Confira o que fazer de graça em Curaçao e saiba os principais locais que não podem faltar no seu itinerário de viagem!
1. Ir as praias de Curaçao
Nos destinos caribenhos é comum existirem praias que cobram a entrada, mas também é possível encontrar espaços gratuitos e aproveitar as águas em tons turquesas. Uma das primeiras coisas para fazer de graça em Curaçao, portanto, é ir às praias gratuitas.
Entre as mais bonitas estão:
Jeremi
Vegetação nativa, área paradisíaca e mar em tons azuis. Assim podemos definir o visual dessa belíssima praia situada no noroeste da ilha. Apesar de pequena, a praia Jeremi é extremamente charmosa, então vale a pena tirar algumas horinhas do seu roteiro para ir até lá conhecê-la.
A praia não conta com muitas facilidades, como barracas ou restaurantes. Uma dica é levar uma bolsa térmica com alguns lanches e bebidas, se desejar passar mais tempo por lá. No entanto, há opções de aluguel de cadeiras/espreguiçadeiras e sombreiros por um valor à parte.
Por lá existe um mirante que oferta uma vista incrível do espaço e a água é perfeita para snorkel. Em resumo, ela é uma boa opção para quem procura relaxar e ver animais marinhos!
Kenepa Grandi
A Kenepa Grandi possui uma vasta estrutura que viabiliza a sua longa permanência por lá. Além disso, por ser uma das praias mais conhecidas em Curaçao, é comum que esteja sempre com visitantes, em razão disso a melhor opção é chegar cedo.
Caso queira mais badalação, a praia de Kenepa é ideal. Ademais, ela também possui características próprias caribenhas: mar em tons turquesas e areia branquinha. Também vale destacar que ela fica um pouco distante da capital de Curaçao, a cerca de 40 km.
Esta é uma praia pública (com acesso totalmente gratuito), que oferece várias facilidades aos visitantes, como: lanchonetes, banheiros e sombreiros.
Uma informação importante a saber é que a Kenepa Grandi também é chamada de Playa Abao ou, ainda, Grote Knip. Então, se for até lá e ouvir estes nomes, saiba que estão se referindo a Kenepa Grandi.
Se quiser conhecer a praia Kenepa Grandi, vale considerar fazer a excursão às praias Grote Knip, Kalki e Piscado. Neste link, você terá acesso a este tour por um preço bem atrativo.
Lagun
Considerada uma praia menor, porém super charmosa, ela tem como característica o fato de ser mais intimista, ou seja, a escolha ideal para quem quiser algo mais tranquilo e sem muita movimentação.
Quanto à estrutura dela, espere por um restaurante que dispobiliza de ótimas opções de pratos com frutos do mar.
A praia Lagun também conta com muita vida marinha. Então, nela, você poderá fazer os tão requisitados mergulhos – seja de snorkel ou cilindro.
Kalki
A próxima indicação de praias imperdíveis para a sua viagem em Curaçao é a praia Kalki. De acesso público, ou seja, gratuita, ela pode ser facilmente encontrada mais ao norte da ilha.
Apesar de não ser muito grande, dispobiliza de uma boa estrutura, então pode ir até lá despreocupado para ficar algumas boas horas usufruindo de toda a beleza e atmosfera que ela apresenta.
Com água do mar bem calminha e propícia para banho e areia fina, ela é ótima para diferentes tipos de roteiro – indo dos casais apaixonados às famílias com criança pequena.
2. Conhecer Punda e Otrobanda
Claro que caminhar pelas principais regiões da capital de Curaçao deve estar entre as melhores coisas para fazer de graça na ilha.
A primeira área, Punda, é bem frequentada e amplamente conhecida pelas casas coloridas. Ademais, é a primeira opção dos turistas por estar bem centralizada, fornecer muitas facilidades e ter história exalando por todos os lados.
A outra parte é Otrobanda. Por lá você também encontrará edifícios coloridos como os da região de Punda, além de restaurantes e lojas. Essa área é tida como o primeiro centro urbano da ilha e por isso conta com uma vasta parte residencial.
3. Passear na Ponte Rainha Emma
Uma das maiores graças em Curaçao é a ponte Rainha Emma, que liga as regiões de Punda e Otrobanda. O trajeto, que só pode ser feito a pé, tem 167 metros e oferece uma das vistas mais belas da cidade, encantando visitantes com seu charme único.
De tempos em tempos, soa um apito que alerta para a movimentação da ponte. Além disso, à noite a ponte fica toda iluminada, e, por isso, é um dos melhores horários para aproveitar o local, tendo em vista que as luzes agregam ainda mais ao local.
IMPORTANTE: Para uma viagem ao Caribe, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
4. Handelskade
Curaçao é bastante conhecida pelos edifícios coloridos e a bela arquitetura que possui influência holandesa. A rua de Handelskade é super visitada e encanta pela beleza, além da movimentação.
Você pode passear pela rua e aproveitar para conhecer melhor a região, bem como a cultura e a história local. Por lá também há alguns bancos e barzinhos bem interessantes.
Assistir ao pôr do sol de lá é perfeito pelo fato de que este fenômeno reflete nas águas cristalinas do porto e possibilita um visual único e cinematográfico. Este, inclusive, deve ser cenário de muitas fotos de recordação da viagem.
5. Scharloo
Bem próximo da região de Punda está Scharloo, que super atrai turistas pelos murais pintados em fachadas dos casarões. As pinturas são bem diversas e vale a pena tirar uma hora para andar pela área e conhecer todas as obras a céu aberto.
Por lá também existem alguns pátios que fazem parte dessas construções. Vale destacar que esses casarões foram construídos por ricos comerciantes judeus e depois se tornou uma região bastante nobre da ilha.
Economize ao máximo na sua viagem a Curaçao:
Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Curaçao, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Curaçao da forma mais barata e segura.
Carro: esse é um item que facilita muito para transitar na ilha. Se você estiver pensando em alugar umcarro, não deixe de ler como alugar um carro em Curaçao. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
Florim: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Curaçao, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Curaçao para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.