Praça Tiradentes em Ouro Preto

Quer saber o que fazer em Ouro Preto? Neste guia, nós selecionamos 12 passeios imperdíveis para aproveitar a cidade da melhor forma.

E não deixe de conferir o nosso guia completo do Brasil. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.

1. Caminhe pelo Centro Histórico

Entre as ladeiras de pedra, casas coloniais, igrejas e prédios históricos, Ouro Preto revela um patrimônio único que encanta qualquer viajante.

Reserve um tempo para simplesmente caminhar sem pressa pelas ruas. Ao longo do caminho você encontrará restaurantes, cafeterias, lojas de artesanato, centros culturais e muitos outros estabelecimentos interessantes.

A dica é se preparar com um café da manhã reforçado, vestir calçados confortáveis e ter disposição para uma longa jornada.

Não é por acaso que Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, então prepare-se para se apaixonar!

Ouro Preto em Minas Gerais

2. Explore a Praça Tiradentes

A primeira parada de todo turista em Ouro Preto é a praça Tiradentes. É ali que ficam os pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Francisco de Assis, que chamam a atenção com obras bem detalhadas feitas por Aleijadinho. Ambas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Além da importância religiosa, a praça Tiradentes se destaca com monumentos que preservam o legado histórico da região. Lá estão o Museu da Inconfidência Mineira, bem como a Estátua de Tiradentes, dois marcos que homenageiam esse grande movimento. 

Enquanto passeia pela Praça Tiradentes, aproveite para visitar a Feira de Artesanato de Ouro Preto, que reúne uma grande variedade de louças, vasos e objetos decorativos feitos de pedra-sabão. Os itens são perfeitos para levar como lembrança da viagem.

Uma boa forma de visitar o centro é participando do Tour por Ouro Preto. Neles, os guias costumam trazer explicações sobre os pontos turísticos, o que enriquece ainda mais a visita. 

Feira de Artesanato de Ouro Preto

Exisem também outros passeios super legais:

Um site que sempre utilizamos para comprar excursões e ingressos é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os passeios. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista espera você com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h, caso precise entrar em contato.

3. Visite as igrejas históricas

Ouro Preto abriga algumas das igrejas mais importantes do Brasil. A mais famosa é a Igreja de São Francisco de Assis, que citamos acima. Ela é considerada mais uma das obras-primas de Aleijadinho, seguindo os estilos barrocos e rococó. 

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar é outro destaque que surpreende da fachada ao interior. Ao entrar, você se depara com a riqueza de detalhes dourados, feitos com 400 kg de ouro que revestem a decoração. 

Como a religiosidade é um fator muito presente pela cidade, há ainda vários outros nomes para conhecer: Igreja de Santa Efigênia, Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Matriz de Santo Antônio entre diversos outros. Cada uma com seus ornamentos próprios.

4. Conhecer os museus da cidade

Conhecer Ouro Preto é como realizar uma viagem no tempo pela história do Brasil e muitos estabelecimentos ajudam a preservar esse legado. 

O mais famoso da cidade é o Museu da Inconfidência Mineira. O prédio originalmente funcionou como Casa de Câmara e Cadeia, mas a partir de 1944 passou a ser dedicado exclusivamente ao tema. A exposição mostra como o movimento influenciou em diversos aspectos de Ouro Preto, das artes à mineração. 

Além do Museu da Inconfidência, Ouro Preto conta com outros espaços culturais que ajudam a entender melhor a sua história. Um exemplo disso é o Museu Casa dos Contos, que preserva a história do Ciclo do Ouro. 

Outra visita cultural imperdível é o Museu Boulieu, que preserva a coleção artística do casal Boulieu. Reunida ao longo de 60 anos, o acervo é composto por peças bem detalhadas de arte sacra. Uma dica é visitá-lo às quartas-feiras, quando a entrada é gratuita.

5. Explore a estrada real

Quem visita Ouro Preto também tem a oportunidade de se aventurar por trechos da Estrada Real, a famosa rota do ouro e dos diamantes do Brasil colonial. 

O caminho inicia em Diamantina, cidade que se destacou como o maior centro de extração de diamantes do mundo ao longo do século XVIII. De lá, ele percorre nomes como Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei, e termina nos portos de Paraty.

