
Confira o que fazer em Belfast, a capital da Irlanda do Norte e um destino que surpreende.
O que saber sobre Belfast?
Belfast é a capital da Irlanda do Norte e embora tenha uma história de conflitos políticos (vale lembrar que a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido), hoje em dia é um destino ideal para viagens curtas ou até para servir de base para bate e voltas a outros destinos da Irlanda do Norte.
Pelas ruas é fácil entender como o passado e o presente convivem lado a lado, desde antigos estaleiros industriais até bairros modernos cheios de cafés e galerias. O povo é super simpático e todos os turistas saem de lá com uma experiência acolhedora, especialmente para quem visita o país pela primeira vez.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
Qual é a melhor época para visitar Belfast?
Ao ser norte da Europa, o clima pode ser imprevisível, mas a melhor época para visitar Belfast é sem dúvida entre maio e setembro (pegando o final da primavera e todo o verão no hemisfério norte). Nessa época, as temperaturas são amenas e os dias mais longos.
Por outro lado, os preços mais acessíveis são na primavera (entre março e julho) e outono (de setembro a dezembro), já que há menos turistas. Mas independentemente da época escolhida, é sempre recomendável levar roupas adequadas para chuva!


Titanic em Belfast


Os murais de Belfast: bairros de Falls Road e Shankill Road
Entretanto, um atrativo fundamental para conhecer Belfast são os famosos murais da cidade. Eles ficam espalhados pelos bairros de Falls Road e Shankill Road. E são famosos porque retratam episódios, personagens e símbolos ligados ao período conhecido como The Troubles: décadas de tensão entre católicos e protestantes. Inclusive recomendamos fazer o Free Tour pela Belfast política, que explica todos os conflitos que moldaram a cidade.


City Hall de Belfast
Entretanto, não poderia faltar nesta lista do que fazer em Belfast conhecer o edifício da prefeitura. Localizado no centro de Belfast, o City Hall é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Foi construído no início do século XX e impressiona pela arquitetura clássica e jardins bem cuidados ao redor. Também pode visitar o interior do edifício, para ver os salões históricos e algumas exposições que explicam o desenvolvimento político e urbano da capital norte-irlandesa.

Depois da visita, aproveite que ao redor do City Hall há várias ruas comerciais, com cafés e edifícios históricos, tornando essa região ideal para caminhadas sem pressa.
Museu Ulster em Belfast
Outro atrativo muito legal em Belfast é o Ulster Museum, uma das atrações culturais mais importantes da Irlanda do Norte. Isso porque o museu reúne exposições que vão desde história natural e arqueologia até arte moderna e contemporânea. Além disso, a entrada é gratuita, o que o torna ainda mais atrativo visitar este ponto turístico e uma ótima oportunidade para conhecer a história da cidade mais a fundo.


Vida noturna: conhecer o pub Crown Liquor Saloon
Entre as experiências mais autênticas de Belfast está sem dúvida a visita aos pubs, como também é típico em Dublin. No caso de Belfast, um pub imperdível é o Crown Liquor Saloon, um pub histórico e que mantém a decoração vitoriana original. O ambiente por lá é bem acolhedor, com decoração em madeira, com vitrais coloridos e alguns espaços privativos.
Por lá, além de provar cervejas locais e bebidas tradicionais, este pub é um ótimo local para observar o dia a dia dos moradores e sentir o ambiente da cidade. Assim, seja para um almoço ou uma pausa no final do dia, o pub Crown Liquor Saloon é uma parada obrigatória!


Comer em Belfast
E claro, além de pubs, a cidade também se destaca pela gastronomia, que aos poucos vai crescendo no quesito oferta e opções variadas para todos os gostos. Os pratos típicos irlandeses são os ensopados e preparações à base de batata, muito comuns de encontrar nos restaurantes mais tradicionais e pubs. Mas, também é fácil encontrar restaurantes modernos e com outros pratos, como peixes frescos. A nossa dica é que aposte nos pubs, pois muitos deles têm música ao vivo, o que torna ainda mais animado o momento da refeição.


E não deixe de conferir o nosso guia completo da Irlanda. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
Economize ao máximo na sua viagem à Irlanda:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Irlanda, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Dublin e toda a Irlanda da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Irlanda. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Dinheiro/Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Irlanda, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Dublin para saber qual é a melhor localização e assim, economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!