Planeje sua viagem com o roteiro por Praga e Viena de 7 dias e aproveite o melhor de cada cidade!
Dia 1 – Praga
Quando você chegar a Praga, aproveite para se instalar com calma no hotel, de preferência na Cidade Velha ou em Malá Strana, bairros que permitem fácil acesso às principais atrações.
Após descansar da viagem, caminhe pelas ruas locais e vá até a Praça da Cidade Velha, onde você verá o Relógio Astronômico e as torres góticas.
Além disso, você pode aproveitar para entrar em algum café histórico, como o Café Louvre, e provar um café ou doce típico, enquanto observa a movimentação das pessoas e o estilo arquitetônico único da cidade.
Na caminhada, é possível conhecer lojas de souvenirs, pequenas galerias e ateliês de artesanato.
Assim, para terminar o dia, experimente um jantar em restaurante tradicional, como o Mlejnice, onde pratos típicos checos, como goulash (ensopado de carne temperado com páprica e servido com pão ou massa) e svíčková (carne assada acompanhada de molho cremoso de legumes, servida com bolinhos de pão e geleia de cranberry) vão te dar uma primeira experiência completa!
Dia 2 – Praga
No segundo dia em Praga, comece pelo Castelo de Praga, que é uma cidade dentro da cidade. Você vai poder visitar a Catedral de São Vito, os salões do Palácio Real e a bela Golden Lane, com casinhas medievais cheias de história.
Também não se esqueça de passear pelos jardins do castelo, que oferecem vistas incríveis da cidade. Depois, desça até Malá Strana, um bairro que mistura ruas históricas, igrejas barrocas e cafés.
A Igreja de São Nicolau é um exemplo impressionante da arquitetura barroca e merece sua visita. Aproveite para conhecer o Muro de John Lennon, que é colorido, cheio de mensagens e perfeito para fotos criativas.
Mais tarde, atravesse a Ponte Carlos, observe o Rio Vltava e as estátuas que adornam o caminho, e termine o dia com um jantar à beira do rio, no Kampa Park, combinando bons pratos com uma vista espetacular da cidade.
IMPORTANTE: Para uma viagem a Praga, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
Dia 3 – Praga
Se você gosta de história e cultura, comece a manhã no Bairro Judeu, visitando o Antigo Cemitério Judaico e as sinagogas, incluindo a Sinagoga Espanhola, que impressiona pela riqueza de detalhes e arquitetura.
Depois do almoço, aproveite para fazer um passeio de barco pelo Rio Vltava, que proporciona uma perspectiva diferente de Praga, passando pelo Castelo, pelas pontes e pelos edifícios históricos da Cidade Velha.
Finalize o dia passeando pelo bairro moderno de Nové Město, especialmente a Praça Venceslau, cheia de lojas, cafés e movimento, e experimente a cerveja tcheca em um pub local ou jante em um restaurante tradicional, como o U Modré Kachničky.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
Dia 4 – Praga e Viena
No último dia em Praga, suba ao Parque Petrin. Você vai poder subir na Torre de Observação, que lembra a miniatura da Torre Eiffel, e ter vistas panorâmicas incríveis da cidade.
Após o almoço, pegue um trem ou ônibus para Viena (aproximadamente 4 horas). Chegando à cidade, faça check-in no hotel no centro, que é um dos melhores locais para se hospedar.
Ao começar a conhecer Viena, caminhe pelas ruas do centro histórico, contemplando a elegância dos edifícios imperiais e aproveitando para jantar em um restaurante local, como o Plachutta, famoso pelo Tafelspitz, prato clássico austríaco.
Dia 5 – Viena
O dia começa com uma visita ao Palácio de Schönbrunn, antiga residência de verão dos Habsburgos. Você pode ver os aposentos imperiais, os jardins, o labirinto e a Gloriette, que oferece uma vista linda da cidade.
Depois, volte ao centro para visitar a Catedral de Santo Estêvão e caminhar pelas ruas da Graben e Kohlmarkt, onde você encontrará lojas históricas e cafés. Inclusive, um café no Café Demel é perfeito para experimentar doces austríacos!
A seguir, se você gosta de música clássica, assista a um concerto em Viena. Há opções menores e mais intimistas que ainda preservam a tradição musical da cidade, tornando a experiência inesquecível e super válida. Você pode conferir aqui!
Dia 6 – Viena
No sexto dia de roteiro, recomendamos que vá ao MuseumsQuartier, onde arte moderna e arquitetura histórica se encontram.
Uma vez lá, visite o Leopold Museum e o MUMOK, aproveitando para absorver cultura moderna e clássica em um só lugar.
Na sequência, caminhe até o Palácio Belvedere, que além de ser belíssimo por fora, abriga obras icônicas, incluindo o famoso “Beijo” de Gustav Klimt. Passeie pelos jardins e aproveite para tirar fotos das fachadas barrocas e da paisagem urbana ao fundo, é um cenário espetacular!
Finalize o dia jantando em restaurantes mais famosos, como o Figlmüller, conhecido pelo melhor schnitzel da cidade, e aproveite para caminhar pelas ruas do centro, que ficam bem iluminadas.
Dia 7 – Viena
No último dia, visite o Palácio Hofburg, incluindo o Museu Sisi e os aposentos imperiais, para entender a vida da família Habsburgo.
Você também pode aproveitar e caminhar pela Ringstrasse, contemplando os prédios históricos como a Ópera, o Museu de História da Arte e o Parlamento.
Se tiver tempo antes do voo, faça uma parada em um café tradicional, como o Café Central, para experimentar a famosa torta Sacher ou um café vienense.
Economize ao máximo na sua viagem para Praga
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como economizar muito em Praga, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Praga, da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela República Tcheca e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Praga. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Praga, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Praga para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!