Com cerca de 1.600 km de extensão, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do Brasil. Se você pretende percorrê-la, aproveite para deixar o passeio ainda mais interessante com o Passaporte da Estrada Real, um documento criado em 1999 pelo Instituto Estrada Real. Ao passar pelo local credenciado, eles vão carimbá-lo, registrando a sua visita. 

Para conseguir um, basta fazer o cadastro no site oficial e retirá-lo em um dos pontos determinados em Ouro Preto. Quem percorrer os quatro caminhos oficiais da rota recebe ainda um certificado especial. 

Ouro Preto em Minas Gerais

6. Entre em uma mina de ouro

Por falar em ciclo do ouro, nada ilustra melhor a época do que uma autêntica mina de ouro. Apesar de não funcionarem mais como extração de minérios, elas se tornaram atrações turísticas, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil. 

A Mina da Passagem, situada entre Ouro Preto e Mariana, é considerada a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. O passeio por ela percorre galerias subterrâneas, com direito a descida de trolley. 

Toda a visita guiada dura cerca de 45 minutos e acontece de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. 

O ingresso custa R$ 250,00, mas menores de 6 anos não pagam. Crianças de 6 a 12 anos, professores da rede pública ou privada, entre outros grupos, pagam meia-entrada.

Já no centro de Ouro Preto, a Mina Chico Rei também vale o seu tempo. Segunda a história oral, ela pertenceu ao único homem negro (Chico Rei) que teve uma mina de ouro durante o período colonial. 

Com cerca de 8 km² de extensão, a mina possui 175 galerias distribuídas em três níveis de profundidade. 

Mina do Chico Rei em Ouro Preto

7. Prove a gastronomia mineira

Em Ouro Preto você encontra aquela boa e velha culinária mineira que faz qualquer um salivar. 

Pertinho da Praça fica o restaurante Bené da Flauta. Lá você tem a experiência gastronômica de Minas completa. Prove um farto Feijão Tropeiro ou Tutu à mineira, servidos em uma cumbuca grande o suficiente para acabar com a fome de dois.

E se você for vegano, não precisa se preocupar. Há versões desses pratos tão saborosas quanto para você almoçar. 

À noite, uma boa pedida é tomar um drink ou uma cerveja no Tenente Pimenta Rock Bar Pub. O ambiente é agradável, com música ao vivo e opções de aperitivos, lanches e refeições completas. Os preços são acessíveis para os padrões de Ouro Preto e você ainda pode elevar a experiência curtindo a bela vista na área externa.

8. Visitar cachoeiras e áreas naturais

As belezas naturais de Ouro Preto também vão te surpreender. Pela cidade você encontrará as mais diversas cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira das Vozes, Cachoeira dos Namorados e Cachoeira dos Prazeres. Elas são perfeitas para refrescar e renovar as energias para a volta da viagem. 

A Cachoeira dos Namorados em Ouro Preto, por exemplo, fica no distrito de Lavras Novas. Não muito longe dali fica a Cachoeira dos Três Pingos, boa para quem está com criança já que o poço não é fundo.

Outra que vale a visita é a Cachoeira do Castelinho, com uma trilha nível médio de acesso, devido aos trechos íngremes.

Cachoeira dos Namorados em Ouro Preto

9. Faça compras em Ouro Preto

Entre as subidas e descidas das ladeiras de pedra, você achará uma ou outra lojinha dentro de uma casa com arquitetura colonial. Elas costumam vender produtos feitos em pedra-sabão, acessórios, itens decorativos e alimentos artesanais. Com disposição para garimpar, dá para encontrar produtos realmente únicos. 

Em Ouro Preto há o Armazém Vila Rica, uma ótima opção para quem quer voltar para casa com doces, queijos, cachaças, pimentas e geléias artesanais.

Por outro lado, o Casa Das Latas é feito para quem quer dar uma lembrancinha mais do que especial. A proposta da loja é que você escolha uma lata, entre muitas das mais variadas estampas, e a encha com doces que também são vendidos por lá. Assim, você monta um souvenir completo.

Por fim, se você é daquelas que ama um bom acessório, a loja Casa de Joias traz de anéis a cordões de pedras naturais como ametista e quartzo.

