Explore, com o nosso roteiro de 10 dias pelo Peru, esse país belíssimo que vai além de Machu Picchu!
Primeiro dia – Lima
Em seu primeiro dia no roteiro de 10 dias pelo Peru, indicamos que comece pela capital – Lima. Ela é a porta de entrada do país e possui várias atrações incríveis que iremos discorrer nessa matéria.
Para iniciar, vá até o centro histórico, que é um ótimo local para conhecer a cultura do Peru e contemplar os edifícios antigos da cidade. Além disso, lá existem vários pontos turísticos, artistas de rua e bandas locais que são bons atrativos para aproveitar a manhã.
A principal dica é conhecer a Catedral de Lima, o Palácio do Governo, a Basílica, o Convento de San Francisco, o Museu da Santa Inquisição, o Parque La Muralla, a Plaza Bolívar, o Convento de Santo Domingo e a Plaza San Martín. Ou seja, será uma manhã recheada de atrações e histórias.
Na sequência, indicamos que conheça o bairro Barranco, que é um dos melhores locais para degustar ótimos drinks e aproveitar a culinária local, pois é lá que estão diversos restaurantes e bares incríveis.
Além do mais, você também irá ver os grafites que cercam as ruas, que também rendem belas fotos no bairro. Também será possível conhecer a Ponte dos Suspiros, famosa pela lenda de que ao cruzar por ela prendendo a respiração e fazendo um pedido, o mesmo será realizado.
Portanto, em Barranco você pode optar por almoçar e depois explorar as belezas que esse bairro possui.
Após tantos passeios, nada melhor do que relaxar em um barzinho local. O Bazar Lima é uma opção muito boa e fica em uma casa antiga, no bairro de Miraflores, rodeada de fitas coloridas no teto e lâmpadas amarelas por toda a varanda.
O local possui também piso de madeira, um bar no centro e um palco em que ocorre shows aos vivo dos mais variados estilos. Ainda, esse bar conta com algumas refeições, bem como drinks e cervejas.
A partir das 19h ele abre as portas e exibe uma grande variedade de drinks e petiscos. Vale destacar que o Bazar Lima é tipicamente peruano e todos acabam dançando por lá!
Segundo dia – Lima
No segundo dia do roteiro pelo Peru, preparamos passeios em pontos bem estratégicos e tradicionais da capital. Primeiramente, recomendamos que conheça o Museu Mario Testino, também conhecido como MATE, ele está situado no bairro de Barranco, o mesmo que comentamos acima.
Ele foi fundado em 2012 por um dos fotógrafos peruanos mais influentes no mundo da moda, Mário Testino. Diante disso, o museu é todo dedicado à fotografia e possui um acervo belíssimo que super vale a pena conhecer!
Indicamos que na tarde do segundo dia você conheça as ruínas das civilizações Pachacámac, Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca, que não ficam tão distantes do centro de Lima.
O Huaca Pucllana, por exemplo, está localizado no bairro de Miraflores e possui vestígios dos anos 400 e 700 d. C.
Em contra partida, o Huaca Huallamarc foi construído entre os anos 200 a. C. e 200 d. C. e fica localizado no bairro de San Isidro, em contraste com os edifícios modernos que cercam a região.
O sítio arqueológico que fica mais distante da capital peruana é o Pachacámac, a cerca de 31 km, que conta com pirâmides, praças e templos do ano 200 a. C.
Em Miraflores, um dos melhores bairros para se hospedar em Lima, está o restaurante El Mercado que é o favorito dos turistas e bastante aclamado pelos locais. E por isso, super indicamos que você finalize o seu segundo dia em Lima nesse restaurante.
Ele está sob o comando do chef Rafael Osterling, que é muito conceituado, e serve ótimos pratos da culinária peruana. Além disso, você encontrará uma vasta diversidade que vai desde tacu tacu de frutos do mar até polvo grelhado com cogumelos.
Vale destacar que o El mercado fica na avenida Hipólito Unanue 203, no bairro de Miraflores, e funciona de terça à domingo, das 12h30 às 17h.
Terceiro dia – Lima
No terceiro dia em Lima, você pode conhecer o Parque del Amor. Ele fica bem em frente ao mar e perto do shopping Larcomar, bastante conhecido por lá e caso você tenha interesse em compras conseguirá conhecê-lo com facilidade.
Uma das atrações mais conhecidas e lindas desse parque é a escultura de 12 metros de altura, situada na parte central, e que leva o nome de “El Beso“. O monumento possui várias frases de poetas locais, que foram dispostas e desenhadas nos bancos do local.
Outro museu que não poderia faltar em seu roteiro de 10 dias pelo Peru é o Larco. Ele possui uma vasta coleção de objetos que recontam a história do antigo Peru, com mais de 5 mil anos de trajetória. O local também possui um lindo jardim, em que é possível tomar um ótimo café da manhã no restaurante.
Além disso, ele conta com um acervo de mais de 45 mil obras e a linha do tempo do museu tem mais de 3 mil anos de história, contada pelos mais variados artigos arqueológicos. Vale informar que ele fica localizado no distrito de Pueblo Libre e funciona de 10h às 19h.
Bem pertinho do Museu, está o o Parque das Leyendas que abrange uma vasta área verde, um verdadeiro refúgio urbano para os amantes da natureza.
Os visitantes podem explorar zonas que representam ecossistemas variados do Peru, enquanto observam de perto animais nativos, como lhamas, jaguares e condores. Ou seja, você também poderá visita-lo no seu terceiro dia de 10 dias pelo Peru!
Ao cair da noite, você não pode deixar de conhecer o Circuito Mágico Del Agua. Essa atração é imperdível e fica no Parque de La Reserva, localizado no centro da cidade.
Esse parque possui uma área de cerca de oito hectares e foi inaugurado em 1929, sendo um lugar muito atrativo para todos os públicos.
A curiosidade é que o Parque ganhou o nome de La Reserva em homenagem aos soldados que defenderam a capital peruana na Guerra do Pacífico. Desse modo, é comum encontrar várias esculturas espalhadas pelo parque.
Quarto dia – Cusco
Partindo de Lima para Cusco, que é uma das cidades históricas do Peru, preparamos um roteiro com atrações imperdíveis e que vão contribuir ainda mais na compreensão sobre a cultura e história de lá.
Para começar o quarto dia no seu roteiro de 10 dias pelo Peru, conheça a vila de Chinchero. Ela vai te proporcionar uma experiência única e incrível! Por lá é possível conhecer a comunidade feminina que trabalha com a tosa de alpacas e lhamas, assim como tecelagem e pintura de lã.
Inclusive, os valores dos tecidos e produtos feitos na região são bem mais atrativos do que na cidade de Cusco. Essa é uma boa dica para quem pretende adquirir itens locais. Ainda, você também pode conhecer Moray, que é um sítio arqueológico situado nos arredores da cidade.
A vila é cercada de terraços agrícolas, que é justamente uma marca tradicional da cultura inca no Peru.
Partindo para Maras, você poderá conhecer uma incrível loja de artesanato no centro da cidade, mas a estrela do local são as Salineras de Maras. Também vale destacar que lá é um dos quatro lugares onde o sal rosa é extraído no mundo.
Além disso, a água local é muito salgada e é comum que ela evapore quando ocorre acumulo. Portanto, o sal é retirado por famílias que vivem da extração do produto no local.
Depois de explorar esses ricos locais, finalize seu quinto dia indo ao restaurante Andean Grill. Ele oferta entrada, prato principal, sobremesa e bebida por preços bem atrativos.
A especialidade da casa é a comida típica peruana, funciona diariamente, das 11h30 às 23h, e localizado na Calle Plateros, 363. Essa é uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os pratos locais e descansar da viagem.
Quinto dia – Cusco
Em seu quinto dia no Peru, ainda na cidade histórica de Cusco, preparamos um roteiro muito legal e com várias atrações bastante conhecidas!
Também reconhecida como Montanha das Sete Cores e Vinincuca, essa atração é uma das mais belas do Peru. Localizada no sudeste de cusco, mais precisamente na Cordilheira do Vilcanota, a Montanha é composta por cores lindas e um cenário de tirar o fôlego.
Essa atração é uma das melhores no roteiro pelo Peru, justamente por ser muito bonita e receber várias visitas diariamente.
A excursão pode ser feita por uma agência, que também fica responsável por buscar o participante na hospedagem em Cusco. Na sequência há um café da manhã no povoado de Tintinco e a trilha pela montanha.
A atividade é toda feita por um guia e de maneira bem segura, basta clicar no link que indicamos no final da matéria e já fazer o agendamento.
Indicamos que confira nossa matéria sobre o que comer no Peru e já saiba o que vai experimentar no restaurante Chica! Ele é uma das unidades do conhecido chef Gaston Acurio, e conta com grandes especialidades locais.
Vale ressaltar, que os pratos custam a partir de 40 soles e o restaurante funciona todos os dias, das 12h às 22h30, além de estar localizado no endereço Placa Regocijo, 261, 2º andar. Conheça esse espaço, que é super legal, e aproveite para jantar e finalizar o dia.
Sexto dia – Águas Calientes
Em seu sexto dia no Peru, em preparação para desbravar Machu Picchu, recomendamos que viaje para Águas Calientes, esta fica a cerca de 3h30 horas de Cusco. Inclusive, preparamos uma matéria com todos os detalhes de como sair de Cusco e chegar até Águas Calientes, basta clicar aqui e conferir!
