Roteiro perfeito de 9 a 15 dias pelo Algarve

Confira um roteiro perfeito de 9 a 15 dias pelo Algarve e aproveite os melhores passeios da região!

Um dia no Algarve

Após desembarcar no Aeroporto de Faro, que é o mais central e a porta de entrada para o Algarve, você pode começar pelo centro histórico da cidade.

Recomendamos que passeie pelas ruas da Vila-Adentro, onde você verá a Catedral da Sé, o Arco da Vila e a bela arquitetura local.

Vila-Adentro

Depois, almoce em um dos restaurantes típicos da cidade, como aqueles que servem frutos do mar com vista para a Ria Formosa.

Na sequência, aproveite para visitar o Museu Municipal de Faro, situado em um antigo convento. Também super vale conhecer o Parque Natural da Ria Formosa com uma caminhada pelos arredores da cidade.

Museu Municipal de Faro

Para o jantar, escolha um restaurante nas ruas do centro histórico, recomendamos o À do Pinto, e finalize com um passeio à beira da marina que fica super iluminada e bem bonita.

À do Pinto

Dois dias no Algarve

Nesse segundo dia, inicie com um café da manhã em uma padaria local, a exemplo da Padaria Centeio, em seguida, embarque no trem turístico de Faro. Basta clicar e já ser redirecionado para uma agência que usamos nos passeios e que fornece todas as informações necessárias.

O passeio passa por pontos importantes como o Teatro Lethes, o centro antigo e a Ria Formosa, oferecendo uma visão geral da cidade de forma prática e confortável.

Trem turístico de Faro

Além do mais, você pode ir até à marina e, se estiver calor, aproveite para dar um mergulho na Praia de Faro. A praia é extensa e com águas tranquilas, acessível de carro ou de barco.

Praia de Faro

À noite, aproveite para conhecer restaurantes que oferecem pratos da cozinha local com um toque mais atual.

E não deixe de conferir o nosso guia completo de Algarve. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.

Faro à noite

Três dias no Alagarve

Pegue a estrada até Loulé, a cerca de 20 km, e comece o dia visitando o seu mercado municipal, com arquitetura mourisca e grande variedade de produtos locais.

Em seguida, recomendamos a visita guiada à mina de sal de Loulé, onde você desce ao subsolo para conhecer os túneis e a história da mineração na região. Se tiver interesse em fazer esse passeio de maneira organizada é só clicar no link acima e já conferir todos os detalhes!

Visita guiada à mina de sal de Loulé,

Após a visita, almoce no centro de Loulé e caminhe pelas ruelas típicas da cidade. Você pode visitar o Castelo de Loulé ou conhecer pequenas lojas de artesanato que vendem cerâmicas e produtos de cortiça.

Retorne para Faro, descanse um pouco desse bate e volta e aproveite a noite por lá em um dos restaurantes da cidade. 

Castelo de Loulé

IMPORTANTE: Para uma viagem a Portugal, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Quatro dias no Algarve

Comece o dia na Praia da Falésia, que fica em Albufeira, a cerca de 40 minutos de Faro. Essa é uma das mais belas praias do Algarve, conhecida pelas falésias que são super bonitas e por isso não poderia faltar nesse roteiro.

Depois de aproveitar um pouco esse espaço, sugerimos o passeio de catamarã pela costa do Algarve com churrasco. O passeio inclui paradas para mergulho e um delicioso churrasco a bordo, com bebida incluída.

É uma experiência super completa para admirar as grutas e formações rochosas da região, bem como aproveitar um almoço diferente.

Passeio de catamarã pela costa do Algarve com churrasco

Ao retornar, conheça o centro antigo de Albufeira e aproveite para jantar em um restaurante a exemplo do Cabana Fresca.

Cabana Fresca

Como economizar no aluguel de carro no Algarve

Alugar um carro é a melhor forma deconhecer o Algarve com liberdade, e usar comparadores de preços é a chave para economizar. Essas plataformas reúnem ofertas de diversas locadoras, facilitando a escolha do veículo ideal com tarifas mais baixas.