10. Explore os distritos de Ouro Preto

Ouro Preto é muito mais do que o centro histórico: 12 distritos formam a cidade e cada um deles carrega os seus próprios encantos.

Entre os mais conhecidos está Lavras Novas, que conquista pelas suas casas charmosas e paisagens naturais. É um destino procurado por quem busca pousadas aconchegantes com contato com a natureza.

Outro distrito que carrega o clima do interior mineiro é Santo Antônio do Leite. Lá, o tempo passa mais devagar e você pode passear sem pressa. Aproveite para se refrescar por cachoeiras e para conhecer a Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Já em Catas Altas, você não pode deixar de conhecer o Santuário do Caraça, um grande complexo religioso que fica ainda mais belo com as paisagens serranas pelo distrito.

  • Saiba aqui como funciona a excursão que te leva ao Santuário do Caraça em Catas Altas.
Santuário do Caraça em Catas Altas em Ouro Preto

11. Faça um bate e volta em cidades vizinhas

Você não precisa limitar a sua viagem a apenas Ouro Preto. O interior de Minas Gerais também abriga outras cidades tão charmosas quanto, situadas em uma curta distância. 

Um exemplo é Mariana, o Berço de Minas Gerais. A cidade também encanta os viajantes com ruas de pedras, casarões coloniais e igrejas espetaculares que preservam obras barrocas de Aleijadinho. Como ela fica a somente 15km de Ouro Preto, é quase obrigatório estender a sua viagem pela cidade. 

A aproximadamente 50km de Ouro Preto fica Congonhas. Com ruas charmosas e acesso a cachoeiras, a cidade se destaca com o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ele é formado pela Basílica, seis capelas e as esculturas Doze Profetas de Aleijadinho, esculpidas em pedra-sabão. 

Uma boa ideia é visitar Congonhas e Ouro Preto durante a Semana Santa, quando acontecem procissões e encenações da Paixão de Cristo. 

Se tiver mais tempo de viagem, outra alternativa é conhecer Tiradentes, cidade a 3h de Ouro Preto. Ela chama a atenção com o seu centro histórico de arquitetura colonial bem preservada.  

Um dia pela cidade pode ser aproveitado passeando pelas ruas de pedra, fazendo compras nas lojinhas locais e conhecendo diferentes museus, como o Museu da Moto, o Museu Casa Padre Toledo, o Museu de Santana e o Museu da Liturgia. 

Se interessou? Reserva já as suas excursões:

Igreja de Santo Antônio em Tiradentes

12. Assista ao pôr do sol em um mirante

Nada como terminar o dia assistindo a luz do sol alaranjada tomar conta de Ouro Preto. Pela cidade, há alguns mirantes famosos como o da Igreja Santa Efigênia, que revela uma vista panorâmica de todo o centro histórico. 

Saindo da parte urbana, outro mirante espetacular é o do Pico do Itacolomi, com vista para um horizonte de vales verdes. Existe um tour muito bom que te leva até o topo, e vale a pena ir acompanhado pois são horas e horas de caminhada.

Trilha do Pico do Itacolomi em Ouro Preto

Como viajar pelo interior de Minas Gerais?

A melhor forma de viajar pelo interior de Minas é alugando um carro. Com ele, você chega facilmente a cada cidade, ganhando a liberdade de viajar no seu próprio ritmo.

Para alugar um carro, nós sempre pesquisamos os preços em dois comparadores. Dessa forma, temos a certeza de encontrar as opções com o melhor custo-benefício para a nossa viagem.

Em poucos segundos você terá na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas, e é só escolher a mais barata. Use os dois e veja qual tem o melhor preço, para economizar ainda mais.

  1. Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
  2. Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.

Como encontrar hotéis incríveis em qualquer região de Minas Gerais?

Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedado na cidade. Estar bem localizado e garantir seu bem-estar durante a viagem é muito importante!

Se você quer economizar dinheiro, mas manter a qualidade da sua hospedagem, recomendamos que use este Pesquisador de Hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, ele possui todos os hotéis de Minas Gerais com ótimos preços (e até cobrem ofertas).

Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar qualquer hotel nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço, e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada (nenhuma taxa!).

Monte Verde em Minas Gerais

Leia mais matérias de Minas Gerais: