
Entenda o que levar na bagagem de mão, tanto em voos nacionais quanto internacionais. Confira todas as dicas para se programar bem com as suas malas.
Primeiramente, o que é bagagem de mão?
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a bagagem de mão é a mala que comporta os itens que podem ser transportados a bordo do avião.
Ou seja, não existe a necessidade desses seus pertences serem despachados no cargo da aeronave, já que eles ficarão no bin, acima do seu assento.
Atualmente, é permitido usar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg. E ela deve ter as dimensões máximas de 55 cm X 35 cm x 25 cm; incluindo as alças, as rodinhas e os bolsos externos. Essa norma se aplica tanto a voos nacionais quanto aos internacionais.
Porém, é importante que você saiba que, em algumas companhias aéreas, especialmente as de baixo custo, podem existir regras mais rigorosas em relação às dimensões e ao peso das bagagens de mão. Então, sempre preste atenção nessa questão antes de viajar.
Uma observação importante é que a companhia aérea LATAM é a única que permite que a bagagem de mão seja de até 12 kg (ou até 16 kg a depender da categoria). Então, caso vá viajar com ela, já fique ciente desta vantagem.

O que dá para levar na bagagem de mão em voos nacionais?
“O que levar na bagagem de mão em voos nacionais?”. Essa é a dúvida de muitos turistas. Porém, essa resposta não é tão simples, portanto é necessário que você entenda que a regra geral pode variar um pouco entre as diferentes companhias aéreas.
Então, antes de viajar, nós sempre recomendamos que os turistas verifiquem as políticas específicas da companhia com a qual estarão voando. No entanto, geralmente, as orientações a seguir se aplicam a maioria dos voos nacionais do Brasil.
- Itens pessoais e de higiene: é indicado que você leve seus itens pessoais, como documentos, algumas roupas e objetos de valor; e de higiene, como escova e pasta de dente, na bagagem de mão.
- Líquidos e gel: todos os líquidos, aerossóis e géis, em 4 embalagens de até no máximo 300 ml cada, podem ser transportados na bagagem de mão. O ideal é que esses itens sejam colocados em um saco transparente, com fechamento zip lock.
- Alimentos: normalmente, é permitido levar alimentos sólidos, chocolates e chicletes na bagagem de mão. Mas, líquidos como molhos e sopas estão sujeitos às restrições de líquidos e podem ser detidos.
- Eletrônicos: dispositivos eletrônicos, como laptops, tablets e telefones celulares, são permitidos na bagagem de mão. Porém, nos aeroportos, é comum que os fiscais exijam que esses dispositivos sejam retirados da mala para a inspeção de segurança.

Nossa dica particular, que sempre fazemos quando vamos viajar – seja para voos nacionais ou internacionais é:
- Leve algumas peças de roupa na sua bagagem de mão. Infelizmente, existem alguns casos onde pode ocorrer extravio de bagagem ou até mesmo perda da mesma. Imagina chegar no seu destino e não ter nenhuma roupa para usar até resolver este problema? Tendo uma peça ou outra, você consegue passar os primeiros dias da viagem tranquilamente.
- Leve também o que é permitido de produtos de higiene. Assim, se for ficar muito tempo na escala, por exemplo, terá como escovar os dentes ou utilizar qualquer outro produto que necessitar.
- É válido ter algum snack, garrafinha de água e alimentos deste tipo com você durante o voo. Há casos onde a companhia aéra não oferece serviço de comidas e bebidas gratuitas à bordo, então se a fome bater, você estará prevenido.
- Por fim, itens como aparelhos eletrônicos e de valor, na nossa opinião, precisam estar com você a todo o momento. É mais seguro e, se a companhia aérea, disponibilizar de Wi-fi, poderá utilizá-los tranquilamente durante o voo.

Tudo sobre a bagagem de mão em voos internacionais
A bagagem de mão em voos internacionais segue a mesma norma da dos voos nacionais – que citamos acima. Portanto, use as informações que passamos como referência quando for viajar, seja para qualquer destino que desejar.
Uma diferença, apenas, é quanto ao item líquidos e gel. No caso dos voos internacionais, você deverá portar as embalagens de até 100 ml. E é obrigatório que o volume total não exceda 1 litro.
Dicas e informações FUNDAMENTAIS a respeito da bagagem de mão
Existem algumas dicas e até mesmo informações que achamos fundamentais para que você não erre na hora de fazer ou transportar a sua bagagem de mão, e, principalmente, passe por algum imprevisto ou chateação.
Uma delas, por exemplo, é quanto aos alimentos. Para transportá-los, é preciso que sejam em pequenas quantidades. E, claro, o serviço de segurança do aeroporto pode pedir para que você abra a mala para conferir se os itens estarão cumprindo com a quantidade ou o tipo permitido.
A respeito dos medicamentos, saiba que os que forem em comprimidos poderão ser levados tranquilamente em sua bagagem de mao. A dica é ter sempre a receita junto, caso seja necessário apresentá-la por algum motivo.
Já no caso dos remédios em frascos, é permitido que seja acima de 100 ml, mas, provavelmente, você deverá passar pela inspecção, como uma forma de segurança.
Uma dica extra a saber, principalmente se essa é a sua primeira viagem de avião é que, além da bagagem de mão – a qual estamos abordando – também é possível levar uma mochila ou bolsa. Esta, assim como a bagagem de mão, possui medidas certas também para serem levadas (45 cm x 35 cm x 20 cm).
E, aos que desejarem levar mais coisas na viagem, é indicado adquirir a bagagem a ser despachada.
Uma sugestão que sempre gostamos de dar aos nossos leitores, a respeito das bagagens, é para que, se possível, pesem as malas antes de ir ao aeroporto. Existe, inclusive, a balança de malas, que costuma ser bem barata e é um ótimo investimento.
Além disso, ao comprar a sua bagagem, certifique-se de que ela estará dentro das normas exigidas pela ANAC. Caso contrário, infelizmente, não terá como utilizá-la em viagens de avião.
Por fim, ao adquirir sua passagem aérea para o destino escolhido, confira as informações da companhia em questão para não correr nenhum risco de errar depois na hora. Veja, também, se a tarifa escolhida para o seu voo inclui algum tipo de bagagem. Geralmente, as tarifas light, por exemplo, só liberam a bagagem de mão (de 10kg ou 12 kg) e a mochila.
Já no caso das outras tarifas, muitas vezes, você paga um valor a mais, porém pode levar a mala despachada. Verifique, portanto, o que atende melhor as suas necessidades.