Comparador 1: Popular entre viajantes, oferece preços atrativos com parcerias sólidas e, muitas vezes, seguro incluso e ideal para quem planeja conhecer Lagos, Sagres ou Alvor.

Comparador 2: Um dos líderes globais em aluguel de carros, acessa promoções exclusivas de locadoras conhecidas. Perfeito para visitar destinos como Silves, Tavira ou a Ria Formosa, saindo de Faro.

Cinco dias no Algarve

Albufeira conta com atrações muito boas, por isso o roteiro segue o quinto dia por lá. Ao amanhecer, faça o tour guiado de tuk tuk por Albufeira, que passa por diversos pontos históricos e oferece uma visão rica da herança cultural da cidade, além das praias e mirantes espetaculares.

tour guiado de tuk tuk por Albufeira

Após o almoço, aproveite para relaxar em outra praia, como a Praia dos Pescadores, onde é possível caminhar ou alugar um caiaque para conhecer a costa.

Depois de um dia cheio de atividades, siga para um restaurante especializado em pratos regionais, como cataplana de marisco, e aproveite a noite em Albufeira, que pode ser tranquila ou animada, dependendo do local que você escolher.

Noite em Albufeira

Seis dias no Algarve

Saia cedo em direção a Vilamoura, a cerca de 20 km, um lugar que possui uma marina conhecida e luxuosa. 

Por lá, você pode fazer o passeio no trem turístico de Vilamoura, que percorre as áreas mais bonitas da cidade, incluindo a marina, campos de golfe e praias.

Passeio no trem turístico de Vilamour

A seguir, almoce em um dos restaurantes da marina e depois aproveite a Praia da Rocha Baixinha, com boa estrutura e mar tranquilo.

À noite, faça um passeio pela marina iluminada, com diversas opções de bares e restaurantes.

Marina iluminada

Sete dias no Algarve

Para aproveitar bem esse roteiro, recomendamos que viaje até Portimão, fica a uns 60 km. Você pode começar pela Praia da Rocha, uma das mais conhecidas do Algarve.

Além de aproveitar a praia, você pode caminhar pelo calçadão, apreciar as formações rochosas e mergulhar.

Praia da rocha

Na parte da tarde, nada melhor que fazer o passeio por Carvoeiro, Benagil e Ferragudo com degustação de vinhos. O tour passa por vilas, praias mais escondidas e termina com uma visita a uma vinícola local, onde você pode experimentar as delícias do Algarve.

Para o jantar, escolha um restaurante no centro de Portimão especializado em peixes. A cidade tem boa gastronomia, além de ser bem acolhedora à noite.

Vinícola e degustação

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

Oito dias no Algarve

No oitavo dia, uma boa opção é sair cedinho de Portimão rumo a Lagos. Comece o dia no centro histórico de Lagos e siga pelas ruas de pedra, onde você verá diversos edifícios coloridos, além de poder visitar a Igreja de Santo António e o pequeno Museu Municipal. 

Passe também pelo Mercado dos Escravos, que aborda de forma informativa o papel da cidade na época dos descobrimentos. A nossa recomendação é terminar a manhã com um café na Praça Gil Eanes

Museu Municipal

Após o almoço, siga para a Praia Dona Ana ou Praia do Camilo, duas das mais bonitas da região, com águas calmas e formações bem bonitas. 

Aproveite para nadar e tirar fotos nas falésias. Caso você queira algo ainda mais especial, embarque em um passeio de caiaque ou barco pelas grutas da Ponta da Piedade, uma das paisagens mais belas do Algarve.

Ponta da Piedade

De volta ao centro, jante em um dos restaurantes com terraço, onde você pode experimentar pratos locais como polvo à lagareiro ou peixe grelhado. 