Uma vez em Águas Calientes, aproveite a chegada para conhecer mais sobre a cidade e se adaptar com a altitude. Como uma sugestão de passeio, você pode desfrutar de um banho termal. Para chegar no local é fácil, basta seguir pela avenida Hermanos Ayar, que é uma das principais avenidas da cidade.
Na sequência, conheça a praça central do povoado. O espaço é bem amplo e bonito, cercado por estabelecimentos como agências de viagens, hotéis, restaurantes e até mesmo lojinhas com artesanatos locais.
Lá também está a Igreja Virgen Del Carmen, onde as paredes revestidas de pedras, assim como as estátuas de Manco Capac e Mama Occlo, além do letreiro “Bienvenido a Machu Picchu”. Ambos os pontos, destacam a presença histórica e cultural dessas figuras importantes do Império Inca.
Ainda nessa área, você pode desfrutar de uma boa refeição, que geralmente conta com preços e menus turísticos com entrada, prato principal e sobremesa com valor mais acessível. Mas vale alertar que os valores das refeições em Águas Calientes podem ser mais elevados do que em Cusco.
Sétimo dia – Machu Picchu
Em seu sétimo dia no Peru você não pode deixar de conhecer uma das atrações mais aspiradas pelos turistas: Machu Picchu.
Machu Picchu é sem dúvidas um dos locais que sempre vem à mente quando alguém fala sobre o Peru. Isso porque a cidade perdida dos Incas possui uma estética incrível e com ruínas majestosas.
Ela também é patrimônio cultural da humanidade desde 1983 e possui um belo complexo arquitetônico, com templos, casas, terraços, cemitérios e escadarias de tirar o fôlego.
Indicamos que inicie em Huayna Picchu, que é bem conhecida por ser a montanha principal de Machu Picchu.
Inclusive, você pode fazer a trilha e subir lá na montanha. Ela dura cerca de duas horas, sendo o acesso restrito, e por isso é necessário garantir um ingresso extra com antecedência.
Conhecida no Peru como Intipunku, a Porta do Sol é uma linda atração que já foi a entrada desse destino. Ela conta com uma trilha que dura cerca de três horas e possui uma das mais belas vistas de lá.
Vale pontuar que ela é uma construção que homenageia o Deus Sol, por isso é estrategicamente posicionada para que apareça o solstício de inverno. Sendo um ótimo local para você finalizar o tour por Machu Picchu e seguir com o seu roteiro de 10 dias pelo Peru.
Na sequência, recomendamos que encerre sua estadia em Águas Calientes e retorne para Cusco. Assim, você poderá descansar e seguir para a sua próxima aventura pelo Peru!
Oitavo dia – Arequipa
Em seu oitavo dia do roteiro de 10 dias pelo Peru, indicamos que conheça a cidade de Arequipa, um marco arquitetônico e cultural do país. Para chegar a essa cidade encantadora, basta optar pelos voos diretos para o Aeroporto Internacional Rodríguez Ballón.
Ao explorar a Ciudad Blanca, como ela é conhecida, o destaque é a imponente Catedral de Arequipa, uma obra-prima de arquitetura que domina a Plaza de Armas. As igrejas e conventos, como o Complexo de São Francisco e a Igreja da Companhia de Jesus, oferecem um mergulho na história e na cultura da região.
O Monastério de Santa Catalina, uma cidade dentro da cidade, é outro tesouro que permite aos visitantes viajar no tempo e explorar suas ruelas coloridas e praças tranquilas. Além disso, a vista panorâmica do vulcão Misti proporciona um cenário espetacular para complementar a experiência única que é a Ciudad Blanca de Arequipa!
Já na parte da tarde você pode aproveitar para conhecer o Monastério de Santa Catalina. Ele fica a poucos quarteirões da Plaza de Armas e remonta ao século XVI, com pátios coloridos, claustros silenciosos e ruas estreitas.
Embora os horários de funcionamento possam variar, aconselhamos que verifique antes da visita, e a entrada, sujeita a uma pequena taxa que também pode ser verificada antes pois é cabível de variação.
Por lá você verá celas, cozinhas e capelas, os visitantes testemunham a vida monástica que perdurou por séculos, com obras de arte e arquitetura que narram histórias de devoção e tradição.
Ao anoitecer, opte por um programa mais calmo para descansar da viagem e das atrações vistas durante todo o dia. A nossa recomendação é ir até o La Plaza Bar e Grill que oferece uma vista privilegiada para a Plaza de Armas, tornando a refeição ainda mais especial.
O cardápio da La Plaza apresenta uma seleção diversificada de pratos, e se destaca pela fusão de sabores tradicionais peruanos e influências internacionais. Tornando esse ambiente uma grande experiência quando se fala em comidas locais.
