Roma em dezembro: Dicas, clima e o que fazer!

Planejando conhecer Roma em dezembro? Fique por dentro de todas dicas para a sua viagem!

Como é o clima de Roma em dezembro?

Capital da Itália, Roma possui o clima mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e invernos rigorosos para os brasileiros. Cada uma das quatro estações traz diferenças notáveis, que podem interferir no objetivo da sua viagem.

Dezembro inicia o inverno em Roma, a época mais fria do ano. Para compreender melhor, confira o gráfico abaixo com mais informações sobre a temperatura ao longo dos meses na cidade:

Gráfico das temperaturas médias anuais em Roma

Como dito acima, dezembro pertence ao inverno, apresentando a variação de 4°C a 14°C. Prepare-se para experimentar um dos meses mais frios do ano, com noites bem congelantes. Além disso, os dias são mais curtos quando comparado ao verão, e o pôr do sol acontece por volta das 17h.

Embora a neve seja rara em Roma, as chuvas são constantes durante a estação. Elas costumam ser moderadas, sem apresentar tempestades fortes. Consequentemente, os passeios mais recomendados são visitas a museus, shoppings e pontos turísticos cobertos.

Os turistas em Roma no mês de dezembro precisam se planejar bem para aproveitar as horas de sol e conferir com frequência as previsões meteorológicas.

  • Dica: a procura pelos museus aumenta no inverno. Ou seja, se puder, garanta seus ingressos com antecedência. Nós compramos nossos ingressos online diretamente no site de Ingressos para Roma, que oferece boas promoções.
Museu do Vaticano

Prepare a sua mala com roupas que aqueçam bastante, como por exemplo calças e casacos que tenham um tecido mais grosso. Também é indicado levar luvas, cachecóis, toucas e sapatos apropriados.

OnOnde comprar os ingressos de Roma e da Itália?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Roma, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

Vale a pena viajar em dezembro?

Viajar durante o inverno traz vantagens e desvantagens. O ponto positivo é que menos turistas optam por conhecer Roma nestes meses, o que faz com que a cidade fique mais vazia e tranquila. Não haverá lotações nos pontos turísticos e os hotéis terão vagas com facilidade.

A baixa procura faz com que viajar para Roma seja bem mais econômico, visto que muitos serviços abaixam o preço e entregam boas promoções para atrair os viajantes.

Em contrapartida, o clima chuvoso e os dias curtos podem atrapalhar visitas ao ar livre e estragar o planejamento do seu roteiro de viagem. Uma forma de contornar esse problema é escolhendo meses de transição, como a primavera (março a maio), que foge da alta temporada e do clima chuvoso, proporcionando dias econômicos e agradáveis em Roma.

Neve em Roma

Saiba tudo sobre o que fazer em Roma em dezembro:

1. Confira as Árvores de Natal em Roma

Logo após o feriado nacional da Imaculada Conceição, que acontece anualmente no dia 8 de dezembro, a decoração de Natal aparece por Roma. Inclusive, a maior árvore natalina fica na Praça São Pedro, no Vaticano.

Outra árvore que atrai todos os olhares nessa época do ano é a que fica em frente ao Coliseu. Super vale a pena conferi-la à noite e aproveitar esse ponto turístico que ganha ainda mais beleza no Natal.

Árvore de Natal em Roma

2. Faça compras nos Mercados de Natal em Roma

Outro atrativo dessa época em Roma são os tradicionais mercadinhos de Natal que ficam dispostos pela cidade.

Eles são bem interessantes pois são idealizados por comerciantes de toda a Europa e ofertam vários produtos artesanais e gastronômicos típicos.

O mais conhecido deles fica na Piazza Navona, que é uma das mais importantes da capital italiana. Comumente, as vendas iniciam em dezembro e vão até alguns dias antes do Natal.

3. Assista à missa de Natal em Roma

O compromisso religioso mais tradicional do Natal é a Missa do Galo, amplamente conhecida e que ocorre na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Para garantir assistir às missas na Basílica, é necessário um planejamento com antecedência pois as vagas são bem disputadas.

Abaixo listamos 3 passos para conseguir assistir às missas por lá:

  1. Primeiramente, entre no site do Vaticano, preencha o formulário disponível e envie para eles por fax, de preferência durante os meses de setembro a novembro;
  2. A resposta vem pelo correio no mês de dezembro. Caso seu processo seja finalizado com sucesso, é só seguir as instruções e estar na porta da Basílica na data e horário marcados;
  3. Caso o seu pedido seja negado ou você não queira passar por todo esse trâmite, sugerimos que você assista à missa na Praça São Pedro, que é equipada com uma série de telões para que os interessados possam assisitir.

Participe também de uma visita guiada pela Basílica de São Pedro!



4. Celebre o Ano-Novo em Roma

A queima de fogos que é sempre uma grande expectativa em vários destinos, não seria diferente no fim de ano em Roma.

Por lá os fogos costumam durar bastante e encantam desde turistas até mesmo os locais. Por isso, vale a pena ir para um local que dê para ver bem esse evento.

A Piazza Navona, por exemplo, é uma ótima praça para passar o Réveillon, sobretudo se você pretende aproveitar mais agitação. Por lá existem vários bares com ótimos drinks e com ambientes muitos atrativos.

Outra dica é a Piazza del Popolo, onde é comum encontrar tanto turistas quanto os moradores locais. O governo costuma providenciar algumas apresentações e shows por lá. A programação pode ser consultada logo após o Natal.

Fim de ano em Roma: Assista à queima de fogos no Ano Novo em Roma

5. Faça um Passeio pela Via del Corso em Roma

A Via del Corso, considerada uma das principais ruas de compras em Roma, ganha uma linda decoração no Natal, que anualmente muda e se torna ainda mais inovadora.

Vale muito a pena ir e aproveitar bastante a atmosfera natalina que abrange o local, bem como fazer algumas compras.

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!