Lagos tem uma vida noturna muito atrativa, com bares descontraídos, apresentações ao vivo. Também aproveite para caminhar pelas ruas iluminadas ou tomar um drink em algum rooftop bar.

Luca’s Rooftop Restaurant

Nove dias em Algarve

No segundo dia, recomendamos que faça um passeio no passadiço que liga a Marina de Lagos à Meia Praia, perfeito para caminhar e curtir a brisa do mar. De lá, você também pode ir ao Forte da Ponta da Bandeira e aprender mais sobre a história da cidade. 

A tarde pode ser aproveitada em uma das praias mais extensas da região, como a Meia Praia, ideal para caminhadas, esportes aquáticos ou simplesmente descansar. 

Outra alternativa é fazer um passeio de barco para observação de golfinhos, uma experiência mágica e muito comum nessa área do litoral.

Passadiço que liga a Marina de Lagos à Meia Praia

Para jantar, escolha um restaurante próximo à marina, onde há opções que vão da culinária tradicional portuguesa à cozinha internacional. 

Além do mais, Lagos continua animada à noite, mas se quiser algo mais tranquilo, opte por um bar com música ambiente ou um passeio pelo calçadão à beira-mar.

Lagos à noite

Dez dias em Algarve

De Lagos para Alvor você levará cerca de 28 minutos, por isso não precisa sair tão cedo. No entanto, aproveite para conhecer, ao chegar na cidade, os passadiços de madeira da Ria de Alvor, que cortam uma área de reserva natural com vista para o estuário e as dunas.

É um local excelente para caminhadas, observação de aves e fotografia. Depois, siga para a Praia de Alvor, uma das mais bonitas e tranquilas do Algarve.

Para o almoço, escolha um restaurante à beira-mar especializado em peixes e frutos do mar, a cataplana de marisco é uma ótima pedida! 

Passadiços de madeira da Ria de Alvor

Depois, caminhe pelo centro histórico da vila de Alvor, que preserva a essência tradicional com ruas estreitas, fachadas brancas e varandas floridas. 

Também vale uma visita a Igreja Matriz de Alvor e, se tiver tempo, caminhar até o miradouro do estuário para contemplar o pôr do sol.

Finalize o dia em um dos restaurantes do centro de Alvor, muitos com música ao vivo e ambiente acolhedor. A vila oferece um clima mais tranquilo do que Lagos, perfeito para um jantar calmo e uma taça de vinho.

Igreja Matriz de Alvor

Onze dias no Algarve

E que tal começar o dia com stand up paddle ou caiaque nas águas calmas da Ria de Alvor? Por lá, é fácil de encontrar locais que oferecem aluguel de equipamentos e passeios guiados, ideais para conhecer os canais entre os manguezais e ter contato direto com a natureza. 

Além do mais, você também pode caminhar pelo início dos trilhos da costa que levam até as falésias da Prainha, um percurso com vistas incríveis.

Stand up paddle Ria de Alvor

Após o almoço, aproveite para relaxar em uma das praias mais escondidas e lindas da região. A Praia dos Três Irmãos, cercada por falésias e formações rochosas que formam pequenas enseadas. 

Vale a pena dedicar um tempinho para nadar, tomar sol e conhecer as passagens entre as rochas. É o lugar perfeito para se desconectar e recarregar as energias com paisagens lindas.

Praia dos Três Irmãos

Ao cair da noite, siga para um jantar especial em um restaurante com vista panorâmica, como os que ficam no alto das falésias ou na região da Prainha. 

Também saboreie uma boa garrafa de vinho local  e experimente pratos típicos como o arroz de tamboril ou o bife de atum.

O Luis restaurante e bar

Doze dias no Algarve

Saia cedinho e siga para Tavira, trajeto que dura cerca de uma hora. Assim, você estará mais próximo de Faro, a cidade que é porta de entrada e saída da região.

Tavira é uma das cidades mais bonitas do Algarve, porque conta com uma ponte bem característica, assim como bons passeios. 

