
Confira todas as dicas e o que esperar de um roteiro pela Rota das Emoções. A qual liga os três destinos mais emblemáticos do nordeste: Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
O que é a Rota das Emoções?
Em primeiro lugar, vale explicar que a Rota das Emoções é um roteiro turístico que interliga três dos cenários mais bonitos do litoral nordestino: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e a Vila de Jericoacoara (CE).

Esta rota é indicada para quem tem muita disposição física e gosta de adrenalina (como já indica o nome), já que se caracteriza pelo deslocamento constante, sendo feita em grande parte em veículos 4×4 devido aos terrenos de areia e trilhas off-road. Fora isso, é só escolher o sentido do percurso, que pode ser tanto por São Luís quanto por Fortaleza. Ao todo, são aproximadamente 500 quilômetros de rota.


Além da diversidade de cenários, a Rota das Emoções chama atenção pela possibilidade de atravessar três estados em um único itinerário, uma forma incrível de viajar e conhecer diferentes culturas e paisagens. Além do sentido de percurso escolhido, ele também pode ser adaptado conforme o tempo disponível, o orçamento e o estilo de viagem, o que torna a rota bastante flexível para todos.
Pela Rota das Emoções espere ver paisagens que vão desde dunas e lagoas de água doce a manguezais, rios, praias e vilas no litoral. Ou seja, é uma viagem bem completa e que combina aventura, contato com a natureza e alguns momentos para descanso.



Quando fazer a Rota das Emoções?
Um detalhe importante é escolher bem a época do ano para fazer este percurso. De modo geral, o período entre junho e setembro é considerado o mais indicado, já que coincide com as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses e com o clima mais seco na maior parte do trajeto. Ou seja, nesse período, as paisagens estão no auge e os deslocamentos tendem a ser mais tranquilos.
Por outro lado, entre fevereiro e maio, as chuvas são muito mais frequentes, o que contribui para a formação das lagoas. Porém, pode dificultar algumas partes do trajeto e acessos!
Já entre outubro e novembro, o volume de água começa a diminuir nos Lençóis, o que não é muito bom para quem quer ver as formações de água. No entanto, é um bom período para destinos como Jericoacoara ou mesmo Fortaleza. Por isso, se quiser fazer a Rota das Emoções, o melhor período é sem dúvida entre junho e setembro.


IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Fortaleza, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel.
Por onde começar a Rota das Emoções?
Como mencionamos no início da matéria, não existe um sentido obrigatório para a Rota das Emoções, mas claro que a escolha vai impactar na experiência. Por exemplo, se começar por São Luís, verá logo no início os Lençóis Maranhenses, terminando a viagem no clima de redes na água e também badalação de Jericoacoara.
Se for ao contrário, começando o trajeto por Fortaleza e Jericoacoara, poderá aproveitar a vida da capital cearense e de Jeri, para depois ir se aventurar nos passeios de 4×4 até os Lençóis.
Independente da sua escolha, reserve pelo menos 8 a 10 dias para percorrer os cerca de 500 km sem pressa.


Como economizar nas passagens aéreas?
Há algumas dicas para economizar na passagem aérea para Fortaleza. Pesquise por passagens aéreas com antecedência e marque seus voos para dias de semana, pois geralmente são mais baratos do que viajar nos finais de semana. Utilize comparadores de preços para encontrar as melhores ofertas em todas as companhias aéreas disponíveis. Voos noturnos são mais caros, então, se possível, escolha voos durante o dia para economizar ainda mais.

Na hora de comprar a passagem aérea, nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, que pesquisa todos os preços do mercado, em todas as companhias disponíveis. Ele é ótimo porque já mostra todas as opções disponíveis para você escolher o melhor voo.
O que levar na mala?
Para fazer a Rota das Emoções aconselhamos que leve uma mala ligeira, até porque com a constante troca de pousadas e trajetos, o melhor é viajar leve. As malas de rodinhas não são práticas para esses destinos (ainda mais com ruas de areia como Atins e Jericoacoara), por isso prefira mochilas.
Já no que levar dentro da mochila, recomendamos protetor solar, repelente, calçados que se possam molhar e roupas ligeiras. Outra dica é sempre ter dinheiro em espécie, pois em muitos locais não aceitam tanto o cartão (como em Jeri) e o sinal de celular também é falho em algumas regiões.
1. Jericoacoara
A vila de Jeri quase que dispensa apresentações, mas neste guia contamos tudo o que saber sobre ela! A vila conta com ruas de areia e um ambiente bem descontraído, embora tenha se tornado um destino associado ao luxo nos últimos anos.
Os principais atrativos são a Lagoa do Paraíso, com as famosas redes na água, e a Pedra Furada, acessível por uma caminhada pela costa (durante a maré baixa).


2. Delta do Parnaíba
Depois, o estado de Piauí detém a menor fatia de litoral do Brasil, no entanto, abriga o único delta em mar aberto das Américas. Por isso, o passeio pelo Delta do Parnaíba é tão especial. Ele é feito em lanchas rápidas (chamadas “voadeiras”) que percorrem os labirintos de ilhas e manguezais.
O momento mais esperado desse passeio é a Revoada dos Guarás, no qual centenas de aves de cor vermelha voam ao pôr do sol, em busca de passar a noite na ilha. Para além desse espetáculo da fauna, o Piauí surpreende com a Praia do Coqueiro e a Barra Grande, esta última sendo muito famosa pelos ventos constantes e também destino preferido dos praticantes de kitesurf.



3. Lençóis Maranhenses
Finalmente, no Maranhão, o ponto alto são as lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas entre dunas gigantescas. A base principal para visitar os Lençóis Maranhenses é Barreirinhas, pois oferece melhor infraestrutura. No entanto, muita gente prefere ficar em Atins para ter uma experiência mais imersiva na atração.


E não deixe de conferir o nosso guia completo de Fortaleza. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
Economize ao máximo na sua viagem a Fortaleza:
Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Então, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Fortaleza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Fortaleza da forma mais barata e segura.
Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Fortaleza. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Fortaleza para saber qual é a melhor localização e assim, economizar muito no hotel.
Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!