
Confira todas as dicas e informações sobre a estação chilena de esqui Portillo, uma das principais do país.
Sobre a estação de esqui Portillo perto de Santiago
Portillo é uma das estações de esqui mais icônicas do Chile, e, também, é a mais antiga da América do Sul. Muito bem localizada na região da Cordilheira dos Andes, e próxima à fronteira entre o país e a Argentina, no Paso Los Libertadores, ela tem um enorme significado histórico para todo o país.
Assim como em muitas outras estações de esqui chilenas, como o Valle Nevado e Farellones, Portillo é um destino de neve super moderno, com uma ótima estrutura e que oferece pistas esquiáveis para todos os níveis de dificuldade.
Ou seja, se você é um amante dos esportes da neve, ou quer relaxar em um excelente local, não deixe de ir até lá.

E não deixe de conferir o nosso guia completo do Chile. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
Quais são os melhores atrativos de Portillo?
Um dos destaques da estação de esqui Portillo é a qualidade da sua neve, sendo bastante conhecida entre os esportistas mais experientes por ser leve e seca.
Outro enorme benefício de lá é o fato das pistas serem muito bem divididas, com partes fáceis, para os iniciantes, mas, também, com áreas mais íngremes.
Porém, os atrativos de Portillo vão muito além de somente ser um excelente local para os esportes da neve. Isso porque, desde o trajeto, já é possível entender o que torna a região tão encantadora e querida entre os turistas.
Para você ter uma ideia, as atrações já começam no caminho até Portillo, quando você precisa passar pela famosa estrada Los Caracoles (ou Ruta CH-60). Ela é considerada uma das mais bonitas de todo o Chile, sendo um ótimo ponto turístico por si só.
Além disso, já estando dentro da estação de esqui Portillo, você também pode ir até a Laguna del Inca. Ela é uma lagoa linda e super diferente, já que conta com águas cor esmeralda, possui 4 km de extensão e é protegida pelas altas montanhas da cordilheira.
É um cenário verdadeiramente impressionante, que parece ter sido tirado de um conto de fadas.

IMPORTANTE: uma dica essencial para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Santiago é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois, veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é a melhor região e como você pode economizar muito com o hotel.
Escola de esqui e snowboard
Você sabia que na estação de esqui Portillo existe escola de esqui e snowboard? Pois bem, existe. Ela é dirigida por uma esquiadora, chamada Katie White, e dispõe de diversos instrutores super qualificados que ensinam desde os principiantes aos mais avançados (sendo eles adultos ou crianças).
Vale saber, também; que a escola dá aulas particulares ou em grupo. Aos que quiserem uma experiência mais completa, é possível participar do acampamento (um pacote com 1 semana de duração) de esqui ou o esqui guiado (uma atividade a qual você estará acompanhado de um instrutor de guia).

Portillo além do esqui
A estação Portillo é quase como uma mini cidade, onde você encontrará de tudo um pouco. Por lá, além de praticar esqui e snowboard, também é possível participar de atividades diversas que o local proporciona.
Algumas delas, por exemplo, são:
- Semana do vinho: com deliciosas degustações de vinhos.
- Semana dos amigos: com atratividades que envolvem música ao vivo, karaokê e degustação.
- Festa do vinho: ótima para amantes de vinhos, os quais poderão conversar com os enólogos e provar das melhores cepas do vale.
- Piscina aquecida ao ar livre: perfeita para relaxar.
- Aulas de yoga: uma atividade bastante agradável e tranquila.
- Restaurantes: com o melhor da gastronomia local.
- Bar: para beber bons drinks.
- Discoteca: fica no andar inferior do hotel e é um ótimo ambiente para dançar e relaxar.
- Cinema: com filmes para adultos e crianças todas as tardes.
- Kids Club: é um espaço onde as crianças podem ficar brincando e aprendendo (sendo que menores de 3 anos não pagam).
- Massagens e sauna: para poder relaxar com tratamentos deliciosos.