Vale dizer que você encontrará um ambiente elegante, que proporciona uma experiência agradável e acolhedora!
Nono dia – Arequipa
O Vale do Colca, localizado nas proximidades de Arequipa, é um local imperdível e não poderia faltar neste roteiro. Para chegar a esse destino, você pode escolher por um passeio de ônibus ou carro saindo de Arequipa.
Uma das principais atrações do Vale do Colca é o famoso Canyon de Colca, que é duas vezes mais profundo que o Grand Canyon nos Estados Unidos. Por lá, você pode observar a bela vista do mirante de Cruz del Condor, onde é possível avistar os condores (aves locais) voando.
Ademais, as aldeias tradicionais ao longo do vale oferecem uma experiência cultural, com mercados locais, igrejas históricas e apresentações de danças folclóricas. Para os mais aventureiros, trilhas conduzem a mirantes escondidos e hot springs termais, proporcionando uma imersão completa na beleza natural e na rica herança do Vale do Colca.
Em seu retorno para a cidade, já no final da tarde, recomendamos que aproveite outro local para desfrutar da culinária de lá. O Mumis é um estabelecimento que oferta os melhores sabores peruanos.
O ambiente do restaurante é descontraído e contemporâneo, que o tornam um local bastante aconchegante para refeições, sobretudo após um longo dia explorando o Vale do Coca. Mumis é uma escolha recomendada para aqueles que desejam explorar a culinária local em um ambiente moderno e convidativo!
Décimo dia – Arequipa
Para finalizar este roteiro, não deixe de conhecer a famosa Pedreira de Sillar, que expõe a riqueza geológica da região, mas também a maestria artesanal dos habitantes locais. Isso porque você verá diversas esculturas que são esculpidas por lá mesmo!
Vale informar que para chegar à pedreira, você poderá utilizar meios de transporte locais ou táxis, uma vez que esse local não está longe do centro da cidade.
Ao explorar a área, é possível ver as escavações de Sillar, uma pedra vulcânica branca característica da arquitetura local. A história da Pedreira de Sillar remonta aos tempos coloniais, quando essa pedra foi amplamente utilizada na construção de edifícios de Arequipa, como a Catedral e os claustros do Monastério de Santa Catalina.
A visita à pedreira oferece uma visão única do processo de extração da pedra, bem como a oportunidade de apreciar as formações rochosas impressionantes. A entrada para a Pedreira de Sillar geralmente envolve uma taxa bem acessível, proporcionando uma experiência educativa e visual incrível!
Na sequência você pode ir até o Mirador de Yanahuara. Um ponto imperdível que oferece não apenas vistas espetaculares, mas também uma riqueza histórica e cultural.
Situado no distrito de Yanahuara, que fica a uma curta distância do centro de Arequipa, esse mirante proporciona uma vista panorâmica da cidade, com destaque para os vulcões e a arquitetura de Arequipa.
Além das paisagens impressionantes, o local conta com uma característica: a presença de arcos de pedra esculpidos com mensagens poéticas e reflexões, datando do século XIX. Ou seja, é um lugar que você precisa conhecer e explorar.
Apenas em Arequipa existem picanterias, que nada mais são do que locais onde se degusta a autêntica culinária arequipeña, conhecidas por sua intensidade de sabores e influências andinas.
Recomendamos que conheça a La Nueva Palomino, onde você poderá desfrutar de pratos bem típicos de lá como o rocoto relleno, o adobo de chancho e a ocopa arequipeña. O ambiente é bastante aconchegante que se reflete na decoração e funciona até às 17h.
Após um dia repleto de passeios e conhecimentos locais, você pode encerrar com uma ida até um café. Indicamos o Coffee roaster, que funciona até às 20h e possui um ótimo cardápio.
Por lá, eles utilizam grãos 100% arábica originários do Peru, que são submetidos a um processo de torrefação interno. Como falamos acima, os pratos são muito bons e você poderá pedir waffles, pães artesanais ou mesmo degustar uma das cervejas artesanais.
Onde comprar os ingressos para passeios no Peru
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos de viagem pela internet é sempre a melhor opção, na nossa opinião.
Nós já viajamos bastante e, depois de muito pesquisar, testar e conhecer, descobrimos a empresa que faz os melhores passeios no Peru, com preços muito bons.
Por isso, a grande dica é navegar no site de Ingressos para o Peru e checar as melhores opções de passeios junto aos seus valores, na ordem dos mais vendidos.
A plataforma é bastante segura e conhecida, e vende os principais ingressos para que você não perca tempo da sua viagem com longas filas, e nem corra o risco de ter ingressos esgotados.
Economize ao máximo na sua viagem ao Peru:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Peru, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Peru da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Peru, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Peru. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Nuevo Sol: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Peru, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lima no Peru para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!