Ao chegar, fique nas proximidades do centro histórico e inicie a manhã conhecendo a Ponte Romana, o Castelo de Tavira e o Jardim do Coreto. Com certeza as ruas e as casas com azulejos coloridos vão encantar você logo de início.

Ponte Romana

Após o almoço, embarque em uma experiência única que é o passeio de avistamento de golfinhos em Tavira. O passeio sai do cais e percorre a costa em busca desses animais marinhos, com grande chance de observação.

Além disso, a vista da costa de Tavira a partir do mar é simplesmente linda e proporciona um ângulo diferente do Parque Natural da Ria Formosa.

Passeio de avistamento de golfinhos em Tavira

Ao retornar do passeio, aproveite para jantar à beira do rio Gilão, em um dos restaurantes com mesas externas, a exemplo do Cais do Gilão.

Assim, recomendamos que experimente pratos regionais, como o arroz de lingueirão. 

Cais do Gilão

Treze dias no Algarve

No segundo dia na cidade, pegue o barco no cais central de Tavira para atravessar até a Ilha de Tavira, uma das mais belas do Parque Natural da Ria Formosa.

A travessia é rápida e você chegará a uma faixa de areia longa. A Praia da Ilha de Tavira é ideal para curtir o sol em um ambiente mais preservado e tranquilo.

Passe a tarde entre mergulhos no mar, caminhadas pela areia e petiscos nos restaurantes da ilha. Há opções de pratos locais, como saladas de polvo, e bebidas geladas para acompanhar a vista do oceano.

Parque Natural da Ria Formosa

Ao retornar, aproveite a última noite em Tavira para conhecer mais do centro. Siga até o Mercado da Ribeira, que foi revitalizado com restaurantes e lojinhas bastante atrativas.

Inclusive, essa é uma boa oportunidade para comprar lembranças artesanais e experimentar uma sobremesa típica como o dom-rodrigo, doce típico que leva ovos e amêndoas.

Noite em Tavira

Catorze dias no Algarve

Saia de Tavira em direção a Olhão, cidade famosa pelo mercado e a arquitetura mourisca. Assim, conheça o Mercado Municipal, que é dividido em dois edifícios, um para peixe e outro para frutas, carnes e queijos. É um ótimo lugar para conhecer um pouco da vida local e até comprar produtos.

Após um almoço levinho e com frutos do mar, que é super comum nessa região, você pode caminhar pelo calçadão da frente ribeirinha e visitar o cais de onde saem os barcos para as ilhas da Ria Formosa.

Mercado em Olhão

Caso prefira um passeio mais cultural, visite o Centro de Educação Ambiental de Marim. Depois, siga até Faro para se hospedar novamente e, assim, finalizar o roteiro de 15 dias no Algarve.

Em Faro, retorne ao centro histórico para jantar em um dos restaurantes próximos à catedral. Aproveite a noite para passear calmamente, tomar um vinho na esplanada e sentir o charme discreto da cidade.

Centro de Educação Ambiental de Marim

Quinze dias no Algarve

Para finalizar esse roteiro, nós recomendamos veja e aproveite Faro por uma perspectiva diferente. Para isso, faça um tour de bicicleta pela Ria Formosa, que inicia às 8h30 no Passeio Abu Sào Ibn Harune.

Durante aproximadamente 3 horas, você percorrerá o Parque Natural da Ria Formosa, passando por salinas, marismas e canais, com oportunidade de observar as aves. Além disso, o passeio inclui uma parada na Praia de Faro para descanso e contemplação do mar.​

Tour de bicicleta pela Ria Formosa

Após o passeio, aproveite para almoçar em um dos restaurantes à beira-mar na Praia de Faro, saboreando pratos típicos e aos poucos se despedindo dessa região.

Para encerrar sua estadia, aproveite um jantar em um dos restaurantes do centro histórico. Após o jantar, se ainda tiver tempo, faça uma caminhada pela marina de Faro, apreciando a vista noturna da cidade.

Faro à noite

Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!