O local também dispõe de:
- Clínica: atendimento médico de emergência.
- Acessibilidade: com quartos e banheiros adaptados, elevadores com sistemas em braille e de voz e um guia de serviços do centro de esqui em braille.
- Serviço de lavanderia
- Quadra poliesportiva: perfeita para a prática de futebol, basquete ou vôlei.
- Biblioteca: com livros em vários idiomas.
- Loja: excelente para comprar equipamentos modernos, roupas de esqui, acessórios, presentes, artigos de higiene pessoal, lanches etc.
- Sala de jogos: com mesa de pingue-pongue, parede de escalada, entre outros.
- Ski Box: situado na base da pista Las Lomas; é um local onde você pode fazer uma parada rápida para beber, comer e repor as energias.
Quando ir a Portillo?
Esta estação de esqui costuma funcionar na temporada e inverno. Portanto, se quiser ir até lá, é melhor se programar para a época que vai do fim de junho ao fim de setembro.
Como chegar em Portillo?
Se você estiver com um carro alugado em Santiago do Chile e quiser ir até a estação de esqui Portillo por conta própria, saiba que ela está a 164 km desta cidade, algo em torno de 2 horas de percurso.
A estrada é tranquila, e, ao longo do caminho, você desfrutará de ótimos cenários, em meio a montanhas e, claro, neve.

Onde ficar em Portillo
Para quem quiser se hospedar em Portillo, saiba que existe essa possibilidade e é super bacana. Para entender melhor, as acomodações por lá são divididas nas seguintes modalidades:
- Chalés de montanha: com capacidade para de 4 a 8 pessoas. Nesta opção; você terá 4 refeições diárias no restaurante principal do hotel, passes para os meios de elevação e acesso às demais comodidades da propriedade, como piscina e academia.
- Hotel Portillo Chile: com capacidade para até 6 pessoas. No hotel; você poderá usufruir de uma estrutura completa com piscina, sala de cinema, jacuzzi e restaurante principal. Os quartos dispõem de Wi-fi, telefone, minibar, cofre e secador de cabelo.
- Inca Lodge: são opções de estadia mais simples – perfeito para jovens e mochileiros – com capacidade para até 4 pessoas. Nela, você terá direito as 4 refeições no restaurante self service do hotel, passes para os meios de elevação e todas as instalações e atividades do Hotel Portillo.
- Octagon Lodge: ideal para quem estiver viajando sozinho. Nos apartamentos octagon lodge; há minibar, secador de cabelo, Wi-fi e telefone. Esta opção também possibilita que você usufrua de toda a instalação do hotel principal.
Se a ideia for fazer um bate e volta apenas de Santiago do Chile até a estação de esqui Portillo, e não se hospedar por lá, uma dica excelente que podemos dar a você é optar pelo passeio por Portillo saindo de Santiago, oferecido pela Full Tour.
Ela é a melhor agência de viagens especializada em atender brasileiros que buscam turismo e diversão em terras chilenas, e conta com um itinerário bate-volta excelente, que mostraremos mais abaixo.


Ir a Portillo em passeio com agência
O passeio por Portillo saindo de Santiago, com a Full Tour, começa cedo, sendo que o motorista/guia do transfer irá buscar você entre às 6h e às 7h (local a definir). O trajeto atravessa paisagens impressionantes da Cordilheira dos Andes, e conta com algumas paradas em pontos super estratégicos e que você vai amar.
A primeira delas, por exemplo, é na estrada Los Caracoles, que, como falamos acima, é super famosa, sendo conhecida por suas curvas impressionantes e vistas lindas. Em seguida, o tour continua até o destino principal: a estação de esqui.
Mas, não para por aí. Após as horas de diversão em Portillo, você voltará para o transfer e, antes do retorno a Santiago (previsto para às 20h), fará uma pausa na bela Laguna del Inca. Muitos turistas dizem que este é o ponto mais alto de todo o passeio.

IMPORTANTE: para uma viagem a Santiago, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
O passeio por Portillo saindo de Santiago custa 47.700 pesos chilenos e pode ser feito em qualquer época do ano. Porém, por conta da neve, o inverno é a estação mais escolhida.
No valor, estão inclusos um guia/motorista experiente e o transfer de ida e de volta. Além disso, para que você consiga curtir o dia perfeitamente, sempre indicamos que leve uma garrafa de água, um pequeno lanche, protetor solar e óculos escuros.
Para garantir o seu ingresso para este passeio, é necessário seguir algumas indicações. Primeiramente, a nossa recomendação é que você compre o ingresso de forma antecipada e pela Internet, ainda enquanto estiver no Brasil. Deixar para a última hora pode impedir que você economize.
Em segundo lugar, clique neste site aqui de Ingressos para o Chile. Logo ao abrir o site, você preenche o formulário e um profissional de lá entra em contato com você, para tirar todas as suas dúvidas sobre o tour e para que você consiga realizar o pagamento.
A agência dá todo o suporte necessário e, inclusive, nós sempre tivemos experiências excelentes com ela.
Economize ao máximo na sua viagem a Santiago e ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como planejar uma viagem a Santiago, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Santiago para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!