Marrakech

Melhores museus em Marrakech

Veja uma lista dos melhores museus em Marrakech. A cidade é muito rica culturalmente e tem várias opções que valem muito a pena a visita.

Melhores museus em Marrakech

Veja uma lista dos melhores museus em Marrakech. A cidade é muito rica culturalmente e tem várias opções que valem muito a pena a visita!

1. Maison de la Photographie

Vamos abrir nossa lista de melhores museus em Marrakech com o Maison de la Photographie, ou “Casa da Fotografia”, que é um museu que faz uma viagem no tempo por meio de imagens de 1870 a 1950.

A coleção de Patrick Menac’h e Marrakshi Hamid Mergani ilustra o dia a dia e as paisagens do Marrocos nesse período de tempo. É um passeio muito legal, porque mostra que muitas coisas seguem semelhantes, mesmo tantos anos depois.

Essa espécie de galeria fica dentro de um riad, construção típica marroquina. São três andares, com um café muito legal no último piso que vale a pena conhecer.

Maison de la Photographie

2. Museu Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent é um dos nomes mais importantes da história quando o assunto é moda. Ele revolucionou o mercado e ajudou a criar o conceito de alta costura. Em Marrekech, há o segundo museu dedicado a contar essa história (o primeiro fica em Paris) que não poderia estar fora da lista de melhores museus – já que é simplesmente um dos principais pontos turísticos de Marrakech.

O espaço guarda um acervo impressionante com cinco mil peças de vestuário, quinze mil acessórios de alta costura e milhares de esboços e outros itens.

A inauguração foi em 2017, quase dez anos após a morte do estilista. O prédio com projetado pelo escritório francês Studio KO. São mais de quatro mil metros quadrados, com uma estética monocromática em tons terrosos. Além do espaço para exposições temporárias, lá você encontra um café/restaurante, um auditório, uma livraria e uma biblioteca com um acervo de cinco mil livros.

Vale dizer que ao lado do museu fica o famoso Jardim Majorelle, que pertenceu a Saint Laurent e a seu marido. Lá dentro você vai encontrar outro museu muito legal que mostra várias obras de arte marroquinas, com muitos itens berberes (primeiros habitantes do norte da África). Fora que o jardim em si é um daqueles lugares de tirar o fôlego.

Museu Yves Saint Laurent

3. Museu Dar el Bacha

O Dar el Bacha é um museu para entender as ligações da cultura oriental com a ocidental. Ele abriga exposições sobre arte e cultura marroquina, além de trabalhos sobre o Islã e a relação com outras religiões do mundo.

Mas o Dar el Bacha é um passeio dois em um. Primeiro por causa dessa parte do museu, que é muito legal. Segundo porque é um dos prédios mais lindos de Marrakech! É um palácio deslumbrante do começo do século XX que foi a casa oficial de Thami El Glaoui, um dos lideres mais conhecidos do Marrocos.

A construção mistura arquitetura local com a de Andaluzia. O teto tem uma decoração fascinante e é uma obra de arte por si só.

Museu das Confluências (Dar el Bacha)

4. Museu Dar Si Said

O museu Dar Si Said é uma espécie de tesouro escondido. Ele fica dentro da Medina e tem uma extensa coleção de tapetes tradicionais, tecidos, joias e outros objetos que nos contam a história dos povos berberes. Se autodenomina como o museu mais antigo de Marrakech, e também o com maior acervo.

O prédio é absolutamente impressionante, de cair o queixo. É um palácio do século XIX com mosaicos de azulejos minuciosamente colados formando desenhos, tetos coloridos e janelas e portas com padrões totalmente únicos.

Dar Si Said

5. Museu da Música

O Museu da Música é multissensorial e nossa escolha para fechar a lista de melhores museus em Marrakech. Lá você encontra uma exposição dos instrumentos, escuta os sons e desfruta de mais um espetáculo visual proporcionado pela arquitetura do local.

Na visita, você vai entender como as músicas marroquina e africana serviram de influência para outras culturas, como a espanhola. Estão expostos vários instrumentos, de corda, de percussão, entre outros.

Também acontecem shows durante a semana para que você possa “ouvir o que está exposto”. O prédio do século XVI tem um trabalho de decoração com madeira esculpida em pequenos detalhes, além de um terraço com vista para as montanhas do Atlas. É lindo!

Museu da Música em Marrakech