Tábua de maré: Dicas de como usar para planejar a sua viagem

Confira tudo sobre a tábua de maré. São dicas de como usar este recurso, se planejar para os passeios e curtir ao máximo o destino escolhido.

Sobre a tábua das marés

Antes de qualquer coisa, uma informação inicial que gostaríamos de dar é que, ao procurar por tábua de maré, é possível que você encontre também o termo tábua das marés. Seja como for, ambas estão falando sobre o mesmo assunto.

Em viagens ao Nordeste, este recurso é muito utilizado. Inclusive, os moradores de lá já sabem como funciona e sempre auxiliam os turistas quando eles chegam no destino. Portanto, se você estiver programando a sua viagem para algum lugar do Nordeste, é imprescindível se atentar sobre este tema.

Para entender melhor sobre isso, saiba que funciona mais ou menos assim: Se você for até uma cidade como Maceió ou qualquer outra do Nordeste, por exemplo, quando a maré estiver alta, não será possível curtir as piscinas naturais e as outras atrações deste paraíso da forma que ele tanto merece.

Quando a maré está alta, quer dizer que a água do mar está subindo até o seu ponto mais elevado. Esta não é a melhor fase para você ir até as piscinas naturais, o Caminho de Moisés etc.

Agora, quando ela está baixa, é o momento em que fica mais “seca”. Ou seja, é o ideal para encontrar estes atrativos mais em evidência.

E, se estiver se perguntando: Mas o que significa que a maré está alta? É quando ela está perto de 1.0 (ou acima). No caso de marés que estiverem de -0.1 e 0.7, são consideradas baixas.

Um ponto super importante a saber é que as fases da lua interferem diretamente na questão da tábua de maré. Geralmente, quando a lua está cheia ou nova, é onde pode se encontrar a maré mais baixa.

Além disso, vale se inteirar que o processo das marés costuma ser cíclico, ocorrendo de 6 em 6 horas. Isso quer dizer que a maré se enche por cerca de 6 horas e depois esvazia por mais 6 horas – sendo, portanto 2 vezes de maré cheia e 2 vezes de maré seca por dia.

Para verificar este fator, sugerimos que você entre em sites oficiais (de acordo com o seu destino). Depois, insira a data, o mês e o ano da sua viagem. Por fim, verifique as informações sobre a tábua das marés. Geralmente, aparecem duas mínimas e duas máximas.

Uma dica extra também é que muitos agentes de viagens estão super acostumados com a questão da tábua de marés. Então, consulte-os quando estiver viajando para este destino e garanta que você terá a melhor experiência nos passeios que fizer pela região.

Veja, também, os horários em que a maré estará baixa e procure ser pontual ao horário que o agente estipular. Caso você chegue depois do horário, pode acontecer de perder a saída do tour.

Piscina natural São Miguel dos Milagres