensões máximas de 55 cm X 35 cm x 25 cm, incluindo as alças, as rodinhas e os bolsos externos.

Mulher com a bagagem de mão

Essa norma se aplica tanto a voos nacionais quanto aos internacionais. Porém, é importante que você saiba que, em algumas companhias aéreas, especialmente as de baixo custo, podem existir regras mais rigorosas em relação às dimensões e ao peso das bagagens de mão. Então, sempre preste atenção nessa questão antes de viajar.

O que dá para levar na bagagem de mão em voos nacionais?

“O que levar na bagagem de mão em voos nacionais?”. Essa é a dúvida de muitos turistas. Porém, essa resposta não é tão simples, e é necessário que você entenda que a regra geral pode variar um pouco entre as diferentes companhias aéreas.

Homem arrumando a bagagem de mão

Então, antes de viajar, nós sempre recomendamos que os turistas verifiquem as políticas específicas da companhia com a qual estarão voando. No entanto, geralmente, as orientações a seguir se aplicam a maioria dos voos nacionais do Brasil.

  • Itens pessoais e de higiene: é indicado que você leve seus itens pessoais, como documentos, algumas roupas e objetos de valor; e de higiene, como escova e pasta de dente, na bagagem de mão.
  • Líquidos e gel: todos os líquidos, aerossóis e géis, em embalagens de até 100 ml cada, podem ser transportados na bagagem de mão. O ideal é que esses itens sejam colocados em um saco transparente, com fechamento zip lock. E é obrigatório que o volume total não exceda 1 litro.
  • Alimentos: normalmente, é permitido levar alimentos sólidos, chocolates e chicletes na bagagem de mão. Mas, líquidos como molhos e sopas estão sujeitos às restrições de líquidos e podem ser detidos.
  • Eletrônicos: dispositivos eletrônicos, como laptops, tablets e telefones celulares, são permitidos na bagagem de mão. Porém, nos aeroportos, é comum que os fiscais exijam que esses dispositivos sejam retirados da mala para a inspeção de segurança.
Mulher viajando com mala de mão

Mais dicas importantes para sua viagem: